Identificada nova espécie de tubarão de bolso. Cabe numa mão

Universidade de Tulane

Uma equipa de cientista identificou uma nova espécie de tubarão de bolso – assim nomeado devido ao seu pequeno tamanho – depois de o espécime ter sido encontrado no Golfo do México em 2010.

Depois de ter sido considerado como tubarão de bolso em 2015, uma investigação mais detalhada, cujos resultados fora esta semana publicados na revista científica especializada Zootaxa, revelou que se tratava também de uma nova espécie.

Batizado de tubarão de bolso americano ou Mollisquama mississippiensis, o animal mede pouco mais de 14 centímetros – cabe numa mão. A sua característica mais marcante são os sacos que tem perto das barbatanas dorsais que borrifam uma espécie de líquido brilhante que serve para se esconder das suas presas ou dos seus predadores.

Até então havia evidências de uma outra espécie, que era a única no mundo até agora: uma fêmea de 40 centímetros descoberta em 1979 no Pacífico Sul, na costa do Peru, que faz parte da coleção do Museu de Zoologia de São Petersburgo, na Rússia.

Mas o novo espécime agora identificado tem características que o distinguem do tubarão de bolso feminino. O pequeno tubarão de bolso tem dentes diferentes, menos 10 vértebras, um órgão na sua mandíbula e órgãos produtores de luz distribuídos no seu estômago e na parte dorsal, escreveram os cientistas na mesma publicação.

O tubarão de bolso americano foi observado pela primeira vez numa coleção científica de outros peixes pelo biólogo Mark Grace, do Serviço Nacional de Pesca Marinha dos Estados Unidos, que se uniu a professores da Universidade de Tulane, em Nova Orleães, membros da Universidade da Flórida e do Museu de História Natural de Nova Iorque.

“O fato de que apenas um tubarão de bolso tenha sido relatado no Golfo do México, e que se trata de uma nova espécie, ressalta o pouco que sabemos sobre o Golfo, especialmente das suas águas mais profundas, e quantas novas espécies estão à espera de serem descobertas”, afirmou Henry Bart, diretor do Instituto de Pesquisa da Biodiversidade da Universidade de Tulane, citado pelo portal Live Science.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …