O que vê nesta ilusão de óptica, pode revelar a sua idade

Domínio Público

“My Wife and My Mother-in-Law”, famosa ilusão óptica celebrizada por William Ely Hill.

Quando olha para esta imagem vê uma mulher jovem ou uma mulher velha? A resposta a esta pergunta pode estar directamente associada com a sua idade, constatou um estudo científico que se debruçou sobre esta conhecida ilusão óptica.

A imagem começou por ter visibilidade em 1888, num postal alemão, tendo sido adaptada pelo cartoonista britânico William Ely Hill que a divulgou numa revista humorística, em 1915, com a legenda “A minha mulher e a minha sogra”.

Agora, uma equipa de investigadores concluiu que a forma como se vê a imagem é afectada pela idade, conforme se refere no estudo publicado no jornal Scientific Reports.

O estudo teve a participação de 393 pessoas, com idades entre os 18 e os 68 anos, que foram confrontadas com a imagem por meio segundo. Os investigadores perguntaram-lhes se viam um animal ou uma pessoa. Os que viram uma pessoa, foram questionados sobre qual era o seu sexo. E os que responderam feminino, tiveram que fazer uma estimativa da idade da mulher da imagem.

A maioria das pessoas viu uma mulher jovem, mas a maioria dos participantes do estudo também era jovem. Apenas cinco dos participantes tinham mais de 60 anos de idade.

Quanto mais jovens os participantes, mais jovem era a mulher da ilusão, enquanto que os mais velhos tendiam a ver uma mulher mais velha também, segundo referem os autores do estudo.

“Os participantes mais jovens estimaram a idade da mulher 6,3 anos mais jovem do que os participantes mais velhos”, apontam os investigadores, frisando que “esta diferença na idade estimada aumentou para 12,1 quando os participantes mais novos de todos e os mais velhos foram seleccionados”. “À medida que a idade do observador aumentava, também a idade estimada da mulher subia”, acrescentam.

Estes resultados podem ser consequência do que os autores do estudo chamam “um viés de grupo social da própria idade”. Dentro do mesmo grupo etário, os participantes têm uma tendência a processar faces de idade similar, notam os investigadores.

No estudo, admite-se ainda que os resultados podem reflectir as práticas sócio-culturais das sociedades actuais, que tendem a ser menos inclusivas relativamente aos mais velhos.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Eu vejo o perfil de uma rapariga de 25 anos, trajada por alturas do século XVI (mais ou menos).
    Eu nasci no ano 47 do século XX, é claro que já ninguém se trajava desse modo! mas há pinturas de rostos das senhoras antigas da realeza… Eu fico abismada, só de pensar, o tempo que elas ocupavam com aqueles trajes ridículos! somos muito mais bonitas agora.

    • Qualquer pessoa com dois dedos de testa vê as duas, a jovem e a idosa. O estudo dizia que as pessoas foram confrontadas com a imagem durante meio segundo. Por outras palavras, qual a que se perceciona primeiro? A jovem ou a idosa? A primeira impressão é sempre a que conta.

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …