/

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

NASA

Telescópio espacial da NASA Hubble, lançado em 1990

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em “modo de segurança” depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho.

A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou subitamente de funcionar. Este componente é responsável pela coordenação e controlo de todos os instrumentos científicos a bordo do telescópio, pelo que, até os técnicos o colocarem a funcionar de novo, torna-se inútil.

Segundo o Live Science, a boa notícia é que o satélite da NASA carrega um computador de reserva a bordo, que os técnicos podem ligar caso não consigam salvar o computador danificado.

A má notícia é que, após uma semana, os técnicos da agência espacial norte-americana ainda não descobriram o que aconteceu ao computador de carga útil.

No dia 14 de junho, a NASA tentou salvar o computador, mas sem sucesso. Tendo em conta a degradação de um dos módulos de memória, a equipa decidiu ligar um dos três módulos de reserva, mas os comandos dados para iniciar o módulo falharam.

“As indicações iniciais apontaram para um módulo de memória degradado como a fonte da interrupção do computador”, escreveram, em comunicado. “No entanto, quando a equipa de operações tentou mudar para um módulo de memória de backup, o comando para iniciar o módulo falhou.”

Os responsáveis repetiram as operações no dia 17, mas todas as tentativas foram em vão.

No comunicado da NASA, datado de dia 18 de junho, lê-se que a equipa vai continuar a realizar vários testes de modo a recolher mais informação sobre o sistema e isolar o problema. Caso não seja possível restaurar o equipamento, a agência espacial terá de ativar o computador de reserva que existe abordo do Hubble.

Em março, uma atualização de software com falhas levou a NASA a ter de ligar o “modo de segurança” do Hubble, mas o problema foi facilmente corrigido.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.