Em plena pandemia, há um lugar no mundo com excesso de turistas

A chegada do novo coronavírus afetou significativamente o setor do turismo, com hotéis e companhias aéreas de todo o mundo a lutar como podem para sobreviver. Mas há um lugar no globo onde a situação parece ter-se invertido.

De acordo com o canal televisivo CNN, esse lugar chama-se Ilhas Chatham, um remoto arquipélago situado no Oceano Pacífico que pertence à Nova Zelândia. Com as fronteiras praticamente fechadas e as recomendações das autoridades para não sair do país, estas ilhas acabaram por tornar-se o refúgio mais badalado para os neozelandeses.

Num ano normal, as Chatham, que têm cerca de 700 habitantes (a maioria dos quais vive na maior ilha do arquipélago), recebem cerca de dois mil turistas. Mas 2020 está a ser tudo menos um ano normal.

Geralmente, a distância destas ilhas faz com que sejam uma parte do país que os neozelandeses nunca chegam a visitar. Mas, agora, é precisamente este isolamento que os atrai, fazendo-os sentir que estão numa espécie de “férias distantes”, sem terem de ficar sujeitos a fazer quarentena ou um teste de deteção do coronavírus.

“Aconteceu tudo muito depressa. É um pouco mais caro vir para cá, por isso, não se veem turistas jovens que procuram férias baratas, nem há resorts de praia nem nada”, explica à cadeia norte-americana Jackie Gurden, responsável pelo turismo das Chatham.

Mas a procura está a superar a oferta. Gurden estima que, entre o conjunto de hotéis, pousadas, guesthouses e alojamento local, haja cerca de 150 camas disponíveis. A maioria das casas é propriedade privada e, além disso, é proibido acampar.

Relativamente ao transporte, a única companhia aérea que serve o arquipélago é a Air Chathams, que opera apenas alguns voos por semana entre a ilha de Chatham e o que os habitantes locais chamam de continente.

Normalmente, a temporada turística vai de novembro a março, altura em que é verão no Hemisfério Sul. Mas, neste momento, todas as acomodações da ilha estão reservadas até junho de 2021.

Gurden está contente com o aumento do turismo no arquipélago, mas apela aos visitantes para que respeitem o seu delicado ecossistema, assim como a sua pequena população, que são o que torna as Chatham um lugar tão especial.

“Há uma certa resistência dos locais à entrada de turistas no seu espaço. Mas o turismo é sobre dar e receber, por isso vamos certificar-nos de que há forma de retribuir”.

Segundo a responsável, uma das maneiras encontradas para assegurar esta situação é a doação por parte das empresas de turismo de 25 dólares por viajante, dinheiro que é usado para pagar projetos que beneficiam a comunidade, como a construção de uma piscina.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …