/

Igreja flutuante “nasceu” num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades.

Batizado de Génesis em homenagem ao primeiro livro da Bíblia, a igreja flutuante é baseado num novo barco de canal de viga larga projetado pelo arquiteto naval Tucker Designs e construído pelo Estaleiro Turks.

Atualmente, está atracado no Parque Olímpico Queen Elizabeth, onde permanecerá durante até cinco anos, antes de viajar ao longo do canal para outras comunidades.

O telhado é inspirado em foles de órgão e proporcionará a liberdade de mover-se ao longo do canal para outro local e passar por baixo de qualquer ponte.

“O design inovador da Denizen Works apresenta um teto cinético inspirado em foles de órgãos”, explica a empresa, em comunicado. “Foi feito de lona translúcida e sanfonada e é forrado com luzes LED e movido por aríetes hidráulicos. Quando totalmente levantado, o teto vai transformar a barcaça compacta e baixa, permitindo que passe por baixo de pontes e expandindo o farol iluminado projetado para captar a atenção. Operado pelo toque de um botão, na sua posição elevada, aumenta a altura para 3,6 metros no seu ponto mais alto, criando um interior dramático que é acessível a todos.”

O projeto tem um comprimento total de 8,5 metros e o seu interior tem uma área útil de 60 metros quadrados.

O acesso é feito a meio do navio e nas proximidades fica o principal espaço para a assembleia, que tem capacidade para até 60 pessoas. Um escritório, cozinha e casa de banho estão situados nas traseiras.

A decoração interior é limpa e simples, com paredes de contraplacado claro e piso de linóleo verde. A iluminação adiciona uma sensação de estilo marinho e há bancos embutidos ao longo da parede. Mesas dobráveis estão instaladas para hospedar eventos e um altar apresenta uma frente em ângulo como a proa de um navio e pode ser dobrado e armazenado se não estiver a ser utilizado.

Génesis atenderá inicialmente às duas paróquias existentes de St Paul Old Ford e St Mary of Eton na Área Episcopal de Stepney, embora também esteja disponível para aluguer particular e para uso por escolas.

A igreja flutuante foi construída com um orçamento de 650 mil libras (equivalente a cerca de 715 mil euros).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.