/

Icebergue com a dimensão de cinco Lisboas prestes a desprender-se na Antártida

10

Um icebergue com 500 quilómetros quadrados (cerca de cinco vezes a área de Lisboa) está prestes a separar-se da sua plataforma de gelo na Antártida, avança a revista norte-americana Newsweek.

O glaciologista Adrian Luckman, da Universidade de Swansea, no Reino Unido, escreveu numa publicação na rede social Twitter na passada quarta-feira que a separação de um novo icebergue da plataforma Larsen D é “iminente” e que levará, muito provavelmente, “uma superfície muito maior de gelo muito antigo”.

A plataforma de gelo Larsen D, que se estende ao longo da costa leste da Península Antártica e do mar de Weddell, fica a sul da plataforma Larsen C, onde em 2017 se desprendeu um icebergue com um tamanho duas vezes superior a Luxemburgo.

Tinha cerca de mil milhões de toneladas, precisa a Newsweek.

As imagens publicadas pelos especialista foram obtidas a partir dos satélites Sentinel-1 do Programa Copernicus da Agência Espacial Europeia.

O icebergue deve separar-se dentro de um mês. “Vi a fissura apenas há algumas semanas, quando esta começou, e agora já percorreu toda a distância da sua rutura”.

“A quebra de pequenos pedaços como este é parte do ciclo natural de uma plataforma de gelo e não há evidências disponíveis para sugerir que este evento ocorreu cedo de mais”.

Com 500 quilómetros, este icebergue terá dimensões semelhantes à cidade norte-americana de Chicago ou a cinco “Lisboas”.

ZAP //

10 Comments

  1. É isso. Chama-se verão.
    Anualmente a Antártica está a ganhar gelo, há já 5 anos. Aqui está uma noticia verdadeiramente científica que a ZAP nunca vai trazer

      • Não.
        “Isto” é um fact check do Polígrafo que não cita nenhum artigo da NASA, e um fact check da factcheck.org que cita vários artigos da NASA e da NOAA, a maior parte dos quais de 2017 e 2018.
        Não é provável que haja artigos mais recentes (2019-2020) já validados e publicados acerca deste assunto, razão pela qual (mais uma) é falacioso dizer “está a ganhar gelo, há já 5 anos” — ou o seu contrário.
        Entretanto, poderíamos citar mais meia dúzia de factchecks que desmistificam teorias negacionistas do aquecimento global, mas não temos vocação, recursos ou tempo para continuar a fazer factcheck de fake-comments.

      • Bruno Vale quem estava a cargo do estudo da variação do gelo no Ártico e Antártica em 2017 pela NASA era o Robert Spencer e pode ve-lo aqui a falar no Congresso americano de viva voz neste video de 5mns, que não há qualquer perda de gelo na Antártica.
        https://www.youtube.com/watch?v=YwrQZRPsbzU

      • O cientista chama-se Roy Spencer (não Robert), e é sempre bom haver advogados do diabo a apresentar argumentos no sentido contrário ao que se julga ser verdade. Por vezes até têm razão. No entanto este Sr. também acha que o creacionismo explica melhor a diversidade da vida do que a evolução, portanto é claramente dado a crenças e influências não-científicas no seu trabalho. Logo, não parece ser a pessoa mais credível para contradizer a teoria vigente e amplamente suportada pelas evidências de que o aquecimento global tem mão do homem. De qualquer das formas obrigado pelo vídeo, é sempre bom ouvir diferentes opiniões, mesmo que baseadas em provas seletivas.

      • O Hansen director da NASA para a climatologia que foi apanhado no Climagate a dizer por mail que tinham de fazer alguma coisa com o problema de a temperatura não subir, e entretanto já “afinaram” as temperaturas 2x ao comando dele, esse é que é credível e cientifico.

      • Caro Joaquim, então propõe que continuemos a queimar petróleo e carvão para obter energia, como se não houvesse amanhã? Também acha que a economia pode continuar a crescer indefinidamente? Relativamente ao aquecimento global antropogénico até pode ignorar as evidências, ou selecioná-las de modo a bater certo com a sua crença, como queira, mas mesmo que não existisse este aquecimento, acha que é inteligente da nossa parte continuarmos a queimar combustíveis fósseis e a poluir o ar? Não acha importante começarmos a mudar para uma forma de vida mais sustentável baseada em fontes de energia renováveis menos poluentes?

      • Um cientista que acredita em deuses diz que não há perda de gelo na Antártida…
        Claro que, para ele, o Homem não consegue alterar o (clima) que foi criado por Deus!…
        Na verdade ele até parece bastante ponderado, mas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.