Um humano precisa de guardar 1,5 megabytes de dados para aprender a sua própria língua

Um estudo calculou pela primeira vez que os humanos absorvem o equivalente a 1,5 megabytes de informação para aprender a comunicar-se na sua própria língua materna.

Aprender a língua nativa pode parecer que acontece sem qualquer esforço. Mas uma nova investigação da Universidade da Califórnia, em Berkeley, sugere que a aquisição da linguagem entre o nascimento e os 18 anos é uma proeza notável de cognição, em vez de algo que os humanos simplesmente estão programados a fazer.

Os investigadores calcularam que, desde a infância até à idade adulta, os alunos absorvem cerca de 12,5 milhões de bits de informação sobre a linguagem, cerca de dois bits por minuto, para adquirir os conhecimentos linguísticos completos. Se for convertido em código binário, os dados preencherão um disquete de 1,5 MB, de acordo com o estudo, publicado na revista Royal Society Open Science.

Os resultados desafiam as suposições de que a aquisição da linguagem humana acontece sem esforço e que os robôs conseguirão facilmente dominá-la.

“O nosso é primeiro estudo a colocar um número na quantidade de informação que precisa para aprender para adquirir o idioma”, disse o autor do estudo, Steven Piantadosi, professor assistente de psicologia na Universidade da Califórnia em Berkeley, em comunicado. “Destaca que crianças e adolescentes são aprendizes notáveis, que absorvem mais de mil bits de informação todos os dias.”

Os resultados foram conseguidos através vários cálculos sobre a semântica da linguagem e sintaxe através de modelos de computador. Notavelmente, o estudo descobriu que o conhecimento linguístico se concentra principalmente no significado das palavras, em oposição à gramática da linguagem.

“Muitos estudos sobre a aprendizagem de idiomas concentram-se na sintaxe, como a ordem das palavras”, disse Piantadosi. “Mas o nosso estudo mostra que a sintaxe representa apenas uma pequena parte da aprendizagem de línguas e que a principal dificuldade é aprender o que significam tantas palavras.”

O foco na semântica versus sintaxe distingue humanos de robôs, incluindo assistentes digitais controlados por voz, como Alexa, Siri e Google Assistant. “Isto destaca a diferença entre máquina e humanos”, disse Piantadosi. “Máquinas sabem que palavras se juntam e onde entram nas orações, mas sabem muito pouco sobre o significado das palavras.”

ZAP // Europa Press

 

PARTILHAR

RESPONDER

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …