Hubble capta assombrosa imagem de um sabre de luz cósmico

Uma soberba imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA, revela o que parece ser um sabre de luz cósmico a cortar as nuvens escuras de poeira e gás que o rodeiam.

Formado por material que cai numa estrela recém-nascida, o feixe viaja a velocidades supersónicas para fora da estrela, e cria os dois jactos que se parecem com o sabre de luz de duas pontas que Darth Maul usa em “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”.

Envolta por poeira e gás, a proto-estrela massiva está a crescer o suficiente para aproveitar o seu poder e começar o processo de fusão.

Em alguns casos, o material que flui para a estrela explode em jactos de fogo, que brotam dos seus pólos estelares.

À medida que os poderosos jactos colidem com o material circundante, criam ondas de choque curvas nas suas extremidades.

Essas ondas, por sua vez, criam os chamados aglomerados HH, ou objectos de Herbig-Haro. O objecto captado pelo Hubble em torno da jovem estrela é conhecido como HH 24.

Mas as semelhanças com Star Wars terminam aqui. É que, vez de se encontrar numa galáxia muito, muito distante, na realidade esta estrela vive na nossa própria Via Láctea, a pouco mais de 1.350 anos-luz de distância, na constelação de Orion.

Os jactos duplos do sabre de luz cósmico são extraordinariamente curtos para estes tipos de objectos, estendendo-se menos de um quarto de um ano-luz de ponta a ponta, ou cerca de 2,15 biliões de quilómetros.

Também parecem ter uma maior interacção com a região circundante, em comparação com objectos semelhantes.

Essas duas características sugerem que possuem apenas alguns milhares de anos, tendo-se formado recentemente – em termos de idade do universo, é claro.

Pouco visíveis na imagem estão jactos menores, criados por mais estrelas recém-nascidas. Na verdade, segundo a Agência Espacial Europeia, esta é a mais densa concentração de jactos HH conhecida numa região tão pequena, .

O telescópio Hubble captou as imagens com luz infravermelha, que permite perfurar o véu de gás e poeira em torno das estrelas e capturar vistas claras dos jactos.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma "grande probabilidade" de variante de Manaus se tornar dominante em Portugal, diz Sociedade Brasileira de Virologia

A variante do SARS-CoV-2 detetada em dezembro em Manaus, no Brasil, pode vir a tornar-se dominante em Portugal, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Guimarães da Fonseca, apesar de no momento ainda ser …

Voo humanitário para o Brasil chegou a custar mais de 1.350 euros

O Público avança que o bilhete de um "voo humanitário" da TAP para o Brasil estava a ser vendido por 837 euros no início desta terça-feira. Horas depois, os "últimos lugares" estavam a ser disponibilizados …

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …