Icebergue gigante vai desprender-se a qualquer momento da Antárctida

O maior icebergue já observado pelos cientistas está prestes a “nascer” na Antárctida. Uma fenda na massa de gelo está a crescer de dia para dia e a previsão é de que um icebergue gigante pode desprender-se a qualquer momento.

O Projecto MIDAS (Melt on Ice Shelf Dynamics and Stability), iniciativa britânica que envolve vários investigadores e cientistas, acaba de revelar novos dados sobre esta fenda na plataforma de gelo conhecida como Larsen C e que  continua a crescer de dia para dia.

No relato divulgado no blogue do MIDAS, os investigadores Martin O’Leary e Adrian Luckman salientam que a fenda está prestes a completar a ruptura completa, o que levará a que uma enorme massa de gelo se desprenda da Antárctida.

“Num sinal de que a formação do icebergue está iminente, a parte que em breve será icebergue da plataforma de gelo Larsen C triplicou de velocidade para mais de 10 metros por dia, entre 24 e 27 de Junho de 2017″, salientam O’Leary e Luckman.

Os investigadores realçam que “o icebergue continua anexado à plataforma de gelo, mas a sua extremidade externa está a mover-se à mais alta velocidade jamais registada”.

“Ainda não podemos dizer quando é que a ruptura vai ocorrer – podem ser horas, dias ou semanas -, mas esta é uma notável mudança relativamente a observações anteriores”, destacam ainda os cientistas.

Quando a massa de gelo se soltar, estaremos perante o maior icebergue já observado até agora pelos cientistas, com “aproximadamente, o tamanho do Delaware”, estado norte-americano que tem uma área de cerca de 6.400 km², conforme salienta o site Live Science.

Quando este icebergue em formação se desprender, a Larsen C vai “perder mais de 10% da sua área, deixando a frente de gelo na sua posição mais recuada de sempre”, desde que há registos, frisam os cientistas do MIDAS.

Assim, a paisagem da Península da Antárctida vai mudar radicalmente, assumindo uma “nova configuração menos estável”, ficando mais exposta a um cenário de potencial colapso total, alertam.

“A Larsen C pode, eventualmente, seguir o exemplo da sua vizinha Larsen B, que se desintegrou em 2002 no seguimento de um evento de ruptura semelhante induzido por uma fenda”, destacam os elementos do MIDAS.

Nada a ver com o aquecimento global

Importa esclarecer que este evento não está relacionado com o aquecimento global, constituindo antes um processo “normal” de uma “camada de gelo saudável” que ocorre desde há “décadas, Séculos, milénios”, conforme explica a professora Helen Amanda Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps, num artigo no jornal The Guardian.

“O que parece ser uma enorme perda, é apenas limpeza doméstica comum“, explica Fricker, frisando que está em causa simplesmente “um grão num saco de arroz”.

“Um icebergue, mesmo que um tão grande como o Delaware ou um quarto do tamanho de Gales, é pequeno, comparado com toda a camada de gelo” existente, cuja área é “maior do que a Austrália”, sustenta a professora.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …