/

Idosa morre atropelada por trotinete elétrica em Barcelona

Este é o primeiro caso de um peão mortalmente atropelado em Espanha por uma trotinete elétrica. O caso aconteceu em agosto, mas só agora foi divulgado.

Uma idosa, de 90 anos, faleceu no mês de agosto depois de ter sido atropelada por uma trotinete elétrica que circulava na zona pedonal de uma rua em Barcelona. Apesar de ter acontecido em agosto, o caso só agora foi divulgado e configura a primeira morte conhecida em Espanha como consequência do uso destes meios de transporte alternativo.

Segundo o Observador, o jovem que seguia na trotinete, juntamente com um amigo, circulava a 30 quilómetros por hora, a velocidade máxima permitida para este tipo de veículos. Fontes adiantaram ao jornal espanhol El País que o jovem circulava na zona pedonal da rambla del Carme, no município de Esplugues de Llobregat.

A trotinete acabou por embater contra a idosa, que caminhava na zona pedonal com a ajuda de um andarilho. A mulher foi encaminhada para o hospital Moisàs Broggi, onde acabou por falecer na sequência dos ferimentos causados pela queda.

Segundo as autoridades, os dois jovens enfrentam um processo criminal, dado que foram “imprudentes” e o seu comportamento resultou na morte de uma pessoa. Fontes ouvidas pelo El País adiantaram que o jovem que conduzia a trotinete está a ser investigado pelo crime de homicídio por negligência, punível com pena de um a quatro anos de prisão.

O caso remonta a agosto deste ano, mas só foi agora divulgado dado que só agora o processo judicial aberto na sequência da morte da idosa começa a dar frutos. De acordo com o jornal, um tribunal de Esplugues de Llobregat abriu entretanto um processo para investigar o que aconteceu.

Como se trata de uma trotinete elétrica, não se podem aplicar as leis relacionadas com crimes contra a segurança rodoviária, dado que as leis dizem respeito a “veículos motorizados”. Um dos problemas associados a este tipo de meio de transporte é, portanto, o vazio legal.

Este tipo de transporte tem sido cada vez mais requisitado, pelo que as autoridades espanholas têm manifestado vontade de regular o uso de trotinetes elétricas. Fernando Grande-Marlaska, ministro do Interior, anunciou em outubro a intenção de reformular o código da estrada para incorporar este tipo de veículos.

Em relação a este caso particular, apesar de ser a primeira morte de um peão decorrente de um atropelamento por trotinete, não é o primeiro caso relacionado com estes vaículos. Em outubro, morreu uma mulher de 40 anos, também em Barcelona, que usava um destes aparelhos elétricos. Contudo, a trotinete circulava na estrada e a mulher foi atropelada por um camião.

Em Madrid, por exemplo, já foram registados 22 acidentes com trotinetes elétricas desde junho, sendo oito deles atropelamentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.