/

Há dez mil anos, humanos já cultivavam plantas na Amazónia

(dr) Umberto Lombardo

Fotografia aérea das “ilhas florestais” da Amazónia

Uma nova investigação revela que, há dez mil anos, os humanos que viviam na Amazónia já cultivavam coisas como abóbora e mandioca.

De acordo com o jornal ABC, os investigadores descobriram que, há dez mil anos, os primeiros habitantes da Amazónia criaram 4700 “ilhas florestais” para cultivar plantas para consumo.

Esta descoberta ocorreu naquilo que hoje é Llanos de Moxos, na Bolívia, uma área de savana que inunda de dezembro a março e que é extremamente seca de julho a outubro. No entanto, estes montes permanecem acima do nível da água durante a estação chuvosa, permitindo o crescimento das plantas.

“Provavelmente, formaram-se como resultado da acumulação involuntária de resíduos como, por exemplo, restos de conchas de moluscos após o seu consumo e outra matéria orgânica queimada”, explica ao jornal espanhol Javier Ruiz-Pérez, do departamento de Humanidades da Universidade Pompeu Fabra e um dos autores do artigo publicado, esta quarta-feira, na revista científica Nature.

“Mas não podemos descartar a possibilidade de terem acumulado intencionalmente estes sedimentos, ou até mesmo uma combinação dos dois cenários. Estes montes poderiam oferecer proteção contra inundações durante a estação chuvosa e eram espaços ideais para o cultivo, enquanto caçavam fora destas ‘ilhas'”, acrescenta.

Ao examinar pequenas partículas de sílica, chamadas fitólitos, que se encontram bem conservadas nos bosques tropicais, a equipa documentou as primeiras evidências na Amazónia de mandioca (há 10.350 anos), abóbora (há 10.250 anos) e milho (há 6850 anos).

Os autores da investigação acreditam que estas plantas foram escolhidas por serem ricas em hidratos de carbono e fáceis de cozinhar.

Segundo o jornal, várias culturas importantes nos dias de hoje são geneticamente muito próximas das plantas selvagens da Amazónia, por isso, os cientistas já suspeitavam que esta poderia ser um dos primeiros lugares onde estas plantas foram cultivadas.

Agora, este novo estudo situa a Amazónia como a quinta área do mundo onde os humanos fizeram cultivo há cerca de 11 mil anos, juntamente com a China, o Médio Oriente, o sudoeste do México e o noroeste da América do Sul.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.