/

Vá de férias para uma ilha paradisíaca (e volte com um cão adotado)

Na ilha de Providenciales, no arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, há cães a brincar pelo areal, prontos para serem adotados por turistas. A iniciativa pretende combater o abandono destes animais.

São os turistas que caminham os cães abandonados ao longo da praia de Grace Bay, em Providenciales, nas Ilhas Turcas e Caicos. Estes “passeios de socialização” foram planeados para os cães, mas os visitantes também os apreciam.

Os cães potcake são uma raça mestiça comum em várias ilhas das Caraíbas. O seu nome vem da ervilha congelada e mistura de arroz que os locais têm por tradição comer. Geneticamente este cães são uma mistura de pastor alemão, labrador e fox terrier.

Não se conhece o número exato de cães vadios vivem nas ilhas, mas uma pesquisa feita há alguns anos estimou-o em cerca de cinco mil só em Providenciales.

Segundo a CNN, cerca de 500 cães são adotados através da Potcake Place por ano. Mas os visitantes também podem passear os cães pela praia, sem ter a responsabilidade de levar algum para casa. Não há custo para os passear, mas é provável que haja fila.

Com 100% de voluntários, a organização de resgate trabalhou com o governo para facilitar a vinda de veterinários voluntários para as ilhas, para esterilizarem os cães mais velhos. Caso contrário, o número de crias cresceria cada vez mais.

O objetivo de Jane Parker-Rauw, fundadora e diretora da Potcake Place — instituição de caridade que se dedica a encontrar casa para estes cães —, é diminuir o número de cães nascidos nas ilhas para que não seja preciso a sua organização.

Não é a solução para o problema; precisamos de continuar a educar, esterilizar e castrar, esse tem sido o objetivo a longo prazo da Potcake Place”, explica Parker-Rauw.

A queda no número de cães vadios é notória e, se a diminuição se mantiver a este passo, a fundadora calcula que dentro de três a cinco anos o abrigo não vai ser necessário. “Pela primeira vez em muito tempo, tenho alguma esperança que estamos a chegar onde precisamos de estar”, disse Parker-Rauw.

DR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.