/

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

1

MPI of Neurobiology / Kuhl

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos.

À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce ou amargo, bem como quando sentem ansiedade.

Na nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Science, a equipa de neurobiologistas frisa que as alterações detetadas nos ratos não são reações ao meio ambiente, mas antes expressões emocionais.

Recorrendo à visão artificial, os cientistas conseguiram vincular de forma confiável cinco estados emocionais às expressões faciais dos ratos: prazer, repulsa, náusea, dor e medo mostraram-se claramente distintos para algoritmos.

“Os ratos que lamberam uma solução de açúcar quando estavam com sede mostravam expressões faciais muito mais felizes do que os ratos saciados“, explicou a cientista Nadine Gogolla, que liderou a investigação, citada pela agência Europa Press.

Já as cobaias que provaram uma solução levemente salgada mostraram-se “saciados”, enquanto os que testaram uma solução muito salgada expressaram-se “enjoados”.

Partindo deste estudo, os cientistas concluíram que, dissociados do estímulo sensorial, as expressões faciais refletem realmente o caráter interno e individual de uma emoção.

“Depois de registar as expressões faciais, podemos agora investigar os mecanismos neuronais fundamentais por de trás das emoções no modelo animal do rato (…) Este é um pré-requisito importante para investigações emoções e possíveis distúrbio de processamento, como distúrbios de ansiedade ou depressão”, rematou a especialista.

ZAP //

1 Comment

  1. Senhores nao digam disparates, qualquer ser vivo tem celulas nervosas e orgoes sensiveis fisicamente e uma certa resiliencia psicologico. A dor e caractericas de todos. Agora, o extinto a vontade o querer sobreviver faz com que ignor-a e toler. E, sao caracteristicas de todo ser vivo. Quanto mais aprofundar o conhecimento mais concluimos isto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.