Hungria choca Inglaterra com goleada humilhante (a pior derrota caseira em 94 anos)

Andrew Yates / EPA

Harry Kane, Inglaterra

Harry Kane com a camisola da Selecção Inglesa na derrota por 4-0 com a Hungria na Liga das Nações.

A Selecção de Inglaterra sofreu uma derrota humilhante, em casa, diante da Hungria e está com um pé fora da Liga das Nações. Foi a pior derrota caseira dos ingleses desde 1928, ou seja, há 94 anos.

Inglaterra não jogava, com adeptos, em Wolverhampton desde 1956, mas aos 80 minutos de jogo já os ingleses abandonavam as bancadas às centenas, dada a ‘humilhação’, e perante nova derrota por 0-4 ante os húngaros —que já tinham vencido em casa por 1-0.

Com ‘ecos’ do 6-3 em Wembley, em 1953, e depois do 7-1 na Hungria, no ano seguinte, quando os húngaros eram a força mais temida do futebol europeu, os ingleses acabaram a jogar com menos um, devido à expulsão de Stones (82).

Antes, já tinha sido praticamente garantida a vitória: Sallai ‘bisou’, aos 16 e aos 70 minutos, e Nagy fez o 3-0 aos 80, antes de Gazdag impor a pior derrota caseira em quase um século à Inglaterra, aos 89 minutos.

Os adeptos ingleses já pedem a cabeça do seleccionador Gareth Southgate numa altura em que restam apenas dois jogos a Inglaterra para o Mundial 2022 – e as dúvidas quanto ao desempenho no Campeonato do Qatar são mais que muitas.

Alemanha “humilha” campeã europeia Itália

No outro jogo do grupo A3 da Liga das Nações a Alemanha ‘humilhou’ a campeã europeia Itália com uma vitória por 5-2.

Em Mönchengladbach, Kimmich abriu o marcador logo aos 10 minutos contra uma campeã europeia de fora do Mundial 2022 e em plena reconstrução. Gundogan ampliou o marcador ainda antes do intervalo.

Müller (51) e um ‘bis’ de Werner (68 e 69) expuseram o ‘desnorte’ defensivo dos transalpinos que ainda conseguiram minimizar os estragos com tentos de Gnonto (78) e Bastoni (94).

Nas contas da ‘poule’, a Hungria lidera, com sete pontos, mais um do que os alemães. A Itália soma cinco e a Inglaterra está em risco de ‘descer’, com apenas dois pontos.

Países Baixos vivem “drama” frente a Gales

No grupo A4, os Países Baixos tiveram de suportar um ‘drama’ nos descontos para levar de vencida o País de Gales, por 3-2, e seguirem invictos na liderança, com 10 pontos.

Golos de Lang (17) e Gakpo (23) deram uma liderança folgada que não durou muito. Williams (26) e um penálti marcado pelo ‘capitão’ Gareth Bale, aos 92, parecia ‘garantir’ um empate aos galeses, ‘aflitos’ pela permanência.

Ainda assim, o ‘substituto’ Memphis Depay encontrou caminho para o golo decisivo no minuto seguinte, ao finalizar na área para garantir o triunfo holandês.

A três pontos dos neerlandeses está a Bélgica, que contou com o defesa do Benfica Vertonghen a titular e com um golo de Batshuayi, aos 16, para voltar a vencer a Polónia.

Os polacos jogam em Setembro pela sobrevivência no principal escalão, à ‘custa’ dos galeses, que somam um ponto contra quatro da equipa de Lewandowski.

No grupo B1, a Ucrânia lidera com mais um ponto do que a Escócia, após empatar a uma bola com a Irlanda, que soma quatro pontos. Os escoceses golearam a Arménia (4-1), última com três, e são segundos, com seis.

Na ‘poule’ B3, é a Bósnia e Herzegovina que comanda, após quatro jogos sem derrotas, tendo batido a Finlândia por 3-2. Montenegro é segundo, a um ponto, depois de hoje ter ido à Roménia vencer por 3-0 o último classificado.

Turquia perto da subida

No terceiro ‘escalão’, a Turquia está cada vez mais próxima de subir no C1, ao somar a quarta vitória em quatro jogos ante a lanterna-vermelha Lituânia (2-0), que perdeu os jogos todos e está em risco de ‘cair’.

Os turcos somam já mais cinco pontos, quando faltam disputar seis, do que o Luxemburgo, segundo após empatar com as Ilhas Faroé (2-2).

No D1, Andorra perdeu por 2-1 com a Moldova, mas o destaque foi o ‘capitão’, o lusodescendente Márcio Vieira, que aos 37 anos, e à 115.ª internacionalização, se estreou a marcar pela seleção.

Apesar do triunfo moldavo, a Letónia está quase apurada para o escalão C, após vencer no Liechtenstein por 2-0 e prosseguir o pleno.

A Liga das Nações volta em Setembro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.