IA mergulhou nos dados da NASA e confirmou a existência de 50 planetas

Um sistema de Inteligência Artificial (IA) confirmou a existência de 50 novos planetas, depois de mergulhar nos dados da agência espacial norte-americana.

O algoritmo em causa foi criado por uma equipa de cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, que o “alimentou”, com dados oriundos da missão Kepler, entretanto já dada como concluída pela NASA, e do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), um telescópio espacial lançado em meados de 2018.

A equipa treinou o algoritmo ensinando-lhe a diferença entre planetas confirmados e falsos positivos, conta o portal Futurism. Depois, libertaram para um sistema um conjunto de dados que não tinham ainda validados como candidatos planetários.

A IA foi capaz de confirmar 50 novos mundos, naquela que foi a primeira descoberta do tipo no campo da Astronomia, de acordo com a equipa de Warwick.

“O algoritmo que desenvolvemos permite-nos levar cinquenta candidatos para lá do limite da validação de planetas, atualizando-os para planetas reais“, disse David Armstrong, do departamento de Física da da Universidade de Warwick e autor da nova investigação.

Os planetas em causa têm várias dimensões, podendo ser tão grandes quanto Neptuno ou ainda menores do que a Terra, precisam ainda os cientistas,

“Em vez de dizer que candidatos são mais prováveis de vir a ser confirmados como planetas, agora podemos dizer a probabilidade estatística precisa [de isto vir a acontecer]”, explicou ainda Armstrong, citado em comunicado.

“Onde existir menos de 1 por cento de probabilidade de um candidato ser um falso positivo, é considerado um planeta validado”, rematou.

A equipa sublinha que precisa ainda de refinar o treino e a aprendizagem do algoritmo mas, quando esta etapa estiver concluída, o sistema funcionará sem reservas, podendo ser uma ferramenta útil na descoberta de novos mundos.

“Esperamos aplicar esta técnica a grandes amostras de candidatos de missões atuais e futuras como o TESS e PLATO (PLAnetary Transits and Oscillations of stars, um telescópios espacial que deverá ser lançado em 2026]”.

Os resultados da investigação foram publicados na semana passada na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …