Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial.

A carta, dirigida ao rei Felipe V, é apenas uma das muitas surpresas que surgiram graças ao Carabela, um projeto de inteligência artificial e aprendizagem automática desenvolvido por cientistas da Universidade Politécnica de Valência (UPV) e do Centro de Arqueologia Subaquática do Instituto Andaluz de Património Histórico.

Segundo a agência EFE o projeto foi testado com 125 mil documentos do Arquivo Geral das Índias e do Arquivo Histórico Provincial de Cádiz, que juntamente com o Arquivo Real da Marinha Espanhola guardam centenas de milhões de arquivos, cartas e manuscritos relacionados com o comércio naval e a exploração espanhola entre os séculos XVI e XIX.

Embora todos esses documentos estejam atualmente em processo de digitalização, encontrar as informações desejadas geralmente envolve anos de trabalho para arqueólogos e historiadores que, primeiro, precisam de saber onde e o que procurar e, depois, decifrar os estilos de escrita complicados de cada época.

“É preciso ser muito experiente para saber o que colocar nesses documentos e, além disso, muitas vezes a qualidade da imagem é tão baixa que nem mesmo um especialista é capaz de saber o que diz”, explicou o físico Enrique Vidal, que também é professor catedrático em informática, investigador do Centro Pattern Recognition and Human Language Technologies (PHRLT) da UPV e coordenador do projeto.

A complexidade destes manuscritos é tal que as técnicas de transcrição disponíveis, capazes de converter uma imagem em texto, não funcionam porque são incapazes de ler estes documentos.

Uma das descobertas mais curiosas, que ocorreu quando os especialistas procuravam termos relacionados com a Austrália (anteriormente chamada de Terra Australis Incognita), apareceu numa carta de Andrés Serrano, “um jesuíta que estava em Manila, nas Filipinas, e pediu ao rei mais recursos para colonizar aquela terra cheia de almas para evangelizar”, disse o físico Enrique Vidal.

“A carta, escrita 80 anos antes da viagem de Cook, descreveu as coordenadas exatas de localização do continente e o seu tamanho de leste a oeste”, indicou o coordenador do projeto.

Distinguindo o trabalho de transcrever da tarefa de pesquisar, os investigadores do projeto Carabela conseguiram que a inteligência artificial encontre em poucos minutos os dados que um historiador leva anos para localizar, através de um mecanismo de pesquisa que permite a qualquer utilizador aceder à informação de um arquivo, de qualquer assunto e antiguidade.

Graças ao desenvolvimento dessa tecnologia, o utilizador pode fazer uma pesquisa nos arquivos semelhante ao que faria no motor de busca do Google.

A precisão ou margem de erro da pesquisa depende do grau de confiança exigido pelo sistema: “normalmente é de 50%, mas pode ser aumentado para 100%, ou seja, o algoritmo fornecerá o número máximo de ocorrências”, indicou Enrique Vidal, considerando que a precisão de Carabela é “finíssima”, uma vez que é “capaz de encontrar uma agulha num palheiro em segundos”.

Segundo o investigador e historiador Carlos Alonso, do Centro de Arqueologia Subaquática do Instituto Andaluz do Património Histórico, um dos pontos fortes da tecnologia desenvolvida no projeto Carabela é o potencial de “reescrever” a história em vários níveis, não apenas para identificar naufrágios históricos, uma vez que o sistema já descobriu “cerca de 400 referências de naufrágios”.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Imaginem esta tecnologia ao serviço do que será o Quinto Imperio, Porto do Graal…!

    O mundo esta a despertar para a necessidade de reescrever a historia. Sendo tarefa muito complicada devido aos interesses instituidos por quem a tem editado, surgirá a verdade dos factos.
    Chegados a esse capitulo, continuaremos a saga dos construtores de Portugal e os seus ideais.

    O Quinto Imperio da Humanidade.
    O sitio onde começou a escrita (Malvão).
    O sitio surgiu o gene da linguagem (Foz Côa).

    O Porto do Graal.

    • Maria, conhece o trabalho de Freddy Silva? Livro “A primeira Nação Templaria” elucida muita coisa sobre esse assunto e as nossas origens.

      Por-Tu-G(r)aal

RESPONDER

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …