Idade da reforma sobe para 66 anos e três meses em 2017

Count_Count / Flickr

-

Os trabalhadores que se queiram reformar no próximo ano terão de ter 66 anos e três meses. No mesmo campo, os portugueses que o queiram fazer antes da idade legal contam com um corte de 13,88%.

Segundo o Diário de Notícias, a idade legal para avançar com a reforma, a partir de janeiro do próximo ano, será mais um mês do que acontece atualmente.

Ou seja, quem quiser reformar-se em 2017 terá de ter 66 anos e três meses para ter direito à reforma sem quaisquer penalizações.

No caso das reformas antecipadas, estas terão um corte de pelo menos 13,88% por causa do fator de sustentabilidade. De acordo com o DN, este corte já foi confirmado pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social e é explicado pelo aumento da esperança média de vida.

Os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a esperança média de vida para os portugueses com 65 anos é de 19,31 anos, um valor acima dos 19,19 anteriormente calculados e que determinaram o agravamento face aos 13,34% que ainda vigoram este ano.

Além do corte de 13,88%, é ainda acrescentado o agravamento de 0,5% por cada mês que falte para a idade legal da reforma.

O fator de sustentabilidade começou a ser aplicado em 2008 pelo atual ministro Vieira da Silva e foi depois alterado, em 2014, pelo Governo de Passos Coelho. As alterações levaram a um agravamento dos cortes porque passou a ter-se como referência a esperança média de vida em 2000 e não em 2006, como acontecia até então.

Segundo o jornal, estas alterações fizeram com que a idade legal da reforma passasse dos 65 para os 66 anos em 2014. Este ano, já vai nos 66,2 como referido anteriormente.

O ministro, que agora voltou a controlar a pasta da Segurança Social, já fez questão de mostrar que discorda deste regime e tem intenções de alterá-lo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …

Ursula Von der Leyen promete enfrentar líderes e recusar nomes para garantir Comissão paritária

Minutos depois da votação do seu nome no Parlamento Europeu em Estrasburgo, as primeiras palavras da presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foram dedicadas aos líderes que a escolheram. Prometeu "trabalhar construtivamente …

"Os relatos de que o Irão deteve espiões da CIA são totalmente falsos"

Irão afirma que deteve 17 alegados espiões da CIA e que alguns foram condenados à morte. Esta segunda-feira, Donald Trump disse que os relatos são "apenas mais mentiras e propaganda". O Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Base de dados de perfis de ADN conseguiu mais de 11 mil amostras em oito anos

A base de dados de perfis de ADN para fins de investigação criminal e identificação civil inseriu 11.774 amostras em quase oito anos, sendo a maioria de condenados, segundo o relatório de 2018 sobre o …

50 anos depois, o submarino francês "La Minerve" foi encontrado

O submarino francês, que desapareceu em 1968 com 52 homens a bordo, foi encontrado ao largo de Toulon, esta segunda-feira, 50 anos depois do seu naufrágio. "Acabámos de encontrar o submarino Minerve. É um sucesso, um …

Nova lei da violência no Desporto. Claques ficam sem cadeiras nos estádios

A nova lei da violência no Desporto, já aprovada no Parlamento, prevê que as claques fiquem em zonas específicas dos estádios sem cadeiras. A lei vai alterar comportamentos dos adeptos de todos os clubes, mas …

Caso Mayorga. Justiça norte-americana deixa cair acusação de violação contra Cristiano Ronaldo

A Justiça norte-americana deixou cair as acusações que remontam a junho de 2009, concluindo que as acusações contra Cristiano Ronaldo não podem ser provadas. A Procuradoria de Clark County, do Estado norte-americano do Nevado, anunciou esta …

Bloco vai reapresentar proposta de criação de juízos especializados em violência doméstica

O Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, anunciou este domingo a coordenadora do partido, Catarina Martins. Este domingo, ao anunciar que o Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, …

ISCEM vai fechar em setembro. Alunos só foram avisados agora

O ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial vai fechar antes do arranque do próximo ano letivo. A escola terá enviado cartas aos alunos, informando-os do encerramento. Depois de não ter sido acreditado institucionalmente pela Agência …