Humanos identificam imagens mais depressa do que super-computadores

Quantas imagens consegue identificar no GIF abaixo?

MIT News

GIF divulgado pelo MIT simula a velocidade das imagens

GIF divulgado pelo MIT simula a velocidade das imagens

O teste acima mostra a capacidade do cérebro humano de identificar figuras em fracções de segundos. A pesquisa foi realizada por cientistas do MIT – Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, e concluiu que o cérebro humano é capaz de interpretar imagens captadas pelos olhos em apenas 13 milissegundos.

Este resultado mostra que os humanos são capazes de identificar imagens a uma velocidade 8 vezes superior aos 100 milissegundos, que haviam sido determinados em estudos anteriores.

“O facto de poder fazer isso em velocidades tão altas mostra-nos que a função da visão é encontrar conceitos. E é isso o que o cérebro faz o dia todo – tentar perceber o que estamos a ver”, explica Mary Potter, professora de Ciências Cognitivas e do Cérebro do MIT e principal autora do estudo, que foi publicado no periódico “Attention, Perception and Psychophysics”.

O estudo sugere também que o rápido processamento das imagens ajuda no direccionamento dos olhos, que chegam a mudar de posição até três vezes por segundo.

“O trabalho dos olhos não é apenas enviar as informações para o cérebro, mas permitir que ele pense sobre o que viu suficientemente rapidamente para saber para onde olhar a seguir. Em geral, calibramos os nossos olhos para que se movam com a mesma frequência com que entendemos o que estamos a ver”, completa a cientista.

PhotosbyJohn/Flickr

-

Além da imagem

O cérebro humano, no entanto, necessita de mais tempo para poder processar as imagens que são identificadas nos 13 milissegundos.

Potter diz que as pessoas que passaram pelo teste não teriam acertado correctamente a sequência de imagens se estas tivessem sido excluídas no final dos 13 milissegundos. “É necessário que haja alguma coisa no cérebro que mantenha essa informação por mais algum tempo”, explicou a especialista.

Este novo teste, que invalidou o resultado das experiências anteriores que determinavam ser de 100 milissegundos a velocidade média de identificação, põe o cérebro humano no mesmo patamar que os super-computadores mais velozes. Mary Potter decidiu realizar a experiência com tempos de 13 milissegundo precisamente por ser essa a velocidade máxima a que os computadores do laboratório podiam trabalhar.

Fica a questão: o cérebro humano pode ser ainda mais rápido? A resposta pode estar a um piscar de olhos.

Adriano Padilha, ZAP

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …