Hubble capta imagem nítida do 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar confirmado

NASA/ESA/J. DePasquale/STScI

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial.

De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia agora divulgada foi captada a 12 de outubro e oferece a versão mais nítida já conseguida deste misterioso objeto, quando este se encontra a 418 milhões de quilómetros da Terra.

Para conseguir fotografar o 2I/Borisov, assim batizado em homenagem a Gennadiy Borisov, astrónomo amador que o identificou em agosto passado, os cientistas tiveram que rastrear o objeto em movimento com grande precisão, conta o Science Alert.

A observação do cometa revelou uma concentração central de poeira em torno do seu núcleo, uma composição que não é incomum, apesar de se tratar de um objeto que se formou num sistema estelar distante.

“Embora outro sistema estelar possa ser bem diferente do nosso, o facto de as propriedades do cometa parecerem muito semelhantes às dos blocos de construção do Sistema Solar é muito notável”, explicou a cientista Amaya Moro-Martin, do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial em Baltimore, nos Estados Unidos.

Paralelamente à análise da composição do cometa, o astrónomo Paul Karas, professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, recolheu dados do telescópio Hubble para criar um vídeo que mostra como é que é o cometa.

“O cometa Borisov acabará por deixar o nosso sistema solar, mas até lá todos devemos apreciar a maravilhosa beleza deste nosso amigo, o cometa alienígena”, afirma Karas.

Os cientistas apressam-se em saber mais sobre o 2I/Borisov, que se move a uma velocidade de 177.000 quilómetros por hora, enquanto é possível observá-lo. O Hubble tem observações planeadas até janeiro de 2020.

Um artigo publicado esta quinta-feira na revista científica especializada Nature Astronomy revelou que o 2I/Borisov é surpreendentemente familiar, isto é, não é muito diferente dos cometas nativos do Sistema Solar. Os cientistas adiantaram ainda que o cometa é formado essencialmente por poeira ligeiramente avermelhada, na cauda, tendo o seu núcleo sólido cerca de um quilómetro de raio.

2I/Borisov é o segundo objeto interstelar a ser detetado no Sistema Solar. O primeiro foi o asteróide Oumuamua (“mensageiro”), com a forma de um charuto, detetado em 2017 através de um telescópio no Havai, nos Estados Unidos.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …