Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial.

A carta, dirigida ao rei Felipe V, é apenas uma das muitas surpresas que surgiram graças ao Carabela, um projeto de inteligência artificial e aprendizagem automática desenvolvido por cientistas da Universidade Politécnica de Valência (UPV) e do Centro de Arqueologia Subaquática do Instituto Andaluz de Património Histórico.

Segundo a agência EFE o projeto foi testado com 125 mil documentos do Arquivo Geral das Índias e do Arquivo Histórico Provincial de Cádiz, que juntamente com o Arquivo Real da Marinha Espanhola guardam centenas de milhões de arquivos, cartas e manuscritos relacionados com o comércio naval e a exploração espanhola entre os séculos XVI e XIX.

Embora todos esses documentos estejam atualmente em processo de digitalização, encontrar as informações desejadas geralmente envolve anos de trabalho para arqueólogos e historiadores que, primeiro, precisam de saber onde e o que procurar e, depois, decifrar os estilos de escrita complicados de cada época.

“É preciso ser muito experiente para saber o que colocar nesses documentos e, além disso, muitas vezes a qualidade da imagem é tão baixa que nem mesmo um especialista é capaz de saber o que diz”, explicou o físico Enrique Vidal, que também é professor catedrático em informática, investigador do Centro Pattern Recognition and Human Language Technologies (PHRLT) da UPV e coordenador do projeto.

A complexidade destes manuscritos é tal que as técnicas de transcrição disponíveis, capazes de converter uma imagem em texto, não funcionam porque são incapazes de ler estes documentos.

Uma das descobertas mais curiosas, que ocorreu quando os especialistas procuravam termos relacionados com a Austrália (anteriormente chamada de Terra Australis Incognita), apareceu numa carta de Andrés Serrano, “um jesuíta que estava em Manila, nas Filipinas, e pediu ao rei mais recursos para colonizar aquela terra cheia de almas para evangelizar”, disse o físico Enrique Vidal.

“A carta, escrita 80 anos antes da viagem de Cook, descreveu as coordenadas exatas de localização do continente e o seu tamanho de leste a oeste”, indicou o coordenador do projeto.

Distinguindo o trabalho de transcrever da tarefa de pesquisar, os investigadores do projeto Carabela conseguiram que a inteligência artificial encontre em poucos minutos os dados que um historiador leva anos para localizar, através de um mecanismo de pesquisa que permite a qualquer utilizador aceder à informação de um arquivo, de qualquer assunto e antiguidade.

Graças ao desenvolvimento dessa tecnologia, o utilizador pode fazer uma pesquisa nos arquivos semelhante ao que faria no motor de busca do Google.

A precisão ou margem de erro da pesquisa depende do grau de confiança exigido pelo sistema: “normalmente é de 50%, mas pode ser aumentado para 100%, ou seja, o algoritmo fornecerá o número máximo de ocorrências”, indicou Enrique Vidal, considerando que a precisão de Carabela é “finíssima”, uma vez que é “capaz de encontrar uma agulha num palheiro em segundos”.

Segundo o investigador e historiador Carlos Alonso, do Centro de Arqueologia Subaquática do Instituto Andaluz do Património Histórico, um dos pontos fortes da tecnologia desenvolvida no projeto Carabela é o potencial de “reescrever” a história em vários níveis, não apenas para identificar naufrágios históricos, uma vez que o sistema já descobriu “cerca de 400 referências de naufrágios”.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Imaginem esta tecnologia ao serviço do que será o Quinto Imperio, Porto do Graal…!

    O mundo esta a despertar para a necessidade de reescrever a historia. Sendo tarefa muito complicada devido aos interesses instituidos por quem a tem editado, surgirá a verdade dos factos.
    Chegados a esse capitulo, continuaremos a saga dos construtores de Portugal e os seus ideais.

    O Quinto Imperio da Humanidade.
    O sitio onde começou a escrita (Malvão).
    O sitio surgiu o gene da linguagem (Foz Côa).

    O Porto do Graal.

    • Maria, conhece o trabalho de Freddy Silva? Livro “A primeira Nação Templaria” elucida muita coisa sobre esse assunto e as nossas origens.

      Por-Tu-G(r)aal

RESPONDER

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …