Hubble capta um dos maiores Anéis de Einstein alguma vez visto (e está a “derreter”)

Hubble / NASA / ESA

O telescópio espacial Hubble da agência espacial norte-americana (NASA) e da Agência Espacial Europeia (ESA) capturou um dos maiores e mais completos Anéis de Einstein já descobertos no cosmos.

O telescópio espacial Hubble captou um efeito de lente gravitacional que é um exemplo quase perfeito de um Anel de Einstein. A imagem deste, denominado GAL-CLUS-022058s e conhecido como “Anel Derretido”, foi divulgada a 14 de dezembro.

Esta ideia veio parcialmente da aparência física do objeto, que se parece com um anel de metal fundido. Porém, também veio da localização do próprio objeto, de acordo com um comunicado da NASA.



Localizada na constelação meridional de Fornax (a Fornalha), a imagem representa uma galáxia extremamente distante, cuja luz é desviada por um aglomerado de galáxias muito mais próximo.

O nome “Anel de Einstein” deve-se à teoria geral da relatividade do físico alemão, graças à qual a forma incomum desses objetos astronómicos pode ser explicada por um processo denominado lente gravitacional.

Embora os objetos estejam frequentemente muito distantes, os astrónomos conseguem detetá-los através de lentes gravitacionais, um fenómeno que atua como a lupa da natureza.

O campo gravitacional da galáxia mais próxima distorce o espaço, curvando e amplificando a luz do objeto ao fundo. Se o alinhamento estiver correto, isso cria um círculo de luz chamado anel de Einstein, previsto por Albert Einstein em 1936.

As lentes gravitacionais farão com que várias imagens do objeto de plano de fundo apareçam ao redor do objeto de primeiro plano. Uma das vantagens deste efeito é que permite aos cientistas estudar melhor uma galáxia mais distante que, de outra forma, poderia ser completamente invisível.

Embora este não seja o único exemplo conhecido do fenómeno, é “estranho e muito raro” e ainda um dos mais impressionantes. Objetos como estes são os laboratórios ideais para estudar galáxias que geralmente estão muito distantes para serem vistas sem lentes gravitacionais.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …