Hubble capta assombrosa imagem de um sabre de luz cósmico

Uma soberba imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA, revela o que parece ser um sabre de luz cósmico a cortar as nuvens escuras de poeira e gás que o rodeiam.

Formado por material que cai numa estrela recém-nascida, o feixe viaja a velocidades supersónicas para fora da estrela, e cria os dois jactos que se parecem com o sabre de luz de duas pontas que Darth Maul usa em “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”.

Envolta por poeira e gás, a proto-estrela massiva está a crescer o suficiente para aproveitar o seu poder e começar o processo de fusão.

Em alguns casos, o material que flui para a estrela explode em jactos de fogo, que brotam dos seus pólos estelares.

À medida que os poderosos jactos colidem com o material circundante, criam ondas de choque curvas nas suas extremidades.

Essas ondas, por sua vez, criam os chamados aglomerados HH, ou objectos de Herbig-Haro. O objecto captado pelo Hubble em torno da jovem estrela é conhecido como HH 24.

Mas as semelhanças com Star Wars terminam aqui. É que, vez de se encontrar numa galáxia muito, muito distante, na realidade esta estrela vive na nossa própria Via Láctea, a pouco mais de 1.350 anos-luz de distância, na constelação de Orion.

Os jactos duplos do sabre de luz cósmico são extraordinariamente curtos para estes tipos de objectos, estendendo-se menos de um quarto de um ano-luz de ponta a ponta, ou cerca de 2,15 biliões de quilómetros.

Também parecem ter uma maior interacção com a região circundante, em comparação com objectos semelhantes.

Essas duas características sugerem que possuem apenas alguns milhares de anos, tendo-se formado recentemente – em termos de idade do universo, é claro.

Pouco visíveis na imagem estão jactos menores, criados por mais estrelas recém-nascidas. Na verdade, segundo a Agência Espacial Europeia, esta é a mais densa concentração de jactos HH conhecida numa região tão pequena, .

O telescópio Hubble captou as imagens com luz infravermelha, que permite perfurar o véu de gás e poeira em torno das estrelas e capturar vistas claras dos jactos.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …