Identificados suspeitos de “agressões xenófobas repugnantes” a nepalês em Olhão

3

ZAP // C.V.

Foram identificados os autores das agressões cometidas em Olhão por um grupo de jovens encapuçados contra um imigrante nepalês. O presidente exprimiu o seu “repúdio indignado”, Ana Catarina Mendes condena as “agressões repugnantes”.

A PSP identificou o núcleo de pessoas que estavam no grupo que “agrediu de forma bárbara” o cidadão nepalês, e está a realizar diligências em conjunto com o Ministério Público para reunir informação que permita responsabilizar os autores da agressão, adiantou este sábado o ministro da Administração Interna.

“São comportamentos inaceitáveis e que têm de ser exemplarmente punidos”, defendeu José Luís Carneiro, que salienta que as investigações estão em “fase avançada”.

Em causa estão as agressões cometidas por um grupo de jovens contra um homem, a 25 de janeiro, que se tornaram públicas após a partilha de um vídeo nas redes sociais.

Nas imagens, o imigrante surge caído no chão, em posição defensiva, a tentar proteger-se de pontapés, murros e pauladas desferidos pelos agressores, cujos rostos não são bem visíveis, por estarem com capuzes.

Além das reiteradas agressões, o grupo também roubou a mochila da vítima, que não apresentou queixa, enquanto esta suplicava para que parassem de o agredir e lhe devolvessem, pelo menos, os documentos que guardava na mochila.

A investigação está também a tentar determinar quantos elementos compunham o grupo e qual o envolvimento de cada um deles nos crimes cometidos.

“Repúdio indignado”

O Presidente da República falou com o autarca de Olhão e com pessoas próximas do jovem nepalês agredido há dias, a quem exprimiu “repúdio indignado por um ato que traduz xenofobia e intolerância inaceitáveis“.

Em declarações à agencia Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa explicou que fez estes contactos na sexta-feira após as agressões se terem tornado públicas.

O chefe de Estado considerou que o ato, “praticado por outros jovens, portugueses” constitui “um alerta para os pais e educadores quanto ao risco de um clima que é tudo menos democrático”.

Também a ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, condenou as agressões ao cidadão nepalês em Olhão, que classificou como “absolutamente repugnantes“, defendendo que todos devem ser tratados com dignidade.

“Os comportamentos violentos e as agressões ao cidadão, em Olhão, são absolutamente repugnantes e merecem a total condenação. Todos merecem ser tratados com dignidade! Portugal é um país que acolhe o mundo”, escreveu no Twitter a ministra, que tem a tutela das Migrações.

O Alto Comissariado para as Migrações considera também a agressão ao cidadão nepalês uma “situação inaceitável”.

Em declarações à Renascença, José Reis, vogal do ACM, disse não ter conhecimento de mais casos de ataques a imigrantes – apesar o ministro da Administração Interna ter revelado este sábado que a PSP tem conhecimento de outros incidentes.

José Luís Carneiro afirmou este sábado ter conhecimento de que a PSP detetou “outras circunstâncias equivalentes àquelas que se verificaram com este jovem”.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Para mim qualquer acto de agressão, injúrias, maus tratos, insultos…. são CONDENÁVEIS!
    Mas não só contra a estrangeiros mas contra a TODOS SERES VIVOS!
    Tenho pena que nosso Presidente e governantes Não dêem a mesma atenção a qualquer outra pessoa a passar pelo mesmo, seja ela estrangeira ou Portuguesa!
    Assim como a outros casos igual ou mais Repugnantes. Exemplo, violações, maus tratos…a Crianças e qualquer pessoa mas sobretudo às crianças e nao vejo o Presidente vir às redes sócias, comunicação…a dizer que é Repugnante e a lei têm de mudar e ser mais pesada!
    Violações (seja criança ou maiores), agressões deste tipo e mais outros casos, DEVIAM ser PENALIZADOS com prisão Perpétua ou acima de 40 anos e em caso muito extremo, deixar ter Condicional ao fim de 30 anos presos!
    E tenha sido a primeira vez ou não, até porque na justiça é primeira vez mas sabe-se lá, quantas violações cometeu sem que a vítima falasse?

    Ninguém imagina o que uma ou mais violação, agressão…..faz a um ser humano, não imaginam! Caso contrário levavam estes crimes mais à sério!

    E Sr Presidente, governantes…. dêem a cara, falem por qualquer pessoa, seja ela estrangeiros ou portugueses, tenham a religião que tiverem, sejam da raça que for ou tenham os problemas que tiverem psicologicamente, TODOS TODOS merecem, a sua atenção, merecem que diga algo ao público, governantes….Como o fez neste caso! Obrigada

    • Concordo, este país está a ficar um caos, a justiça não funciona e esperava muito, muito mais, dos nossos governantes e mais ainda do nosso Presidente da República, que suplico ponha ordem neste país, ajude e olhe também para os mais desfavorecidos e que pouco têm!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.