Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar.

Um vídeo publicado pela US National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) mostra raras imagens daquele que é um banquete no fundo do mar: tubarões a comer um espadarte.

Contudo, havia uma outra criatura a preparar uma emboscada a um destes tubarões.

A gravação mostra depois um peixe Polyprionidaeconhecido, em inglês, como “Wreckfish”, literalmente a engolir um tubarão com uma só dentada. Nos instantes seguintes, ainda é possível ver o peixe com o rabo do tubarão na ponta da sua boca.

Segundo o Science Alert, tudo isto passou-se a uma profundidade de 450 metros, a 130 quilómetros da costa da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A NOAA acabou por encontrar-se casualmente com estas criaturas, já que a verdadeira razão da sua missão era encontrar os destroços do petroleiro SS Bloody Marsh.

O biólogo marinho Peter J. Auster, da Universidade do Connecticut, diz que as causas da morte do peixe-espada não são percetíveis, com o norte-americano a supor que tenha sido “devido à idade, doença ou algum ferimento”.

As criaturas que se estavam a regozijar com o peixe-espada eram de duas espécies diferentes de tubarões de águas profundas. Acredita-se que uma delas se trata de uma espécie descoberta recentemente, conhecida como peixe-gato do Genie (Squalus clarkae).

Por fim, o peixe responsável pelo ataque final pode atingir até 2 metros de comprimento e prefere ambientes sombrios como grutas subaquáticas e navios naufragados. “Este evento raro e surpreendente deixa-nos com mais perguntas do que respostas, mas essa é a natureza da exploração científica”, disse Auster.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Ai José, José, então não vê que aquilo são aqueles tubarões da treta que nem 50 cms medem…
      Já vi em documentários polvos a atacar e comer destes tubarões da treta.
      Agora se fosse um tubarão branco… aí só mesmo as orcas…

RESPONDER

Parlamento altera lei para permitir candidatos independentes nas autárquicas

A comissão de Assuntos Constitucionais iniciou, esta quarta-feira, a alteração à lei eleitoral autárquica em que reduz o número de assinaturas dos grupos de cidadãos independentes e admite uma candidatura simultânea a uma câmara e …

Neutralidade carbónica até 2050. Lei Europeia do Clima é "mais um compromisso concretizado", diz Costa

O primeiro-ministro António Costa saudou, nesta quarta-feira, o acordo político provisório sobre as emissões de gases com efeito de estufa, dizendo que se trata de "um sinal inequívoco da determinação da [União Europeia] UE no …

Pai de Valentina condenado a 25 anos de prisão. Madrasta condenada a 18 anos e 9 meses

O pai da criança que foi encontrada morta, em maio do ano passado, em Peniche, foi condenado a 25 anos de prisão. A madrasta foi condenada a 18 anos e nove meses. De acordo com o …

Luís Correia deixa PS. Vai recandidatar-se a Castelo Branco como independente

O ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, deixou o PS e vai recandidatar-se como independente à presidência da autarquia este ano. De acordo com o jornal Público, o ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, …

DGS atualiza regras para partos. Hospitais têm de assegurar condições para acompanhantes

A Direção-Geral da Saúde fez uma revisão nas orientações de modo a facilitar o acesso dos acompanhantes e para deixar exclusivamente ao critério da mãe o contacto pele a pele com o bebé e a …

Portugal com mais uma morte por covid-19 e 610 novos casos de infeção

Portugal registou, esta quarta-feira, mais uma morte e 610 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 610 …

Quartos para arrendar estão mais baratos em Lisboa. A culpa é da pandemia

A pandemia provocou uma quebra de preços mas a capital ainda é a cidade onde fica mais caro arrendar um quarto. Ao longo do último ano foi na cidade de Lisboa que se registou a …

MP acusa ativista que interrompeu António Costa de desobediência qualificada. Arrisca 2 anos de prisão

Em 2019, um ativista do movimento Extinction Rebellion Portugal interrompeu e tirou o microfone ao primeiro-ministro António Costa no jantar de aniversário do Partido Socialista. Agora, está a ser acusado de desobediência qualificada. De acordo com …

Jerónimo de Sousa lança críticas ao PS no arranque das autárquicas

Jerónimo de Sousa focou as suas críticas no PS no dia em que a CDU apresentou o compromisso da coligação parar as eleições autárquicas. A CDU promoveu, esta terça-feira, um "ato público" para apresentar o compromisso …

Cabrita vai explicar contrato do SIRESP ao Parlamento

O Parlamento vai ouvir o ministro da Administração Interna para explicar o problema da rede de comunicações de emergência do Estado, SIRESP, cujo contrato termina ainda este ano. A audição de Eduardo Cabrita foi aprovada por …