Filme português “Ice Merchants” vence nos mais importantes prémios de animação dos EUA

(cv) João Gonzalez / COLA Animation

O filme português “Ice Merchants”, que também está na corrida para os Óscares, foi premiado nos Estados Unidos (EUA) no sábado. A animação do realizador português João Gonzalez ganhou o prémio Annie na categoria de Melhor Curta-Metragem.

A 50.ª cerimónia dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos EUA, decorreu no sábado em Los Angeles, na Califórnia. Além de Melhor Filme, “Pinóquio de Guillermo del Toro” recebeu distinções em Melhor Animação de Personagem, Melhor Direção, Melhor Música e Melhor Design de Produção.

“Ice Merchants” estava indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem ao lado de “Amok”, do húngaro Balázs Turai; “Black Slide”, do israelita Uri Lotan; “Love, Dad”, da checa Diana Cam Van Nguyen; e “The Flying Sailor”, das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.

“Ice Merchants”, o terceiro filme de João Gonzalez, é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

Esta curta-metragem, contada sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, tem coprodução da Cola Animation com Reino Unido e França.

O filme teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiado. Desde então, tem somado vários outros prémios em contexto de festivais. Está atualmente em exibição nos cinemas portugueses.

Entre os vencedores nas 32 categorias estão ainda “Marcel the Shell with Shoes On” (Marcel the Movie LLC) como Melhor Filme Independente e “The Boy, The Mole, The Fox and The Horse” (NoneMore e Bad Robot) como Melhor Produção Especial.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.