Russos voltam da guerra, batem na esposa e pagam 50 euros. Igreja controla

3

Igreja, Kremlin, violência doméstica e feminismo. “Família tradicional em risco” e um quarteto que vai resultar em… nada.

Há um assunto que não costuma ser assunto na Rússia, mas tem sido nos últimos tempos: violência doméstica.

Diversos soldados voltam da guerra e batem na esposa. Vão a tribunal, são considerados culpados (às vezes), mas pagam cerca de 50 euros e caso encerrado, resume o Verstka.

Agora o Meduza, seguindo o mesmo portal, salienta que esse tem sido um tema popular de discussão entre as autoridades russas nas últimas semanas.

A violência doméstica é um problema para o Partido Liberal Democrata, que há cerca de um mês propôs projectos-de-lei para o Governo, para travar este crime na Rússia.

Mas já se sabe que nada vai ser aprovado.

É que o Kremlin já prometeu à Igreja Ortodoxa Russa que nenhuma lei anti-violência doméstica vai surgir na Rússia; pelo menos num futuro próximo. E, pelo menos, até que a guerra acabe.

Nessas conversas estiveram o Patriarca Cirilo I, líder dos ortodoxos, e altos funcionários do Governo. O acordo fica estabelecido por tempo indefinido.

A Igreja Ortodoxa Russa não quer dar espaço a modernices. Não quer “dar às feministas e às forças pró-Ocidente uma lei que elas possam manipular para os seus próprios fins”, explica uma fonte ao Vertska.

Até porque uma lei anti-violência doméstica, alega, iria “minar os alicerces da família tradicional“.

Por outro lado, o Kremlin deixa os deputados falarem livremente sobre a iniciativa dos liberais democratas. É um assunto “relativamente seguro” e “relativamente populista”.

Conclusão: provavelmente vai haver mais conversas, mais solicitações, até ajuda de legisladores…mas a Igreja já sabe que nada será aprovado.

Até porque, explica a fonte, os legisladores têm uma instrução clara: não se focarem nos soldados que “bateram nas suas esposas depois de regressarem da operação militar especial”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Modernices? Ortodoxos mostrem um verso na Bíblia que aprove violência domestica eu vos dou 2500 euros. E mais apenas vão encontrar versos a condenar essas praticas e a promover a igualdade, em que homem e mulher são iguais e devem ser mutuamente respeitados. a pontos de dizer que o homem deve tratar a mulher como se fosse ele mesmo. Devem ter confundido no livro esses russo e seguem o Quran em que é permitido esse comportamento.

    6
    1
  2. Os actos traduzem a frustação daquilo que estes asnos gostariam de fazer com os seus superiores de farda, mas como são covardes, fica mais fácil fazer com as submissas das esposas que ficaram em casa cuidando das crias enquanto esses toscos produziam horrores nas terras de outros. Os que conseguiram voltar à casa por pernas próprias, tem um “programa” certo: Chegar à casa, dar uma surra na idiota da mulher, ir à igreja, dizer ao padre o que fez, pagar 50 Euros, ir para tasca tomar uns copos e contar aos amigos as suas “façanhas”. Programa 5 estrelas dos russos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.