Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

JMCC1 / Wikimedia

Senet, o ancestral jogo de tabuleiro egípcio.

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais.

Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem livros de instruções ou manuais, estes desconhecidos jogos revelam-se um quebra-cabeças para os especialistas, que não têm como os interpretar — ou pelo menos é o que se pensava. Agora, estes jogos ganham uma nova vida graças à Inteligência Artificial.

Enquanto algumas vezes têm sorte e encontram as regras do jogo, outras vezes os arqueólogos são obrigados a desenvencilhar-se. Uma maneira de o fazer é comparar os jogos cujas regras não são conhecidas com outros que sejam conhecidos. Outra forma, ainda mais curiosa, é ao interpretar como é que eles são retratados na arte.

O Extreme Tech dá o exemplo do ancestral jogo egípcio de Senet. As regras do jogo não são verdadeiramente conhecidas, mas os arqueólogos suspeitam de como fazê-lo após observarem o túmulo da Rainha Nefertari.

E para além destas duas maneiras mais rudimentares de descobrir como se joga um jogo de tabuleiro desconhecido, há agora uma nova forma: Inteligência Artificial. É esse o objetivo do Digital Ludeme Project, que usa técnicas computacionais para recriar estes jogos ancestrais.

Para descobrirem as regras, os cientistas têm primeiro de “desconstruir” o jogo em partes e elementos constituintes e codificá-los como unidades chamadas “ludemes” — parte ou regra de um jogo que seja conhecida pelos investigadores.

De seguida, o modelo informático vai gerar potenciais conjuntos de regras para os jogos. Automaticamente, a Inteligência Artificial testa o jogo em causa com as diferentes regras, permitindo ver posteriormente qual encaixa melhor.

Além disso, é também preciso ter em atenção a contextualização cultural para descodificarem o manual dos jogos. Se o resultado final for jogável, há uma grande probabilidade de essas serem as regras originais do jogo — ou pelo menos uma realidade muito próxima.

“Com o nosso sistema, podemos colocar o equipamento, podemos procurar regras a partir da data de criação, regras da área geográfica e do contexto cultural”, disse Cameron Browne, o fundador do projeto. “Depois podemos juntar prováveis conjuntos de regras que possam ter ocorrido”, explicou.

O Digital Ludeme Project já teve sucesso a desmistificar alguns destes jogos. Aliás, alguns deles estão disponíveis para jogar online na sua plataforma digital.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …