Icebergue gigante vai desprender-se a qualquer momento da Antárctida

O maior icebergue já observado pelos cientistas está prestes a “nascer” na Antárctida. Uma fenda na massa de gelo está a crescer de dia para dia e a previsão é de que um icebergue gigante pode desprender-se a qualquer momento.

O Projecto MIDAS (Melt on Ice Shelf Dynamics and Stability), iniciativa britânica que envolve vários investigadores e cientistas, acaba de revelar novos dados sobre esta fenda na plataforma de gelo conhecida como Larsen C e que  continua a crescer de dia para dia.

No relato divulgado no blogue do MIDAS, os investigadores Martin O’Leary e Adrian Luckman salientam que a fenda está prestes a completar a ruptura completa, o que levará a que uma enorme massa de gelo se desprenda da Antárctida.

“Num sinal de que a formação do icebergue está iminente, a parte que em breve será icebergue da plataforma de gelo Larsen C triplicou de velocidade para mais de 10 metros por dia, entre 24 e 27 de Junho de 2017″, salientam O’Leary e Luckman.

Os investigadores realçam que “o icebergue continua anexado à plataforma de gelo, mas a sua extremidade externa está a mover-se à mais alta velocidade jamais registada”.

“Ainda não podemos dizer quando é que a ruptura vai ocorrer – podem ser horas, dias ou semanas -, mas esta é uma notável mudança relativamente a observações anteriores”, destacam ainda os cientistas.

Quando a massa de gelo se soltar, estaremos perante o maior icebergue já observado até agora pelos cientistas, com “aproximadamente, o tamanho do Delaware”, estado norte-americano que tem uma área de cerca de 6.400 km², conforme salienta o site Live Science.

Quando este icebergue em formação se desprender, a Larsen C vai “perder mais de 10% da sua área, deixando a frente de gelo na sua posição mais recuada de sempre”, desde que há registos, frisam os cientistas do MIDAS.

Assim, a paisagem da Península da Antárctida vai mudar radicalmente, assumindo uma “nova configuração menos estável”, ficando mais exposta a um cenário de potencial colapso total, alertam.

“A Larsen C pode, eventualmente, seguir o exemplo da sua vizinha Larsen B, que se desintegrou em 2002 no seguimento de um evento de ruptura semelhante induzido por uma fenda”, destacam os elementos do MIDAS.

Nada a ver com o aquecimento global

Importa esclarecer que este evento não está relacionado com o aquecimento global, constituindo antes um processo “normal” de uma “camada de gelo saudável” que ocorre desde há “décadas, Séculos, milénios”, conforme explica a professora Helen Amanda Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps, num artigo no jornal The Guardian.

“O que parece ser uma enorme perda, é apenas limpeza doméstica comum“, explica Fricker, frisando que está em causa simplesmente “um grão num saco de arroz”.

“Um icebergue, mesmo que um tão grande como o Delaware ou um quarto do tamanho de Gales, é pequeno, comparado com toda a camada de gelo” existente, cuja área é “maior do que a Austrália”, sustenta a professora.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …

José Neves da Farfetch nomeado pela terceira vez para prémios da moda britânicos

O fundador e presidente executivo da empresa tecnológica portuguesa Farfetch, José Neves, está nomeado pelo terceiro ano consecutivo para os prémios de moda britânicos, anunciou hoje a organização. José Neves, empresário fundador da plataforma ‘online’ de …

Televisão estatal chinesa não difunde início da temporada da NBA

A televisão estatal chinesa CCTV não difundiu os jogos inaugurais da 74ª temporada da NBA, após o atrito entre o Governo chinês e a liga norte-americana de basquetebol, suscitado por um comentário de apoio aos …

Curdos que entrem nas zonas controladas pela Turquia na Síria serão neutralizados

O chefe da diplomacia turco, Mevlut Cavusoglu, afirmou hoje que as forças de Ancara irão "neutralizar" os combatentes curdos da Síria que penetrem nas áreas controladas pela Turquia. “Se houver algum ‘terrorista’ (combatente curdo) que tenha …

Líder parlamentar do PP admite grande coligação com o PSOE

A líder parlamentar do Partido Popular, Cayetana Álvarez de Toledo, admite uma grande coligação com o PSOE se nenhum partido tiver maioria absoluta nas eleições que decorrem a 10 de novembro e se houver uma …