Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

MPI of Neurobiology / Kuhl

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos.

À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce ou amargo, bem como quando sentem ansiedade.

Na nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Science, a equipa de neurobiologistas frisa que as alterações detetadas nos ratos não são reações ao meio ambiente, mas antes expressões emocionais.

Recorrendo à visão artificial, os cientistas conseguiram vincular de forma confiável cinco estados emocionais às expressões faciais dos ratos: prazer, repulsa, náusea, dor e medo mostraram-se claramente distintos para algoritmos.

“Os ratos que lamberam uma solução de açúcar quando estavam com sede mostravam expressões faciais muito mais felizes do que os ratos saciados“, explicou a cientista Nadine Gogolla, que liderou a investigação, citada pela agência Europa Press.

Já as cobaias que provaram uma solução levemente salgada mostraram-se “saciados”, enquanto os que testaram uma solução muito salgada expressaram-se “enjoados”.

Partindo deste estudo, os cientistas concluíram que, dissociados do estímulo sensorial, as expressões faciais refletem realmente o caráter interno e individual de uma emoção.

“Depois de registar as expressões faciais, podemos agora investigar os mecanismos neuronais fundamentais por de trás das emoções no modelo animal do rato (…) Este é um pré-requisito importante para investigações emoções e possíveis distúrbio de processamento, como distúrbios de ansiedade ou depressão”, rematou a especialista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …