Imagens da NASA mostram buraco negro a “arrotar” raios-X

Um satélite dos Estados Unidos fotografou o que os astrónomos descreveram, simplesmente, como o “arroto” de um buraco negro.

O Swift, controlado pela Agência Espacial Americana (NASA), detetou uma erupção de raios-X emitida por um buraco negro batizado de V404 Cygni.

Localizado na constelação de Cisne, a oito mil anos-luz da terra, o corpo celeste já tinha “arrotado” antes, mas a última vez tinha sido em 1989.

“Esse tipo de erupção é bastante raro. Quando detetamos um, usamos tudo o que temos para monitorizar as suas emissões, dos sinais de rádio aos raios gama“, explica Neil Gehrels, astrónomo da NASA.

“No momento, V404 Cygni está a mostrar uma variação excecional nas emissões e oferece uma rara oportunidade de observarmos o fenómeno”, explica.

NASA.gov Video / Flickr

O Swift, da NASA, captou o início de uma rara explosão de raios-X de um buraco negro de massa estelar no sistema binário V404 Cygni

O Swift, da NASA, captou o início de uma rara explosão de raios-X de um buraco negro de massa estelar no sistema binário V404 Cygni

O Swift não é um satélite comum: tem a capacidade de girar rapidamente para observar as emissões de raios gama, que normalmente duram menos de um minuto, assim como outras rajadas energéticas, incluindo os raios-X, descreve a BBC.

As emissões deste tipo são brilhantes, mas atingem o pico de intensidade em apenas alguns dias, e ocorrem quando os gases são atraídos pela gravidade dos buracos negros – apesar do nome, trata-se de estrelas contraídas e cujo pulso gravitacional é tão forte que é capaz de atrair até mesmo a luz.

Os buracos negros são extremamente difíceis de serem observados e a sua localização é normalmente “denunciada” pelo movimento dos corpos celestes próximos.

Por isso mesmo, a oportunidade apresentada pelo V404 Cygni foi preciosa – ainda mais porque, segundo a NASA, o buraco negro voltou a “dormir”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …