Hubble capta assombrosa imagem de um sabre de luz cósmico

Uma soberba imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA, revela o que parece ser um sabre de luz cósmico a cortar as nuvens escuras de poeira e gás que o rodeiam.

Formado por material que cai numa estrela recém-nascida, o feixe viaja a velocidades supersónicas para fora da estrela, e cria os dois jactos que se parecem com o sabre de luz de duas pontas que Darth Maul usa em “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”.

Envolta por poeira e gás, a proto-estrela massiva está a crescer o suficiente para aproveitar o seu poder e começar o processo de fusão.

Em alguns casos, o material que flui para a estrela explode em jactos de fogo, que brotam dos seus pólos estelares.

À medida que os poderosos jactos colidem com o material circundante, criam ondas de choque curvas nas suas extremidades.

Essas ondas, por sua vez, criam os chamados aglomerados HH, ou objectos de Herbig-Haro. O objecto captado pelo Hubble em torno da jovem estrela é conhecido como HH 24.

Mas as semelhanças com Star Wars terminam aqui. É que, vez de se encontrar numa galáxia muito, muito distante, na realidade esta estrela vive na nossa própria Via Láctea, a pouco mais de 1.350 anos-luz de distância, na constelação de Orion.

Os jactos duplos do sabre de luz cósmico são extraordinariamente curtos para estes tipos de objectos, estendendo-se menos de um quarto de um ano-luz de ponta a ponta, ou cerca de 2,15 biliões de quilómetros.

Também parecem ter uma maior interacção com a região circundante, em comparação com objectos semelhantes.

Essas duas características sugerem que possuem apenas alguns milhares de anos, tendo-se formado recentemente – em termos de idade do universo, é claro.

Pouco visíveis na imagem estão jactos menores, criados por mais estrelas recém-nascidas. Na verdade, segundo a Agência Espacial Europeia, esta é a mais densa concentração de jactos HH conhecida numa região tão pequena, .

O telescópio Hubble captou as imagens com luz infravermelha, que permite perfurar o véu de gás e poeira em torno das estrelas e capturar vistas claras dos jactos.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …

Alex Ferguson acusado de receber relógio após viciar jogo da Juventus

Alex Ferguson, antigo treinador do Manchester United durante quase três décadas entre 1986 e 2013 que venceu um total de 38 títulos pelo clube depois de se ter destacado nos escoceses do Aberdeen, foi acusado …