Imagens inéditas mostram macacos a pescar

Cientistas observaram, pela primeira vez, macacos ativamente a pescar. Foi a forma encontrada pelos primatas para sobreviverem aos invernos rigorosos.

Pela primeira vez, cientistas observaram e captaram imagens de macacos a pescar. Em causa está um macaco-japonês ou macaco-do-japão (Macaca fuscata), uma espécie endémica do sul do Japão. Estes animais vivem em florestas localizadas a 1.500 metros de altitude.

As imagens inéditas mostram um primata a apanhar peixes diretamente da água. Nunca antes os cientistas tinham visto um macaco ativamente a pescar.

A IFLScience escreve que os investigadores acreditam que o comportamento pode ter evoluído num grupo específico de macacos como forma de sobreviver aos invernos rigorosos e gelados dos Alpes japoneses.

“Os macacos-japoneses, de Kamikochi, nos Alpes japoneses, enfrentam um dos ambientes mais frios e inóspitos durante o inverno, quando a escassez de alimentos os coloca em risco”, explicam os autores do estudo.

Normalmente, a dieta destes macacos baseia-se em folhas de bambu e outras plantas, embora a região de Kamikochi tenha vários riachos que não congelam durante o inverno.

Os investigadores passaram três invernos consecutivos a examinar o conteúdo das fezes dos macacos. Foi encontrado ADN de truta em cerca de 20% das amostras, mostrando que os macacos podiam estar a alimentar-se de peixe.

A dúvida que restava era se os macacos estavam ativamente a pescar ou se comiam o peixe de outra forma, independente do seu esforço.

Para perceber isto, os cientistas seguiram grupos de macacos-japoneses ao longo das margens do rio Azusa, entre janeiro e março de 2022. Esta espécie tipicamente forma grupos de até 100 indivíduos.

“Conseguimos observar o comportamento de macacos-japoneses a capturar peixes ativos e consumindo-os potencialmente 14 vezes, seis vezes por observação direta e oito vezes com câmaras de sensor infravermelho”, escrevem os autores, citados num comunicado divulgado pela Shinshu University.

“Os dados das armadilhas fotográficas incluíam outras seis capturas possíveis, embora isso não pudesse ser confirmado com segurança como sendo peixe”, acrescentam os investigadores.

Nas imagens, os macacos são vistos a perseguir os peixes em águas rasas antes de segurá-los com as duas mãos e mordê-los.

Os dentes do macaco-japonês são praticamente iguais aos dentes humanos. Tem uma visão muito fraca, compensada por uma audição apurada.

Os resultados do estudo foram recentemente publicados na revista Scientific Reports.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.