/

Hubble capta “discussão” entre três irmãos galácticos

1

ESA / Hubble & NASA, J. Dalcanton

Sistema Arp 195, composto por três galáxias

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias. 

O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Lynx, e faz parte do Atlas de Galáxias Peculiares, uma coleção especial que cataloga galáxias incomuns desde 1966.

Na imagem, é possível observar uma espécie de “jogo de corda gravitacional” entre as galáxias em interação. Os cientistas apelidaram a fotografia de “discussão entre irmãos galácticos“.

O comunicado da NASA explica que o horário das observações do Hubble é calculado utilizando um algoritmo informático que permite à nave espacial recolher ocasionalmente instantâneos bónus de dados entre observações mais longas.

Esta imagem, por exemplo, é um desses instantâneos.

Além de fornecer aos cientistas imagens espetaculares, este tipo de observações extra ajudam a identificar alvos promissores para telescópios como o Telescópio Espacial NASA/ESA/CSA James Webb.

No dia 17 de julho, o Hubble recomeçou as suas observações científicas após a correção de uma anomalia. A falha no telescópio foi um grande mistério, a que a NASA pôs fim recentemente: depois de semanas a tentar descobrir a causa, os engenheiros perceberam que o problema não é o computador em si, mas sim um regulador de energia avariado.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.