A imagem que temos de Tutankhamon pode estar completamente errada

ArtWithTammy / pixabay

A famosa máscara de Tutankhamon

A ideia de um jovem faraó frágil e indefeso pode estar completamente errada. Tutankhamon poderá, na realidade, ter sido um bravo guerreiro.

Conhecido como “Faraó Menino”, Tutankhamon tinha a reputação de ser algo frágil. A alegação é maioritariamente feita com base em descobertas de 2016, em que os arqueólogos Zahi Hawass e Sahar Saleem descobriram que o faraó tinha uma deformidade no pé esquerdo. “O rei teria andado sobre o tornozelo ou sobre a lateral do pé”, descreveram os investigadores.

As descobertas de Hawass e Saleem foram um tanto surpreendentes. Afinal, nos anos 20, o experiente anatomista Douglas Derry tinha analisado os pés do rei Tut e não encontrou nada de mal. Outra análises mais recentes também não identificaram nenhuma anormalidade.

As 130 bengalas encontradas no túmulo de Tutankhamon servem de argumento para os defensores da teoria de que este era um faraó frágil. No entanto, como destaca a Smithsonian Magazine, as bengalas era um símbolo de autoridade no antigo Egito.

Se Hawass e Saleem estiverem errados, Tutankhamon provavelmente não era um faraó frágil apesar da sua tenra idade. Poderia até mesmo ser um guerreiro. Prova disso são os monumentos perdidos em sua honra.

O primeiro grande projeto de construção de Tutankhamon em Tebas foi a conclusão de um monumento iniciado pelo seu avô paterno, Amenhotep III, que construiu um salão no Templo de Luxor, mas morreu antes de ser decorado. Quando o rei Tut ascendeu ao poder, completou a decoração do salão.

Tutankhamon é destaque nos relevos da parede oeste, na qual faz oferendas às divindades. Infelizmente, não recebe crédito pelas suas devoções. O seu nome foi ignorado e substituído pelo do faraó Horemheb.

Os templos mortuários são também importantes documentos históricos, fornecendo informações sobre os reinados dos faraós que os construíram.

No caso de Tutankhamon, apenas são conhecidas apenas algumas centenas de blocos de pedra. Como tal, alguns especialistas questionam-se se têm o suficiente para reconstruir alguma coisa sobre a vida do menino-rei. A resposta foi sim, mas apenas por causa da natureza imutável da arte egípcia, explica a Smithsonian Magazine.

Artistas egípcios antigos costumavam copiar cenas tradicionais de gerações anteriores. Portanto, se você tiver apenas alguns blocos, mas souber qual deve ser o resto da cena, poderá preencher o que está em falta.

O egiptologista Ray Johnson dedicou uma década do seu trabalho a investigar isto. O especialista descobriu que as gravuras dos blocos de pedra mostravam duas cenas de batalha, uma em que Tutankhamon e as suas tropas atacam um forte sírio e outra em que o jovem faraó derrota os núbios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.