Hubble capta imagem nítida do 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar confirmado

NASA/ESA/J. DePasquale/STScI

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial.

De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia agora divulgada foi captada a 12 de outubro e oferece a versão mais nítida já conseguida deste misterioso objeto, quando este se encontra a 418 milhões de quilómetros da Terra.

Para conseguir fotografar o 2I/Borisov, assim batizado em homenagem a Gennadiy Borisov, astrónomo amador que o identificou em agosto passado, os cientistas tiveram que rastrear o objeto em movimento com grande precisão, conta o Science Alert.

A observação do cometa revelou uma concentração central de poeira em torno do seu núcleo, uma composição que não é incomum, apesar de se tratar de um objeto que se formou num sistema estelar distante.

“Embora outro sistema estelar possa ser bem diferente do nosso, o facto de as propriedades do cometa parecerem muito semelhantes às dos blocos de construção do Sistema Solar é muito notável”, explicou a cientista Amaya Moro-Martin, do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial em Baltimore, nos Estados Unidos.

Paralelamente à análise da composição do cometa, o astrónomo Paul Karas, professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, recolheu dados do telescópio Hubble para criar um vídeo que mostra como é que é o cometa.

“O cometa Borisov acabará por deixar o nosso sistema solar, mas até lá todos devemos apreciar a maravilhosa beleza deste nosso amigo, o cometa alienígena”, afirma Karas.

Os cientistas apressam-se em saber mais sobre o 2I/Borisov, que se move a uma velocidade de 177.000 quilómetros por hora, enquanto é possível observá-lo. O Hubble tem observações planeadas até janeiro de 2020.

Um artigo publicado esta quinta-feira na revista científica especializada Nature Astronomy revelou que o 2I/Borisov é surpreendentemente familiar, isto é, não é muito diferente dos cometas nativos do Sistema Solar. Os cientistas adiantaram ainda que o cometa é formado essencialmente por poeira ligeiramente avermelhada, na cauda, tendo o seu núcleo sólido cerca de um quilómetro de raio.

2I/Borisov é o segundo objeto interstelar a ser detetado no Sistema Solar. O primeiro foi o asteróide Oumuamua (“mensageiro”), com a forma de um charuto, detetado em 2017 através de um telescópio no Havai, nos Estados Unidos.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …