A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação.

Em causa está a ilha de Oahu, a mais populosa do Hawai e onde se localiza a sua capital, Honolulu, frisa a emissora norte-americana CBS News.

De acordo com a nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade do Havai em Manoa e cujos resultados foram publicados na revista Scientific Reports, a ilha de Oahu pode perder 40% das suas praias até 2050 devido à subida do nível das águas do mar.

Face à subida das águas na costa da ilha, as praias devem “migrar terra dentro”, caso contrário, ficarão submersas pela água, de acordo com o estudo.

De acordo com os cientistas da Universidade de Manoa, endurecimento da linha da costa – através da construção de estruturas como paredões – interrompe a migração da praia para o interior, expondo a areia à erosão e condenando a praia à inundação à medida que o nível do mar continua a subir.

“Determinamos que quase 30% de todo o literal arenoso de Oahu já está endurecido, enquanto os outros 3,5% se qualificam para as respetivas licenças e obras que serão realizadas”, explicou Tiffany Anderson, co-autor da nova investigação.

“À medida que o nível da água sobe, os outros 8% da costa correm o risco de endurecer, [o que fará] em meados do século que quase 40% das praias arenosas de Oahu estejam potencialmente perdidas, dando lugar a costas endurecidas”.

Um estudo anterior elaborado pela mesma universidade dava já conta que as estruturas criadas para proteger a costa da subida das águas podem acelerar a erosão, tendo previsto ainda que quase 40 quilómetros de praias de Oahu podem desaparecer se as práticas e construções levadas a cabo não forem alteradas.

Os cientistas responsáveis pelo novo estudo lamentam ainda que os próprios sistemas jurídicos de proteção das terras públicas sejam responsáveis ​​por destruí-las, aplicando a “política preferencial” de endurecimento do litoral.

“As praias são ecossistemas cruciais para plantas e animais nativos, oferecem proteção contra tempestades, são um ambiente cultural essencial e atraem turistas, que são importantes para a economia atual do Hawai”, rematou Kammie Tavares, autora principal do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …

PS propõe taxar plataformas de streaming

O grupo parlamentar do PS apresentou esta semana uma alteração à proposta de lei sobre audiovisual que prevê uma nova taxa para as plataformas de 'streaming', em resposta às exigências de parte do setor do …

Estudo revela: adeptos no estádio fazem diferença nos resultados e... nos árbitros

A vantagem de jogar em casa caiu significativamente durante o confinamento. E até os árbitros alteraram os seus comportamentos. "Animal Spirits in the Beautiful Game - Testing social pressure in professional football during the COVID-19 lockdown" …

Toupeiras fêmeas desenvolvem testículos para lutar pela sobrevivência subterrânea

A evolução concedeu à toupeira fêmea uma dose de "fúria por esteróides" para a ajudar a lutar pela sobrevivência subterrânea, colocando alguns testículos nos ovários – um exemplo único de anatomia chamado ovotestis. "O desenvolvimento sexual …

"A situação está caótica": Hospital de Penafiel com vários profissionais infetados

Colaboradores de vários grupos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão infetados com o novo coronavírus, disse esta terça-feira a administração daquela unidade, sem precisar o número de casos. "Tal como em …

"Santo Graal". Cientistas criam o primeiro supercondutor a temperatura ambiente do mundo

Uma equipa de físicos criou o primeiro material capaz de supercondutividade em temperatura ambiente, desenvolvendo um processo que pode ajudar a "quebrar barreiras e abrir a porta a muitas potenciais aplicações". Desde a sua descoberta, há …

Planetas parecidos com a Terra costumam ter "guarda-costas"

Um grupo internacional de astrónomos, liderado por Martin Schlecker do Instituto Max Planck para Astronomia, descobriu que o arranjo de planetas rochosos, gasosos e gelados nos sistemas planetários aparentemente não é aleatório e depende apenas …