Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar.

Um vídeo publicado pela US National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) mostra raras imagens daquele que é um banquete no fundo do mar: tubarões a comer um espadarte.

Contudo, havia uma outra criatura a preparar uma emboscada a um destes tubarões.

A gravação mostra depois um peixe Polyprionidaeconhecido, em inglês, como “Wreckfish”, literalmente a engolir um tubarão com uma só dentada. Nos instantes seguintes, ainda é possível ver o peixe com o rabo do tubarão na ponta da sua boca.

Segundo o Science Alert, tudo isto passou-se a uma profundidade de 450 metros, a 130 quilómetros da costa da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A NOAA acabou por encontrar-se casualmente com estas criaturas, já que a verdadeira razão da sua missão era encontrar os destroços do petroleiro SS Bloody Marsh.

O biólogo marinho Peter J. Auster, da Universidade do Connecticut, diz que as causas da morte do peixe-espada não são percetíveis, com o norte-americano a supor que tenha sido “devido à idade, doença ou algum ferimento”.

As criaturas que se estavam a regozijar com o peixe-espada eram de duas espécies diferentes de tubarões de águas profundas. Acredita-se que uma delas se trata de uma espécie descoberta recentemente, conhecida como peixe-gato do Genie (Squalus clarkae).

Por fim, o peixe responsável pelo ataque final pode atingir até 2 metros de comprimento e prefere ambientes sombrios como grutas subaquáticas e navios naufragados. “Este evento raro e surpreendente deixa-nos com mais perguntas do que respostas, mas essa é a natureza da exploração científica”, disse Auster.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Ai José, José, então não vê que aquilo são aqueles tubarões da treta que nem 50 cms medem…
      Já vi em documentários polvos a atacar e comer destes tubarões da treta.
      Agora se fosse um tubarão branco… aí só mesmo as orcas…

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …