A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação.

Em causa está a ilha de Oahu, a mais populosa do Hawai e onde se localiza a sua capital, Honolulu, frisa a emissora norte-americana CBS News.

De acordo com a nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade do Havai em Manoa e cujos resultados foram publicados na revista Scientific Reports, a ilha de Oahu pode perder 40% das suas praias até 2050 devido à subida do nível das águas do mar.

Face à subida das águas na costa da ilha, as praias devem “migrar terra dentro”, caso contrário, ficarão submersas pela água, de acordo com o estudo.

De acordo com os cientistas da Universidade de Manoa, endurecimento da linha da costa – através da construção de estruturas como paredões – interrompe a migração da praia para o interior, expondo a areia à erosão e condenando a praia à inundação à medida que o nível do mar continua a subir.

“Determinamos que quase 30% de todo o literal arenoso de Oahu já está endurecido, enquanto os outros 3,5% se qualificam para as respetivas licenças e obras que serão realizadas”, explicou Tiffany Anderson, co-autor da nova investigação.

“À medida que o nível da água sobe, os outros 8% da costa correm o risco de endurecer, [o que fará] em meados do século que quase 40% das praias arenosas de Oahu estejam potencialmente perdidas, dando lugar a costas endurecidas”.

Um estudo anterior elaborado pela mesma universidade dava já conta que as estruturas criadas para proteger a costa da subida das águas podem acelerar a erosão, tendo previsto ainda que quase 40 quilómetros de praias de Oahu podem desaparecer se as práticas e construções levadas a cabo não forem alteradas.

Os cientistas responsáveis pelo novo estudo lamentam ainda que os próprios sistemas jurídicos de proteção das terras públicas sejam responsáveis ​​por destruí-las, aplicando a “política preferencial” de endurecimento do litoral.

“As praias são ecossistemas cruciais para plantas e animais nativos, oferecem proteção contra tempestades, são um ambiente cultural essencial e atraem turistas, que são importantes para a economia atual do Hawai”, rematou Kammie Tavares, autora principal do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …