Icebergue gigante vai desprender-se a qualquer momento da Antárctida

O maior icebergue já observado pelos cientistas está prestes a “nascer” na Antárctida. Uma fenda na massa de gelo está a crescer de dia para dia e a previsão é de que um icebergue gigante pode desprender-se a qualquer momento.

O Projecto MIDAS (Melt on Ice Shelf Dynamics and Stability), iniciativa britânica que envolve vários investigadores e cientistas, acaba de revelar novos dados sobre esta fenda na plataforma de gelo conhecida como Larsen C e que  continua a crescer de dia para dia.

No relato divulgado no blogue do MIDAS, os investigadores Martin O’Leary e Adrian Luckman salientam que a fenda está prestes a completar a ruptura completa, o que levará a que uma enorme massa de gelo se desprenda da Antárctida.

“Num sinal de que a formação do icebergue está iminente, a parte que em breve será icebergue da plataforma de gelo Larsen C triplicou de velocidade para mais de 10 metros por dia, entre 24 e 27 de Junho de 2017″, salientam O’Leary e Luckman.

Os investigadores realçam que “o icebergue continua anexado à plataforma de gelo, mas a sua extremidade externa está a mover-se à mais alta velocidade jamais registada”.

“Ainda não podemos dizer quando é que a ruptura vai ocorrer – podem ser horas, dias ou semanas -, mas esta é uma notável mudança relativamente a observações anteriores”, destacam ainda os cientistas.

Quando a massa de gelo se soltar, estaremos perante o maior icebergue já observado até agora pelos cientistas, com “aproximadamente, o tamanho do Delaware”, estado norte-americano que tem uma área de cerca de 6.400 km², conforme salienta o site Live Science.

Quando este icebergue em formação se desprender, a Larsen C vai “perder mais de 10% da sua área, deixando a frente de gelo na sua posição mais recuada de sempre”, desde que há registos, frisam os cientistas do MIDAS.

Assim, a paisagem da Península da Antárctida vai mudar radicalmente, assumindo uma “nova configuração menos estável”, ficando mais exposta a um cenário de potencial colapso total, alertam.

“A Larsen C pode, eventualmente, seguir o exemplo da sua vizinha Larsen B, que se desintegrou em 2002 no seguimento de um evento de ruptura semelhante induzido por uma fenda”, destacam os elementos do MIDAS.

Nada a ver com o aquecimento global

Importa esclarecer que este evento não está relacionado com o aquecimento global, constituindo antes um processo “normal” de uma “camada de gelo saudável” que ocorre desde há “décadas, Séculos, milénios”, conforme explica a professora Helen Amanda Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps, num artigo no jornal The Guardian.

“O que parece ser uma enorme perda, é apenas limpeza doméstica comum“, explica Fricker, frisando que está em causa simplesmente “um grão num saco de arroz”.

“Um icebergue, mesmo que um tão grande como o Delaware ou um quarto do tamanho de Gales, é pequeno, comparado com toda a camada de gelo” existente, cuja área é “maior do que a Austrália”, sustenta a professora.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …