/

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

FPF

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023.

Em cima da mesa está a redução do número de equipas em prova de 18 para 16. Consequentemente, o número de jornadas disputadas diminuiria também das habituais 34 jornadas para as 30, recorda o mesmo matutino.

Alguns clubes já estarão a par desta hipótese.

Para que a ideia saia do papel, é necessário que a proposta seja aprovada em Assembleia Geral da Liga antes do final da presente temporada (30 de junho).

Isto para que seja possível prever atempadamente um número de despromoções e promoções – que deve passar pela descida de quatro clubes e subida de dois – para que em 2022 a I Liga comece com as 16 equipas planeadas.

O regresso às 16 equipas em competição visa “diminuir a sobrecarga competitiva em Portugal, em particular dos clubes que disputam provas europeias, de forma a poder dar-lhes condições para ganharem pontos para o ranking e, com isso, aumentar a receita global do futebol português”, escreve o mesmo desportivo.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, tinha já abordado a questão numa entrevista concedida do Record: “É necessário que haja maior competitividade e equilíbrio de densidade competitiva (…) Pode passar por uma redução de clubes e reformulação de outras competições”, disse em fevereiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.