Icebergue gigante vai desprender-se a qualquer momento da Antárctida

O maior icebergue já observado pelos cientistas está prestes a “nascer” na Antárctida. Uma fenda na massa de gelo está a crescer de dia para dia e a previsão é de que um icebergue gigante pode desprender-se a qualquer momento.

O Projecto MIDAS (Melt on Ice Shelf Dynamics and Stability), iniciativa britânica que envolve vários investigadores e cientistas, acaba de revelar novos dados sobre esta fenda na plataforma de gelo conhecida como Larsen C e que  continua a crescer de dia para dia.

No relato divulgado no blogue do MIDAS, os investigadores Martin O’Leary e Adrian Luckman salientam que a fenda está prestes a completar a ruptura completa, o que levará a que uma enorme massa de gelo se desprenda da Antárctida.

“Num sinal de que a formação do icebergue está iminente, a parte que em breve será icebergue da plataforma de gelo Larsen C triplicou de velocidade para mais de 10 metros por dia, entre 24 e 27 de Junho de 2017″, salientam O’Leary e Luckman.

Os investigadores realçam que “o icebergue continua anexado à plataforma de gelo, mas a sua extremidade externa está a mover-se à mais alta velocidade jamais registada”.

“Ainda não podemos dizer quando é que a ruptura vai ocorrer – podem ser horas, dias ou semanas -, mas esta é uma notável mudança relativamente a observações anteriores”, destacam ainda os cientistas.

Quando a massa de gelo se soltar, estaremos perante o maior icebergue já observado até agora pelos cientistas, com “aproximadamente, o tamanho do Delaware”, estado norte-americano que tem uma área de cerca de 6.400 km², conforme salienta o site Live Science.

Quando este icebergue em formação se desprender, a Larsen C vai “perder mais de 10% da sua área, deixando a frente de gelo na sua posição mais recuada de sempre”, desde que há registos, frisam os cientistas do MIDAS.

Assim, a paisagem da Península da Antárctida vai mudar radicalmente, assumindo uma “nova configuração menos estável”, ficando mais exposta a um cenário de potencial colapso total, alertam.

“A Larsen C pode, eventualmente, seguir o exemplo da sua vizinha Larsen B, que se desintegrou em 2002 no seguimento de um evento de ruptura semelhante induzido por uma fenda”, destacam os elementos do MIDAS.

Nada a ver com o aquecimento global

Importa esclarecer que este evento não está relacionado com o aquecimento global, constituindo antes um processo “normal” de uma “camada de gelo saudável” que ocorre desde há “décadas, Séculos, milénios”, conforme explica a professora Helen Amanda Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps, num artigo no jornal The Guardian.

“O que parece ser uma enorme perda, é apenas limpeza doméstica comum“, explica Fricker, frisando que está em causa simplesmente “um grão num saco de arroz”.

“Um icebergue, mesmo que um tão grande como o Delaware ou um quarto do tamanho de Gales, é pequeno, comparado com toda a camada de gelo” existente, cuja área é “maior do que a Austrália”, sustenta a professora.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …