Tesouros arqueológicos de ilha grega revelam a história de um rei pirata

AMNA / Ministério da Cultura Grego

Tesouros arqueológicos encontrados numa inabitada ilha grega no Mar Egeu ajudaram a revelar detalhes da história de um antigo rei pirata.

Uma série de inscrições encontradas durante as escavações estão a revelar a história desta ilhota grega de Vryokastraki, a antiga cidade de Kythnos, incluindo a época em que era governada por um rei pirata. As novas evidências arqueológicas provam a existência de uma povoação que os historiadores não conheciam.

Segundo explica o site Ancient-Origins, Vryokastraki foi abandonada no século VII d.C., quando os habitantes se mudaram para a maior ilha próxima.

Os arqueólogos investigaram um santuário na ilha que data do período Clássico e encontraram estatuetas de argila de mulheres, algumas oferendas votivas de bronze, como miniaturas de fivelas e outras joias. Também há evidências de que uma comunidade cristã estabeleceu-se neste local.

Mas talvez uma das mais importantes descobertas foi um complexo bizantino que foi fortificado com um recinto de pedra de 76 metros de comprimento. O muro bloqueava o único acesso à ilhota, explica o Archaeology.wiki, acrescentando que o complexo tinha 15 salas, sendo que uma delas era usada para armazenamento e preparação de comida.

Antigamente, o Mar Egeu estava apinhado de piratas, o que fundamentalmente terá levado ao abandono da povoação. Numa das salas do complexo foi encontrado um bloco com uma inscrição relativa a Kleainetos, de Etólia, e relacionada com um incidente bem conhecido e comprovado por inscrições encontradas anteriormente. Estas referem-se a um infame pirata conhecido como Glauketis.

Com base nisto, descobriu-se que este pirata era um nesiarchos, um governante das ilhas. O seu reinado não era mencionado por outras fontes provavelmente por ter sido uma vergonha para os atenienses, que reivindicavam jurisdição sobre estas ilhas.

A equipa de arqueólogos também descobriu uma basílica cristã nas suas escavações. Os especialistas identificaram o arco da estrutura e encontraram um coluna de mármore que fazia parte da igreja.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …