Idoso em tribunal por fazer sexo com a esposa doente de Alzheimer

Henry Rayhons, de 78 anos, é uma figura proeminente na sociedade do Iowa, nos EUA, e arrisca-se, agora, a ganhar  fama mundial por estar a ser julgado por ter feito relações sexuais com a esposa, quando ela estava internada com a doença de Alzheimer.

Um caso raro, se não único, salienta o New York Times, que conta a história e que reforça o facto de esta despoletar um debate, nunca antes feito, em torno da demência e do sexo, concretamente nos pacientes de Alzheimer.

A esposa de Henry Rayhons, Donna Lou Rayhons, que morreu no ano passado, estava internada num centro de cuidados  para idosos em Garner, no Iowa.

A senhora, que tinha 78 anos e que casou com Henry Rayhons em 2007, depois de ambos terem ficado viúvos, não  sabia o nome das filhas, nem cumprir funções tão básicas como comer, nem tão pouco teria capacidade mental para consentir a prática de relações sexuais.

E é precisamente neste ponto que se baseia a acusação contra Henry Rayhons, um empresário agrícola da área do milho e dos grãos de soja que é também conhecido por ter sido um legislador Republicano.

Terão sido as filhas da senhora Rayhons, de um anterior casamento da mesma, que moveram a acusação contra o idoso  de 78 anos que insistiu em manter relações sexuais com a esposa, apesar das recomendações em contrário que recebeu.

Ele foi detido após o falecimento da esposa e acusado de um crime de abuso sexual em terceiro grau, relativo a um episódio ocorrido a 23 de Maio de 2014, oito dias depois de os funcionários da unidade lhe terem dito que não deveria fazer sexo com a mulher.

Uma recomendação feita depois de uma das filhas da paciente ter recebido dos profissionais médicos da unidade de cuidados uma resposta negativa perante a pergunta se ela tinha condições mentais para consentir as relações sexuais.

Não há indícios de que a senhora tenha resistido ou manifestado quaisquer sinais de abuso e alguns profissionais do centro admitem que ela parecia sempre feliz quando via o marido, que a visitava frequentemente.

Apesar disso, o idoso está a ser julgado e o caso está a despoletar um aceso e infindável debate.

O sexo na doença de Alzheimer é uma temática pouco ou nada estudada. E se há médicos que defendem que a intimidade  é positiva para os pacientes que sofrem de demência, outros reparam que, sendo os distúrbios mentais voláteis, o sexo pode ser consensual numa hora e ser inapropriado na seguinte.

Henry Rayhons, que terá admitido ter feito sexo com a esposa, durante uma inquirição feita por um investigador que lhe sugeriu, de forma enganosa, que tinha sido tudo filmado por uma câmara de vigilância, tem-se mantido em silêncio.

Ao investigador, Henry Rayhons terá dito que a mulher pedia, ocasionalmente, para ter sexo e que gostava do acto.

Oficialmente, as únicas palavras da parte do acusado foram proferidas num comunicado onde se constata que “acusar um esposo de um crime por continuar uma relação com a sua esposa, numa unidade de cuidados, parece-nos incrivelmente ilógico e anti-natural, bem como incrivelmente pernicioso”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …