IA deteta sarcasmo com 86% de precisão

Uma equipa de cientistas chineses desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial (IA) capaz de detetar sarcasmo com 86% de precisão.

A deteção de sarcasmo pode ajudar na análise do sentimento e permitir que os cientistas construam uma compreensão coletiva das atitudes do público sobre vários assuntos, um recurso especialmente útil nas redes sociais.

Segundo o Interesting Engineering, a nova IA de deteção de sarcasmo baseia-se nas diferenças entre texto e imagem e combina os resultados para criar previsões.

A incongruência é “uma personagem-chave do sarcasmo”, refere o artigo científico, publicado este mês na ACL Web. Assim sendo, “como a incongruência pode aparecer apenas dentro do texto (por exemplo, um texto sarcástico associado a uma imagem não relacionada), é necessário considerar a incongruência intramodalidade.”

Usando um conjunto de publicações da rede social Twitter, este modelo saiu-se melhor na pontuação de deteção de sarcasmo, em comparação com o HFM – um modelo de deteção multimodal diferente, introduzido em 2019. O novo modelo de IA também atingiu uma taxa de precisão de 86%, superior à 83% do HFM.

O estudo foi realizado por uma equipa do Instituto de Engenharia da Informação e da Academia Chinesa de Ciências – ambos com sede em Pequim, na China. Os resultados também foram apresentados esta semana durante a conferência virtual de Métodos Empíricos em Processamento de Linguagem Natural (EMNLP).

Este sistema de IA é o exemplo mais recente de deteção de sarcasmo multimodal a surgir desde que os cientistas começaram a estudar sarcasmo em conteúdo multimodal no Instagram, Tumblr e Twitter, em 2016.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.