Inteligência Artificial prevê que planetas vão colidir uns com os outros (e quais vão sobreviver)

NASA/SOFIA/Lynette Cook

Uma equipa de astrofísicos da NASA pôs o destino de sistemas solares inteiros nas mãos de um algoritmo de Inteligência Artificial (IA), que prediz que planetas vão colidir e que sistemas planetários sairão sãos e salvos.

O sistema SPOCK, desenvolvido pela NASA e pelo astrofísico Daniel Tamayo, da Universidade de Princeton, não decide que planetas viverão e morrerão. Porém, prevê os caminhos dos exoplanetas e determina quais permanecerão estáveis e quais colidirão com outros mundos ou estrelas, com muito mais precisão e em maior escala do que os humanos alguma vez conseguiram.

Desde que o primeiro exoplaneta foi descoberto em 1995, os cientistas identificaram mais de 4.000 mundos noutros lugares. Mais de 700 deles estão em sistemas estelares que contêm mais de um planeta, o que potencialmente os coloca em risco de colisões devastadoras, explicou Tamayo em comunicado.

“Não podemos categoricamente dizer: ‘Este sistema vai ficar bem, mas este explodirá em breve'”, disse Tamayo. “Em vez disso, o objetivo é, para um determinado sistema, descartar todas as possibilidades instáveis que já teriam colidido e não poderiam existir atualmente.”

Tradicionalmente, este é um problema que os cientistas tentariam resolver ao modelar mais mil milhões de órbitas de um exoplaneta e procurar o perigo. O SPOCK é um pouco mais elegante: pára após 10 mil órbitas e depois treina um algoritmo de aprendizagem de máquina usando a dinâmica dessa órbita. Eventualmente, o sistema aprende a prever colisões com bastante antecedência.

“Chamamos o modelo de SPOCK – Estabilidade das configurações orbitais planetárias de Klassifier – em parte porque o modelo determina se os sistemas viverão durante muito tempo e prosperarão”, disse Tamayo.

O SPOCK determina a estabilidade a longo prazo das configurações planetárias cerca de 100 mil vezes mais rápido do que a abordagem anterior. Tamayo alertou que, embora não tenham “resolvido” o problema geral de estabilidade planetária, o SPOCK identifica de forma confiável instabilidades em sistemas compactos. “Este novo método fornecerá uma janela mais clara para as arquiteturas orbitais dos sistemas planetários além do nosso”, disse Tamayo.

Este estudo vai ser publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences e está disponível na plataforma de pré-publicação arXiv.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Maldade? Isso é um juízo de valor de cada ser humano. Liberte-se da formatação. A natureza não tem juízos de valor, simplesmente funciona de acordo com as leis da física.

  1. Prever? Mas quê? A deterioração das órbitas? Tendo em conta…o ser atingido por.cometas ou grandes asteroides…aqueles que estão em sistemas em que a sua estrela fica instável…ondas de choque de supernovas e pulsares…perda da massa de um planeta…acréscimo de massa… alteração da composição da atmosfera, o que pode alterar a velocidade com que um planeta gira..buracos negros…as variáveis são imensas. Estou francamente céptico em relação á eficácia. Uma boa ideia no papel mas penso que meteram a carroça á frente dos bois!

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …