IA mergulhou nos dados da NASA e confirmou a existência de 50 planetas

Um sistema de Inteligência Artificial (IA) confirmou a existência de 50 novos planetas, depois de mergulhar nos dados da agência espacial norte-americana.

O algoritmo em causa foi criado por uma equipa de cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, que o “alimentou”, com dados oriundos da missão Kepler, entretanto já dada como concluída pela NASA, e do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), um telescópio espacial lançado em meados de 2018.

A equipa treinou o algoritmo ensinando-lhe a diferença entre planetas confirmados e falsos positivos, conta o portal Futurism. Depois, libertaram para um sistema um conjunto de dados que não tinham ainda validados como candidatos planetários.

A IA foi capaz de confirmar 50 novos mundos, naquela que foi a primeira descoberta do tipo no campo da Astronomia, de acordo com a equipa de Warwick.

“O algoritmo que desenvolvemos permite-nos levar cinquenta candidatos para lá do limite da validação de planetas, atualizando-os para planetas reais“, disse David Armstrong, do departamento de Física da da Universidade de Warwick e autor da nova investigação.

Os planetas em causa têm várias dimensões, podendo ser tão grandes quanto Neptuno ou ainda menores do que a Terra, precisam ainda os cientistas,

“Em vez de dizer que candidatos são mais prováveis de vir a ser confirmados como planetas, agora podemos dizer a probabilidade estatística precisa [de isto vir a acontecer]”, explicou ainda Armstrong, citado em comunicado.

“Onde existir menos de 1 por cento de probabilidade de um candidato ser um falso positivo, é considerado um planeta validado”, rematou.

A equipa sublinha que precisa ainda de refinar o treino e a aprendizagem do algoritmo mas, quando esta etapa estiver concluída, o sistema funcionará sem reservas, podendo ser uma ferramenta útil na descoberta de novos mundos.

“Esperamos aplicar esta técnica a grandes amostras de candidatos de missões atuais e futuras como o TESS e PLATO (PLAnetary Transits and Oscillations of stars, um telescópios espacial que deverá ser lançado em 2026]”.

Os resultados da investigação foram publicados na semana passada na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.