Tal como as salamandras, os humanos conseguem regenerar partes do corpo lesionadas

Uma equipa internacional de cientistas descobriu que os seres humanos têm um capacidade semelhante à das salamandras: conseguem regenerar partes do corpo lesionadas.

Os investigadores responsáveis por este estudo, que foi publicado esta semana na revista especializada Science Advances, identificaram que as pessoas, tal e qual os répteis, contam com um mecanismo regenerativo da cartilagem. Esta descoberta pode conduzir a tratamentos para a osteoartrite, o mais comum distúrbio articular.

“Acreditamos que a compreensão desta capacidade regenerativa ‘semelhante à salamandra’ em humanos e os componentes críticos ausentes neste circuito regulador podem fornecer a base para novas abordagens que ajudam a reparar tecidos articulares e possivelmente membros humanos inteiros“, disse Virginia Byers Kraus, da Duke University, nos Estados Unidos e uma das principais autoras do estudo, em comunicado.

Para entender melhor esta limitação em humanos, os responsáveis ​​pelo trabalho desenvolveram um método para determinar quanto tempo duram as proteínas da cartilagem. A compreensão deste processo permitiu identificar quando é que as principais proteínas da cartilagem, incluindo o colágeno, eram jovens, de meia idade ou idosas”.

Os investigadores descobriram que a idade da cartilagem dependia em grande parte da parte do corpo em que era encontrada. A cartilagem nos tornozelos era jovem, nos joelhos era de meia-idade e nos quadris era idosa.

Esta correlação entre a idade da cartilagem humana e a sua localização está alinhada com a forma pela qual a regeneração de membros ocorre em certos animais, que são mais facilmente reconstruídos nas porções distais, ou seja, nas extremidades das pernas ou cauda.

Esta descoberta também ajudou a explicar porque é que as lesões nas pessoas nos joelhos e quadris demoram muito tempo a recuperar e, muitas vezes, se tornam artrite, enquanto as lesões no tornozelo se curam mais depressa e são menos suscetíveis a artrite grave.

Os cientistas também observaram que o processo regenerativo era regulado por uma molécula conhecida como microRNA, presente em pessoas e salamandras ou peixe-zebra. No entanto, a atividade dessa molécula em humanos é muito menor do que em animais com capacidade de regenerar os seus membros.

Além disso, a concentração da molécula nas pessoas é maior nos tornozelos, em comparação com os joelhos e quadris, e é mais alta na camada superior da cartilagem do que na parte interna.

“Ficamos entusiasmados ao saber que os reguladores da regeneração no membro da salamandra também parecem ser os controladores da reconstrução do tecido articular nos membros das pessoas”, disse Ming-Feng Hsueh, outro dos principais autores do estudo.

Agora, os investigadores afirmam que os microRNAs podem ser usados ​​como medicamentos para prevenir, retardar ou reverter a artrite.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Em português de Portugal, “colágeno” é conhecido por “colagénio”.
    …. “É o colagénio que dá estrutura às nossas articulações e ossos. Esta é a principal proteína do tecido conjuntivo que envolve e protege os músculos”…. etc, etc….

    Quando o ser humano adulto aprende a silenciar e a estabelecer um “diálogo” vibracional com as suas células-tronco (ou células estaminais), a sua capacidade de regeneração fica muito ativada…
    Precisamos aprender a ativar ou a REativar as nossas memórias ancestrais. Precisamos REdescobrir as enormes potencialidades que o nosso corpo é portador, apesar da maioria de nós desconhecer… porque não nos ensinaram…. porque foi caindo em desuso a partilha desse conhecimento tão significativamente importante em termos de SAÚDE.
    Mas, estamos sempre a tempo!!…
    Quando aprendi a existência desta capacidade; quando aprendi que a minha mente tem o poder de direcionar esta capacidade com a qual nascemos e crescemos, de imediato, iniciei o meu treino.
    assinado: Maria da Maia

  2. O meu comentário vai para a Maria Maia.
    Escrevo a partir de Angola, província do Cuanza-sul,Municipio de Libolo-Calulo.
    Pergunto se como podemos encontrar a proteína “colagénio” em q alimento está mais ou menos. Isto para q a nossa medula ossea fortifique-se mais!

    • Olá Raul Aguiar. Se tiver oportunidade, pesquise no Google. Há muitos profissionais da saúde a darem sugestões. Numa pesquisa rápida, apareceu-me este espaço: https://www.vidaativa.pt/a/alimentos-ricos-em-colagenio/
      No entanto convém recordar que os alimentos, apesar de terem a sua composição básica que os diferencia e os torna únicos, podem apresentar algumas variações nas percentagens dos seus componentes, de acordo com a composição da água e das terras onde eles são criados. Além disso, “cada um é como cada qual”, isto é, cada pessoa é ÚNICA e apenas igual a si mesma.

      Caro Raul, independentemente da sua alimentação (que deve ser o mais variada que lhe for possível), confie nas suas potencialidades e na grande inteligência natural do seu corpo.
      A maçã que comer hoje, será transformada e servirá de alimento a diferentes células do seu corpo. Ninguém come cabelos para ter cabelo; ninguém come olhos para ter bons olhos ou boa visão…. O nosso corpo sabe fazer essas tarefas sozinho…

      Silencie e dialogue com as suas células. Os nossos pensamentos propagam-se (dentro e fora de nós) através de vibrações e as nossas células sabem captar e descodificar as mensagens contidas nesse tipo de comunicação. Seja gentil, peça e agradeça-lhes como se já tivesse recebido… Os nossos pensamentos, tal como as nossas palavras, têm poder… ou poderes vários… Acredite em si mesmo. Confie nas suas capacidades, e, treine, treine diariamente…

      Independentemente do tipo de alimentação que praticamos, o nosso corpo tem inteligência natural. O nosso corpo é um computador vivo que está sempre ligado… Crie interações com ele… Muita saúde, é o que lhe desejo…
      assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …