Idosa morre atropelada por trotinete elétrica em Barcelona

Este é o primeiro caso de um peão mortalmente atropelado em Espanha por uma trotinete elétrica. O caso aconteceu em agosto, mas só agora foi divulgado.

Uma idosa, de 90 anos, faleceu no mês de agosto depois de ter sido atropelada por uma trotinete elétrica que circulava na zona pedonal de uma rua em Barcelona. Apesar de ter acontecido em agosto, o caso só agora foi divulgado e configura a primeira morte conhecida em Espanha como consequência do uso destes meios de transporte alternativo.

Segundo o Observador, o jovem que seguia na trotinete, juntamente com um amigo, circulava a 30 quilómetros por hora, a velocidade máxima permitida para este tipo de veículos. Fontes adiantaram ao jornal espanhol El País que o jovem circulava na zona pedonal da rambla del Carme, no município de Esplugues de Llobregat.

A trotinete acabou por embater contra a idosa, que caminhava na zona pedonal com a ajuda de um andarilho. A mulher foi encaminhada para o hospital Moisàs Broggi, onde acabou por falecer na sequência dos ferimentos causados pela queda.

Segundo as autoridades, os dois jovens enfrentam um processo criminal, dado que foram “imprudentes” e o seu comportamento resultou na morte de uma pessoa. Fontes ouvidas pelo El País adiantaram que o jovem que conduzia a trotinete está a ser investigado pelo crime de homicídio por negligência, punível com pena de um a quatro anos de prisão.

O caso remonta a agosto deste ano, mas só foi agora divulgado dado que só agora o processo judicial aberto na sequência da morte da idosa começa a dar frutos. De acordo com o jornal, um tribunal de Esplugues de Llobregat abriu entretanto um processo para investigar o que aconteceu.

Como se trata de uma trotinete elétrica, não se podem aplicar as leis relacionadas com crimes contra a segurança rodoviária, dado que as leis dizem respeito a “veículos motorizados”. Um dos problemas associados a este tipo de meio de transporte é, portanto, o vazio legal.

Este tipo de transporte tem sido cada vez mais requisitado, pelo que as autoridades espanholas têm manifestado vontade de regular o uso de trotinetes elétricas. Fernando Grande-Marlaska, ministro do Interior, anunciou em outubro a intenção de reformular o código da estrada para incorporar este tipo de veículos.

Em relação a este caso particular, apesar de ser a primeira morte de um peão decorrente de um atropelamento por trotinete, não é o primeiro caso relacionado com estes vaículos. Em outubro, morreu uma mulher de 40 anos, também em Barcelona, que usava um destes aparelhos elétricos. Contudo, a trotinete circulava na estrada e a mulher foi atropelada por um camião.

Em Madrid, por exemplo, já foram registados 22 acidentes com trotinetes elétricas desde junho, sendo oito deles atropelamentos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …