Hungria diz não aos refugiados mas referendo é inválido

Európa Pont / Flickr

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban

Apesar do referendo deste domingo ter sido considerado inválido, por ter uma participação dos eleitores inferior a 50%, o “não” contra a entrada de refugiados na Hungria obteve quase 98% dos votos.

O referendo realizado na Hungria este domingo sobre a quota de refugiados a entrar no país foi considerado inválido, escreve a BBC.

A pergunta era “A Europa deve ditar a instalação obrigatória de cidadãos não-húngaros na Hungria mesmo sem acordo da Assembleia Nacional?” e venceu o “não”.

No entanto, de acordo com os resultados oficiais, a consulta popular teve uma participação de apenas 43,23% dos eleitores, número inferior aos 50% necessários para que o escrutínio fosse considerado válido.

Apesar disso, para o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, este referendo foi na mesma uma vitória, uma vez que não interessava a taxa de participação mas a vitória do “não”.

Cerca de 98,24% dos húngaros que foram às urnas expressaram-se contra as quotas da União Europeia, que impõem a entrada no país de 1.249 refugiados.

O primeiro-ministro já anunciou que, perante este resultado, vai propor ao Parlamento que o resultado possa fazer alterar a Constituição.

Esta segunda-feira de manhã, a Comissão Europeia disse que respeitará “a vontade democrática” expressa no resultado do referendo.

“Respeitamos a vontade democrática dos húngaros que votaram e dos que não votaram”, disse, na conferência de imprensa diária, o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo método permite que painéis solares produzam mil vezes mais energia

Um novo método permite que os painéis solares produzam mais energia do que é habitual. A técnica passa pelo uso de cristais ferroelétricos, em vez de silício. Os investigadores da Martin Luther University Halle-Wittenberg (MLU) descobriram …

"Solo ciborgue" revela a metrópole microbiana secreta debaixo dos nossos pés

Uma equipa de investigadores criou um "solo ciborgue" para poder estudar como é que é a vida dos micoorganismos no solo debaixo dos nossos pés. Cave uma colher de chá do solo mais próximo e o …

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …