O que vê nesta ilusão de óptica, pode revelar a sua idade

Domínio Público

“My Wife and My Mother-in-Law”, famosa ilusão óptica celebrizada por William Ely Hill.

Quando olha para esta imagem vê uma mulher jovem ou uma mulher velha? A resposta a esta pergunta pode estar directamente associada com a sua idade, constatou um estudo científico que se debruçou sobre esta conhecida ilusão óptica.

A imagem começou por ter visibilidade em 1888, num postal alemão, tendo sido adaptada pelo cartoonista britânico William Ely Hill que a divulgou numa revista humorística, em 1915, com a legenda “A minha mulher e a minha sogra”.

Agora, uma equipa de investigadores concluiu que a forma como se vê a imagem é afectada pela idade, conforme se refere no estudo publicado no jornal Scientific Reports.

O estudo teve a participação de 393 pessoas, com idades entre os 18 e os 68 anos, que foram confrontadas com a imagem por meio segundo. Os investigadores perguntaram-lhes se viam um animal ou uma pessoa. Os que viram uma pessoa, foram questionados sobre qual era o seu sexo. E os que responderam feminino, tiveram que fazer uma estimativa da idade da mulher da imagem.

A maioria das pessoas viu uma mulher jovem, mas a maioria dos participantes do estudo também era jovem. Apenas cinco dos participantes tinham mais de 60 anos de idade.

Quanto mais jovens os participantes, mais jovem era a mulher da ilusão, enquanto que os mais velhos tendiam a ver uma mulher mais velha também, segundo referem os autores do estudo.

“Os participantes mais jovens estimaram a idade da mulher 6,3 anos mais jovem do que os participantes mais velhos”, apontam os investigadores, frisando que “esta diferença na idade estimada aumentou para 12,1 quando os participantes mais novos de todos e os mais velhos foram seleccionados”. “À medida que a idade do observador aumentava, também a idade estimada da mulher subia”, acrescentam.

Estes resultados podem ser consequência do que os autores do estudo chamam “um viés de grupo social da própria idade”. Dentro do mesmo grupo etário, os participantes têm uma tendência a processar faces de idade similar, notam os investigadores.

No estudo, admite-se ainda que os resultados podem reflectir as práticas sócio-culturais das sociedades actuais, que tendem a ser menos inclusivas relativamente aos mais velhos.

  ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Eu vejo o perfil de uma rapariga de 25 anos, trajada por alturas do século XVI (mais ou menos).
    Eu nasci no ano 47 do século XX, é claro que já ninguém se trajava desse modo! mas há pinturas de rostos das senhoras antigas da realeza… Eu fico abismada, só de pensar, o tempo que elas ocupavam com aqueles trajes ridículos! somos muito mais bonitas agora.

    • Qualquer pessoa com dois dedos de testa vê as duas, a jovem e a idosa. O estudo dizia que as pessoas foram confrontadas com a imagem durante meio segundo. Por outras palavras, qual a que se perceciona primeiro? A jovem ou a idosa? A primeira impressão é sempre a que conta.

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …