Idade da reforma sobe para 66 anos e três meses em 2017

Count_Count / Flickr

-

Os trabalhadores que se queiram reformar no próximo ano terão de ter 66 anos e três meses. No mesmo campo, os portugueses que o queiram fazer antes da idade legal contam com um corte de 13,88%.

Segundo o Diário de Notícias, a idade legal para avançar com a reforma, a partir de janeiro do próximo ano, será mais um mês do que acontece atualmente.

Ou seja, quem quiser reformar-se em 2017 terá de ter 66 anos e três meses para ter direito à reforma sem quaisquer penalizações.

No caso das reformas antecipadas, estas terão um corte de pelo menos 13,88% por causa do fator de sustentabilidade. De acordo com o DN, este corte já foi confirmado pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social e é explicado pelo aumento da esperança média de vida.

Os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a esperança média de vida para os portugueses com 65 anos é de 19,31 anos, um valor acima dos 19,19 anteriormente calculados e que determinaram o agravamento face aos 13,34% que ainda vigoram este ano.

Além do corte de 13,88%, é ainda acrescentado o agravamento de 0,5% por cada mês que falte para a idade legal da reforma.

O fator de sustentabilidade começou a ser aplicado em 2008 pelo atual ministro Vieira da Silva e foi depois alterado, em 2014, pelo Governo de Passos Coelho. As alterações levaram a um agravamento dos cortes porque passou a ter-se como referência a esperança média de vida em 2000 e não em 2006, como acontecia até então.

Segundo o jornal, estas alterações fizeram com que a idade legal da reforma passasse dos 65 para os 66 anos em 2014. Este ano, já vai nos 66,2 como referido anteriormente.

O ministro, que agora voltou a controlar a pasta da Segurança Social, já fez questão de mostrar que discorda deste regime e tem intenções de alterá-lo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Da cereja da Beira à maçã de Armamar. Mau tempo arrasa culturas e deixa prejuízos de milhões

Pomares, olivais, vinhas e hortas. O mau tempo que se fez sentir a norte do país neste fim-de-semana arrasou várias culturas culturas agrícolas, deixando prejuízos estimados na ordem dos milhões de euros. Depois da tempestade …

Situação de Grande Lisboa "não justifica" cerca sanitária, garante Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta terça-feira que não existem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) situações epidemiológicas de covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias. “Naturalmente que, se houver alguma …

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …