Há dez mil anos, humanos já cultivavam plantas na Amazónia

(dr) Umberto Lombardo

Fotografia aérea das “ilhas florestais” da Amazónia

Uma nova investigação revela que, há dez mil anos, os humanos que viviam na Amazónia já cultivavam coisas como abóbora e mandioca.

De acordo com o jornal ABC, os investigadores descobriram que, há dez mil anos, os primeiros habitantes da Amazónia criaram 4700 “ilhas florestais” para cultivar plantas para consumo.

Esta descoberta ocorreu naquilo que hoje é Llanos de Moxos, na Bolívia, uma área de savana que inunda de dezembro a março e que é extremamente seca de julho a outubro. No entanto, estes montes permanecem acima do nível da água durante a estação chuvosa, permitindo o crescimento das plantas.

“Provavelmente, formaram-se como resultado da acumulação involuntária de resíduos como, por exemplo, restos de conchas de moluscos após o seu consumo e outra matéria orgânica queimada”, explica ao jornal espanhol Javier Ruiz-Pérez, do departamento de Humanidades da Universidade Pompeu Fabra e um dos autores do artigo publicado, esta quarta-feira, na revista científica Nature.

“Mas não podemos descartar a possibilidade de terem acumulado intencionalmente estes sedimentos, ou até mesmo uma combinação dos dois cenários. Estes montes poderiam oferecer proteção contra inundações durante a estação chuvosa e eram espaços ideais para o cultivo, enquanto caçavam fora destas ‘ilhas'”, acrescenta.

Ao examinar pequenas partículas de sílica, chamadas fitólitos, que se encontram bem conservadas nos bosques tropicais, a equipa documentou as primeiras evidências na Amazónia de mandioca (há 10.350 anos), abóbora (há 10.250 anos) e milho (há 6850 anos).

Os autores da investigação acreditam que estas plantas foram escolhidas por serem ricas em hidratos de carbono e fáceis de cozinhar.

Segundo o jornal, várias culturas importantes nos dias de hoje são geneticamente muito próximas das plantas selvagens da Amazónia, por isso, os cientistas já suspeitavam que esta poderia ser um dos primeiros lugares onde estas plantas foram cultivadas.

Agora, este novo estudo situa a Amazónia como a quinta área do mundo onde os humanos fizeram cultivo há cerca de 11 mil anos, juntamente com a China, o Médio Oriente, o sudoeste do México e o noroeste da América do Sul.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …