Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar.

Um vídeo publicado pela US National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) mostra raras imagens daquele que é um banquete no fundo do mar: tubarões a comer um espadarte.

Contudo, havia uma outra criatura a preparar uma emboscada a um destes tubarões.

A gravação mostra depois um peixe Polyprionidaeconhecido, em inglês, como “Wreckfish”, literalmente a engolir um tubarão com uma só dentada. Nos instantes seguintes, ainda é possível ver o peixe com o rabo do tubarão na ponta da sua boca.

Segundo o Science Alert, tudo isto passou-se a uma profundidade de 450 metros, a 130 quilómetros da costa da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A NOAA acabou por encontrar-se casualmente com estas criaturas, já que a verdadeira razão da sua missão era encontrar os destroços do petroleiro SS Bloody Marsh.

O biólogo marinho Peter J. Auster, da Universidade do Connecticut, diz que as causas da morte do peixe-espada não são percetíveis, com o norte-americano a supor que tenha sido “devido à idade, doença ou algum ferimento”.

As criaturas que se estavam a regozijar com o peixe-espada eram de duas espécies diferentes de tubarões de águas profundas. Acredita-se que uma delas se trata de uma espécie descoberta recentemente, conhecida como peixe-gato do Genie (Squalus clarkae).

Por fim, o peixe responsável pelo ataque final pode atingir até 2 metros de comprimento e prefere ambientes sombrios como grutas subaquáticas e navios naufragados. “Este evento raro e surpreendente deixa-nos com mais perguntas do que respostas, mas essa é a natureza da exploração científica”, disse Auster.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Ai José, José, então não vê que aquilo são aqueles tubarões da treta que nem 50 cms medem…
      Já vi em documentários polvos a atacar e comer destes tubarões da treta.
      Agora se fosse um tubarão branco… aí só mesmo as orcas…

RESPONDER

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …