IA ajuda a diagnosticar mais rapidamente doenças cardiovasculares

Um grupo de investigadores desenvolveu um modelo de Inteligência Artificial (IA) capaz de prever doenças cardiovasculares, tais como a fibrilação atrial e a insuficiência cardíaca, através da análise dos genes dos pacientes.

“Com a execução bem sucedida do nosso modelo, previmos a associação de genes de doenças cardiovasculares ligados a variáveis demográficas como raça, género e idade”, disse Zeeshan Ahmed, da Rutgers University Robert Wood Johnson Medical School e autor principal do estudo, publicado na Genomics.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte a nível mundial. A fibrilação atrial e a insuficiência cardíaca contribuem para 45% de todas as mortes por doenças cardiovasculares.

Apesar dos avanços significativos no diagnóstico, prevenção e tratamento dessas doenças, cerca de metade dos pacientes afetados morrem dentro de cinco anos após terem recebido um diagnóstico, relatou o Futurity.

Os investigadores consideram que a utilização de IA e da aprendizagem de máquinas pode acelerar a capacidade de identificar genes associados às doenças cardiovasculares, o que pode levar a melhorias no diagnóstico e no tratamento.

Os investigadores analisaram pacientes saudáveis e pacientes diagnosticados com doenças cardiovasculares e utilizaram IA e modelos de aprendizagem mecânica para investigar os genes associados às manifestações mais comuns das doenças cardiovasculares, incluindo a fibrilação atrial e a insuficiência cardíaca.

O grupo conseguiu identificar um conjunto de genes que estavam significativamente associados a doenças cardiovasculares.

Encontraram também diferenças significativas entre fatores como raça, género e idade. Enquanto os fatores idade e género estavam relacionados com a insuficiência cardíaca, os fatores idade e raça estavam relacionados com a fibrilação atrial.

“A compreensão atempada e o tratamento preciso das doenças cardiovasculares acabarão por beneficiar milhões de indivíduos, reduzindo o elevado risco de mortalidade e melhorando a qualidade de vida”, referiu Zeeshan Ahmed.

A investigação futura deverá alargar esta abordagem, analisando todo o conjunto de genes em pacientes com doenças cardiovasculares, identificando assim biomarcadores e fatores de risco associados à suscetibilidade às doenças cardiovasculares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.