Berlim, 1945: a mítica imagem da Bandeira da Vitória é uma encenação

2

alpha.wallhaven.cc

“Içando uma bandeira sobre o Reichstag”, por Yevgeny Khaldei, Berlim, 2 de Maio de 1945 (reconstituição)

A URSS nunca foi tão referida como agora (desde a sua dissolução). Russos tentam regressar à “super-potência” soviética e um deputado até sugeriu que a bandeira da Rússia fosse substituída pela Bandeira da Vitória. Mas, afinal, a famosa fotografia da colocação dessa bandeira soviética no Parlamento em Berlim, em 1945, é falsa. Recuperamos aqui um artigo de 2019, publicado no portal Russia Beyond.

A Segunda Guerra Mundial claramente chegava ao fim em abril de 1945, quando o Exército Vermelho se aproximou de Berlim. A 3ª Divisão da Tropa de Choque da Primeira Frente Bielorrussa foi a primeira a chegar ao edifício do Reichstag, onde as últimas forças nazis estavam cercadas e defendiam ferozmente o posto.

“Sugeri fazer 9 estandartes vermelhos [para hastear sobre o edifício do Reichstag], um para cada uma das divisões de tiro do nosso Exército. O conselho militar aprovou a decisão. Decidimos abandonar o luxo: transformá-los numa simples tela escarlate, aderindo estritamente à forma e ao tamanho da bandeira do Estado Soviético. As mulheres pegaram em tesouras, linhas e agulhas, costuraram e cortaram. Elas não escondiam as lágrimas. Naquele exato momento, muitos de nós entendiam o quão perto estava o fim dessa guerra desumana…”, lembrou o chefe do departamento político da 3ª Divisão da Tropa de Choque, Fiódor Lisitsin. Foi então decidido que a primeira divisão a alcançar o Reichstag ergueria a bandeira sobre o parlamento.

Vários estandartes

Em 30 de abril, o Exército soviético iniciou o seu ataque ao Reichstag. Com o edifício defendido por cerca de 5.000 soldados e oficiais nazis, e diversas baterias de artilharia pesada, a missão parecia mais difícil do que o esperado.

À medida que partes das 150ª e 171ª divisões de tiro avançavam dentro do edifício, deixavam bandeiras vermelhas – grandes e pequenas, para demarcar o seu controlo sobre as áreas do Reichstag.

Foi somente à noite, após um terceiro ataque, que a maior parte do edifício do Reichstag ficou sob controlo soviético. Às 22h40, um grupo de soldados soviéticos, despercebido pelos alemães que ainda controlavam os andares superiores, esgueirou-se pelo teto do pórtico e colocou uma faixa vermelha dentro da coroa da Estátua da Vitória. Esta não se tornou a Bandeira da Vitória, porém, porque não estava sobre o edifício, mas sobre o pórtico. Havia pelo menos mais três estandartes hasteados sobre o Reichstag naquela noite, mas todos eles destruídos pela artilharia de fogo alemã.

Dançando sobre o Reichstag

Apenas uma bandeira sobreviveu – uma instalada nas primeiras horas de 1.º de maio pelo tenente Aleksêi Berest, pelo sargento Mikhail Iegorov e pelo sargento mais novo Meliton Kantaria na parte oriental do telhado. Na manhã de 2 de maio, enquanto o prédio ainda era parcialmente controlado pelos alemães, Iegorov, Kantaria e o coronel Fiódor Zintchenko subiram novamente para hastear a bandeira ainda mais alto.

O chefe do 1º batalhão da 150ª divisão, capitão Stepan Neustroev, era o superior de Berest, Kantaria e Iegorov, e encarregado do hasteamento.

“Mais de uma hora se passou. Nós pensamos: pronto, ninguém vai voltar vivo. E de repente vimos: através da cúpula de vidro do Reichstag, os três estavam ‘a dançar’ e, obviamente, não de alegria. Só porque a possibilidade de ser atingido por uma bala é menor, se se estiver a mexer”, lembrou, mais tarde, Neustroev nas suas memórias.

Dias depois, a bandeira foi retirada para ser transportada para Moscovo. Enquanto estava no quartel-general do Exército, oficiais pintaram na bandeira: “9º Batalhão de Tiro da 150ª Divisão da 3ª Tropa de Choque da 1ª Frente Bielorrussa” para se imortalizarem.

No entanto, a verdadeira bandeira não foi exibida no Desfile da Vitória em 24 de junho de 1945. Neustroev, que levava a bandeira, tinha cinco feridas dos tempos de guerra e mal conseguia andar, e os seus soldados não conseguiam marchar adequadamente – durante a guerra, não tiveram tempo para exercícios.

A Bandeira da Vitória foi exibida pela primeira vez no 20.º aniversário da vitória, em 9 de maio de 1965. Foi carregada por Iegorov, Kantaria e pelo coronel Konstantin Samsonov.

A verdadeira bandeira é agora mantida em condições especiais no porão do Museu Central das Forças Armadas, em Moscovo. Há também uma cópia exata do bandeira em exibição dentro de uma caixa de vidro.

Por que a foto não é autêntica?

Não havia fotos ou noticiários sobre o hasteamento da Bandeira da Vitória. Depois de Berlim ter sido tomada, o correspondente fotográfico militar soviético Evguêni Khaldei pediu a Aleksêi Kovalev, Abdulkhakim Ismailov e Leonid Goritchov, soldados do 8º Exército da Guarda (que não participaram do cerco real do Reichstag nem ergueram bandeiras) para posarem para uma foto.

Evguêni Khaldei/TASS

Bandeira da URSS no Reichstag, em 1945

Como se vê claramente, a bandeira que eles estão a hastear não é a da Vitória (esta bandeira na foto foi trazida por Evguêni Khaldei) e não está a ser colocada sobre a cúpula do Reichstag. No entanto, esta mesma foto veio a retratar o momento histórico.

A foto foi retocada antes da publicação nos jornais soviéticos. A bandeira foi avermelhada ainda mais, e nuvens de tempestade foram acrescentadas ao fundo. Além disso, Abdulkhakim Ismailov (que é visto segurando Aleksêi Kovalev, que ergue o estandarte) tinha relógios nas duas mãos – os jornalistas soviéticos entenderam que isso poderia levar a suspeitas de saques por soldados soviéticos. Portanto, o segundo relógio foi removido antes da publicação.

A foto original não retocada veio a público apenas em 2013 e hoje está no Museu Judaico e Centro de Tolerância, em Moscovo.

2 Comments

  1. a propaganda anti-russa, somando-se ao anti-comunismo primario, atinge pontos ridiculos. O titulo deste artigo e’ exemplo disso. Os factos historicos que contam, e que foram relevantes para os milhares de milhoes que foram afectadas pela besta nazi da Alemanha e pelos soldados Alemaes, e’ que foram os soldados da Uniao Sovietica que mais sofreram e que com enorme coragem e sacrificio, derrotaram os invasores Alemaes, expulsaram-nos do seu pais e perseqiram-nos vitoriosamente ate’ berlim, onde hatearam a Bandeira deles.

    Agora, so’ falta dizer que foi foram os nazis Alemaes as pobres vitimas, e tudo o resto, mera propaganda Russa.

    Tenham sentido do ridiculo. Putin ainda nem ea nascido. Se querem diabolizar Putin, e Santificar Zelensky, e’ melhor toarem um pouco mais de cuidado, pois correm o risco de o povo comecar a desconfiar de tanto violino.

  2. E daí? Tomaram Berlin, sim. Querem desmerecer idiotamente a história. Vão procurar o que fazer. Querem desconstruir tudo, como uma notória manipulação. Estão a assistir muitos filmes do Rambo. Da nisso

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.