Idoso em tribunal por fazer sexo com a esposa doente de Alzheimer

Henry Rayhons, de 78 anos, é uma figura proeminente na sociedade do Iowa, nos EUA, e arrisca-se, agora, a ganhar  fama mundial por estar a ser julgado por ter feito relações sexuais com a esposa, quando ela estava internada com a doença de Alzheimer.

Um caso raro, se não único, salienta o New York Times, que conta a história e que reforça o facto de esta despoletar um debate, nunca antes feito, em torno da demência e do sexo, concretamente nos pacientes de Alzheimer.

A esposa de Henry Rayhons, Donna Lou Rayhons, que morreu no ano passado, estava internada num centro de cuidados  para idosos em Garner, no Iowa.

A senhora, que tinha 78 anos e que casou com Henry Rayhons em 2007, depois de ambos terem ficado viúvos, não  sabia o nome das filhas, nem cumprir funções tão básicas como comer, nem tão pouco teria capacidade mental para consentir a prática de relações sexuais.

E é precisamente neste ponto que se baseia a acusação contra Henry Rayhons, um empresário agrícola da área do milho e dos grãos de soja que é também conhecido por ter sido um legislador Republicano.

Terão sido as filhas da senhora Rayhons, de um anterior casamento da mesma, que moveram a acusação contra o idoso  de 78 anos que insistiu em manter relações sexuais com a esposa, apesar das recomendações em contrário que recebeu.

Ele foi detido após o falecimento da esposa e acusado de um crime de abuso sexual em terceiro grau, relativo a um episódio ocorrido a 23 de Maio de 2014, oito dias depois de os funcionários da unidade lhe terem dito que não deveria fazer sexo com a mulher.

Uma recomendação feita depois de uma das filhas da paciente ter recebido dos profissionais médicos da unidade de cuidados uma resposta negativa perante a pergunta se ela tinha condições mentais para consentir as relações sexuais.

Não há indícios de que a senhora tenha resistido ou manifestado quaisquer sinais de abuso e alguns profissionais do centro admitem que ela parecia sempre feliz quando via o marido, que a visitava frequentemente.

Apesar disso, o idoso está a ser julgado e o caso está a despoletar um aceso e infindável debate.

O sexo na doença de Alzheimer é uma temática pouco ou nada estudada. E se há médicos que defendem que a intimidade  é positiva para os pacientes que sofrem de demência, outros reparam que, sendo os distúrbios mentais voláteis, o sexo pode ser consensual numa hora e ser inapropriado na seguinte.

Henry Rayhons, que terá admitido ter feito sexo com a esposa, durante uma inquirição feita por um investigador que lhe sugeriu, de forma enganosa, que tinha sido tudo filmado por uma câmara de vigilância, tem-se mantido em silêncio.

Ao investigador, Henry Rayhons terá dito que a mulher pedia, ocasionalmente, para ter sexo e que gostava do acto.

Oficialmente, as únicas palavras da parte do acusado foram proferidas num comunicado onde se constata que “acusar um esposo de um crime por continuar uma relação com a sua esposa, numa unidade de cuidados, parece-nos incrivelmente ilógico e anti-natural, bem como incrivelmente pernicioso”.

SV, ZAP

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …