Há dez mil anos, humanos já cultivavam plantas na Amazónia

(dr) Umberto Lombardo

Fotografia aérea das “ilhas florestais” da Amazónia

Uma nova investigação revela que, há dez mil anos, os humanos que viviam na Amazónia já cultivavam coisas como abóbora e mandioca.

De acordo com o jornal ABC, os investigadores descobriram que, há dez mil anos, os primeiros habitantes da Amazónia criaram 4700 “ilhas florestais” para cultivar plantas para consumo.

Esta descoberta ocorreu naquilo que hoje é Llanos de Moxos, na Bolívia, uma área de savana que inunda de dezembro a março e que é extremamente seca de julho a outubro. No entanto, estes montes permanecem acima do nível da água durante a estação chuvosa, permitindo o crescimento das plantas.

“Provavelmente, formaram-se como resultado da acumulação involuntária de resíduos como, por exemplo, restos de conchas de moluscos após o seu consumo e outra matéria orgânica queimada”, explica ao jornal espanhol Javier Ruiz-Pérez, do departamento de Humanidades da Universidade Pompeu Fabra e um dos autores do artigo publicado, esta quarta-feira, na revista científica Nature.

“Mas não podemos descartar a possibilidade de terem acumulado intencionalmente estes sedimentos, ou até mesmo uma combinação dos dois cenários. Estes montes poderiam oferecer proteção contra inundações durante a estação chuvosa e eram espaços ideais para o cultivo, enquanto caçavam fora destas ‘ilhas'”, acrescenta.

Ao examinar pequenas partículas de sílica, chamadas fitólitos, que se encontram bem conservadas nos bosques tropicais, a equipa documentou as primeiras evidências na Amazónia de mandioca (há 10.350 anos), abóbora (há 10.250 anos) e milho (há 6850 anos).

Os autores da investigação acreditam que estas plantas foram escolhidas por serem ricas em hidratos de carbono e fáceis de cozinhar.

Segundo o jornal, várias culturas importantes nos dias de hoje são geneticamente muito próximas das plantas selvagens da Amazónia, por isso, os cientistas já suspeitavam que esta poderia ser um dos primeiros lugares onde estas plantas foram cultivadas.

Agora, este novo estudo situa a Amazónia como a quinta área do mundo onde os humanos fizeram cultivo há cerca de 11 mil anos, juntamente com a China, o Médio Oriente, o sudoeste do México e o noroeste da América do Sul.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …

Pastor presbiteriano é o novo (e quarto) ministro da Educação de Bolsonaro

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. É o quarto ministro …

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …