IKEA vai comprar de volta móveis usados dos seus clientes

A retalhista sueca de móveis IKEA anunciou, esta terça-feira, que vai comprar de volta milhares de peças de móveis usados e comercializados em 27 países, para revenda, reciclagem ou doação para projetos comunitários.

A empresa sueca afirmou que o evento da Black Friday, que decorrerá entre 24 de novembro e 3 de dezembro, vai ser “uma oportunidade para atender às necessidades dos clientes de forma a contribuir para uma economia circular“.

“A economia circular só pode ser alcançada através de investimento e colaboração com os clientes, outros comércios, comunidades locais e governos, para que consigamos erradicar o desperdício e criar um ciclo de reparo, reutilização, renovação e reciclagem”, indicou Pia Heidenmark Cook, diretora de sustentabilidade da empresa.



Quem vender móveis usados da Ikea vai receber um voucher que pode valer até 50% do preço original para comprar novos produtos.

De acordo com a CNN, os produtos vão ser negociados de acordo com sua condição, com os produtos que estão “como novos” a alcançar até 50% do preço original. Móveis em “muito boas” condições podem chegar aos 40% e itens “usados” podem ser negociados por 30% do preço original.

A empresa vincou que está a estudar a melhor forma de prolongar a vida útil dos produtos para a sua reutilização, renovação e reciclagem. Até ao final deste ano, a IKEA conta em abrir a primeira loja de artigos usados, num centro comercial a oeste de Estocolmo.

A partir do próximo ano, a marca sueca terá locais dedicados em cada loja para que as pessoas possam vender móveis antigos e encontrar outros reparados ou renovados.

Com o aparecimento da pandemia do novo coronavírus, as vendas online da retalhista sueca tiveram um grande impulso. Na semana passada, acrescenta a estação televisiva norte-americana, a empresa disse que estas aumentaram 45% nos 12 meses até agosto, impulsionadas por 4 mil milhões de visitas ao seu site.

A IKEA, fundada em 1943 por Ingvar Kamprad, transformou um pequeno negócio de encomendas por correio na quinta da família num império de móveis e artigos de decoração que permite aos clientes montarem os seus próprios móveis.

Atualmente, existem lojas em 40 países e 131 mil funcionários em todo o mundo, sendo que a sede do grupo é em Leiden, nos Países Baixos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aumento dos custos de produção. Depois da Unilever, Nestlé anuncia que vai subir os preços

A maior produtora de comida e bebidas do mundo vai aumentar os preços. A Nestlé justifica a decisão com a subida dos custos de produção das mercadorias e dos transportes. A empresa suíça revelou na Quinta-Feira …

Primeiro-ministro da Bélgica considera desnecessário certificado sanitário no país

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, considera desnecessária a exigência de um certificado sanitário no país para ter acesso à maioria dos estabelecimentos públicos, semelhante ao que é exigido em França. “A solução nunca pode …

Filha mais velha de Boris fala sobre aceitação do corpo na nova edição da Tatler

A filha mais velha de Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, abordou na revista Tatler a aceitação do corpo e a utilização de shapewear. Lara Johnson-Wheeler escreveu um artigo na mais recente edição da Tatler …

Mural de azulejos "Quem és, Porto" terá de ser removido por falta de consenso

A Câmara do Porto afirmou esta sexta-feira que o mural de azulejos “Quem és, Porto?”, situado na Rua da Madeira, “não poderá permanecer naquele local”, por se tratar de propriedade privada e por não existir …

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. De …

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …