IA mergulhou nos dados da NASA e confirmou a existência de 50 planetas

Um sistema de Inteligência Artificial (IA) confirmou a existência de 50 novos planetas, depois de mergulhar nos dados da agência espacial norte-americana.

O algoritmo em causa foi criado por uma equipa de cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, que o “alimentou”, com dados oriundos da missão Kepler, entretanto já dada como concluída pela NASA, e do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), um telescópio espacial lançado em meados de 2018.

A equipa treinou o algoritmo ensinando-lhe a diferença entre planetas confirmados e falsos positivos, conta o portal Futurism. Depois, libertaram para um sistema um conjunto de dados que não tinham ainda validados como candidatos planetários.

A IA foi capaz de confirmar 50 novos mundos, naquela que foi a primeira descoberta do tipo no campo da Astronomia, de acordo com a equipa de Warwick.

“O algoritmo que desenvolvemos permite-nos levar cinquenta candidatos para lá do limite da validação de planetas, atualizando-os para planetas reais“, disse David Armstrong, do departamento de Física da da Universidade de Warwick e autor da nova investigação.

Os planetas em causa têm várias dimensões, podendo ser tão grandes quanto Neptuno ou ainda menores do que a Terra, precisam ainda os cientistas,

“Em vez de dizer que candidatos são mais prováveis de vir a ser confirmados como planetas, agora podemos dizer a probabilidade estatística precisa [de isto vir a acontecer]”, explicou ainda Armstrong, citado em comunicado.

“Onde existir menos de 1 por cento de probabilidade de um candidato ser um falso positivo, é considerado um planeta validado”, rematou.

A equipa sublinha que precisa ainda de refinar o treino e a aprendizagem do algoritmo mas, quando esta etapa estiver concluída, o sistema funcionará sem reservas, podendo ser uma ferramenta útil na descoberta de novos mundos.

“Esperamos aplicar esta técnica a grandes amostras de candidatos de missões atuais e futuras como o TESS e PLATO (PLAnetary Transits and Oscillations of stars, um telescópios espacial que deverá ser lançado em 2026]”.

Os resultados da investigação foram publicados na semana passada na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …