Com o país em emergência, “imagem bélica” da PSP gera “medo” e críticas

“Fique em casa, nós cuidamos da sua rua”. É com esta mensagem, a par de um agente que segura uma espada ao ombro, que a PSP está a incentivar os portugueses a cumprirem o Estado de Emergência que foi decretado pelo Governo, para fazer face à pandemia de coronavírus. O PCP critica o que define como “imagem bélica” e há quem assuma que a fotografia lhes provoca “medo” e “intimidação”.

A imagem foi publicada no perfil do Facebook da PSP como forma de incentivar as pessoas a ficarem em casa, durante o Estado de Emergência decretado pelo Governo.

O PCP já veio criticar a campanha da PSP, considerando que recorre a uma “imagem agressiva, quase bélica“, como refere o deputado António Filipe numa pergunta enviada ao Ministério da Administração Interna (MAI).

“A imagem de uma formação cujo comandante exibe uma espada desembainhada e onde se afirma que a PSP toma conta das ruas não é a forma mais adequada de uma Força de Segurança democrática se apresentar perante os seus concidadãos e não corresponde à relação de facto existente entre a PSP e a sociedade portuguesa”, aponta o deputado comunista.

“Particularmente numa situação de declaração de Estado de Emergência, é fundamental que seja transmitida uma imagem das Forças de Segurança que não as apresente como uma ameaça para os cidadãos, mas como uma instituição com que os cidadãos se identifiquem e em quem possam confiar”, acrescenta António Filipe, perguntando ao MAI se “não considera aconselhável que a PSP transmita uma imagem mais positiva do que a que consta actualmente da sua página da rede social Facebook”.

Na publicação feita pela PSP naquela rede social, vários utilizadores criticam também a imagem, considerando que gera sentimentos de “medo” e de “intimidação”.

“Publicar uma imagem destas a seguir ao anúncio de Estado de Emergência nacional não enaltece a imagem da PSP nem tranquiliza ninguém”, repara a utilizadora do Facebook Dulce Lemos, enquanto outra utilizadora que assina Sara David Lopes considera a foto “muito intimidante”.

“Numa altura de emergência nacional, acho que a PSP devia transmitir uma imagem de apoio à população e não de intimidação. Estamos em Estado de Emergência, não num estado policial”, acrescenta a utilizadora Silvia Di Marco, concluindo logo de seguida que o “Rambo pode ficar na selva”.

“Já basta a ansiedade e o medo que estamos a viver”, diz ainda a utilizadora Cristina Sá Valentim, enquanto Maurício Pereira questiona se a PSP pretende “incutir mais medo”.

O utilizador Bruno Martins diz que fala não só como cidadão, “mas como psicólogo, com alguma experiência no impacto das mensagens” e conclui que a campanha da PSP “é de uma profunda irresponsabilidade“. “Precisamos de mensagens positivas, são elas que apelam mais ao sentido de comunidade e empatia”, aconselha.

“Como cidadã devia sentir-me protegida, mas esta imagem só me dá medo e faz-me sentir ameaçada por aqueles que me deveriam dar protecção e porto seguro”, aponta a utilizadora Anibur Siog, enquanto Joana Fins refere que, quando tiver de ir ao hospital buscar medicação, espera ver se não leva “umas chapadas”.

Já a utilizadora Dalila Teixeira, num tom mais descontraído, pergunta se a espada “faz parte do equipamento de protecção contra o vírus“.

Por outro lado, também há quem apoie a campanha da PSP, considerando que a imagem forte é essencial perante a seriedade do momento e a importância de cumprir o Estado de Emergência.

É necessário autoritarismo e recorrer à força para controlar o mentecapto e indisciplinado povo português”, considera o utilizador Afonso Costa que fala de uma “excelente campanha” e que pede que “passem da imagem e campanha para a acção o mais amiúde possível e sempre que indispensável”. “Uma pessoa sai para fazer compras e vê uma data de gunas na esplanada, idosos a passear e gentes a namoriscar e a andar aos pares, em plena execução do Estado de Emergência”, queixa-se este utilizador do Facebook.

“Os tempos são de facto muito sombrios, e imagens fofinhas a partir de agora só no Portugal dos pequenitos”, conclui, por seu turno, o utilizador Delfim C. Carreira.

GNR apela ao coração

A GNR também divulgou um vídeo, onde apela aos portugueses para ficarem em casa. “Agora que o trabalho deixou de ser prioritário, as viagens e o lazer também, dedique o seu tempo ao que realmente importa“, aponta a força de segurança, apelando às emoções e ao amor pela família e realçando o sentido de dever dos agentes da Guarda. “Juntos vamos conseguir”, finaliza a GNR.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. imagem belica?????? WHAT THE FUCK???
    isto é só artistas a sacar postas de pescada!
    A POLICIA TEM DE MOSTRAR UMA POSTURA DE FORÇA, PONTO!

  2. Grandes “filmes” fazem as cabecinhas mais limitadas!!
    Que medo da PSP – esses bandidos que andam por aí a intimidar cidadãos de bem!…
    Enfim….

  3. Papel Fantástico que as Forças de Segurança estão a desempenhar em todo o país, devemos estar gratos e não andar com lamurias imbecis por causa de imagens.
    UM GRANDE OBRIGADO À PSP E À GNR.

RESPONDER

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …

Animais terrestres começaram a morrer muito antes da vida marinha no Permiano

Uma equipa internacional de geólogos e paleobiólogos descobriu evidências que poderão redefinir a linha do tempo estabelecida quando a vida começou a desaparecer na extinção do Permiano-Triássico. Há cerca de 252 milhões de anos, a grande …