Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

NASA / JPL / University of Arizona

O arenito pode ter-se formado num ambiente húmido antigo

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho.

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento incorpora o espectrómetro Compact Reconnaissance Imaging Spectrometer for Mars (CRISM), que recolheu recentemente milhares de imagens do Planeta Vermelho.

Segundo o Science Alert, o principal objetivo do CRISM é criar mapas detalhados da mineralogia da superfície marciana, sendo capaz de detetar ferro, óxidos, filossilicatos (argilas) e carbonatos – todos eles indicadores de que Marte era húmido no passado.

Normalmente, as imagens CRISM são emparelhadas com as imagens HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment). O primeiro instrumento revela as propriedades químicas das suas imagens, mas a sua resolução é bastante limitada. Para colmatar essa falha, o HiRISE captura imagens coloridas em alta resolução.

Na fotografia, no West Candor Chasma, em Valles Marineris, é possível observar várias camadas de algo que os astrónomos acreditam ser arenito.

“O Candor Chasma, no centro de Valles Marineris, está cheio de depósitos em camadas de tons claros do que se acredita ser arenito, talvez formado num ambiente húmido e potencialmente habitável“, disse a agência espacial norte-americana.

A NASA está a tentar realizar uma “cobertura coordenada de lugares como este” usando ambos os instrumentos de maneira combinada, a fim de obter interpretações geológicas com base nas informações de composição fornecidas pelo CRISM e pelo HiRISE.