Hubble capta assombrosa imagem de um sabre de luz cósmico

Uma soberba imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA, revela o que parece ser um sabre de luz cósmico a cortar as nuvens escuras de poeira e gás que o rodeiam.

Formado por material que cai numa estrela recém-nascida, o feixe viaja a velocidades supersónicas para fora da estrela, e cria os dois jactos que se parecem com o sabre de luz de duas pontas que Darth Maul usa em “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”.

Envolta por poeira e gás, a proto-estrela massiva está a crescer o suficiente para aproveitar o seu poder e começar o processo de fusão.

Em alguns casos, o material que flui para a estrela explode em jactos de fogo, que brotam dos seus pólos estelares.

À medida que os poderosos jactos colidem com o material circundante, criam ondas de choque curvas nas suas extremidades.

Essas ondas, por sua vez, criam os chamados aglomerados HH, ou objectos de Herbig-Haro. O objecto captado pelo Hubble em torno da jovem estrela é conhecido como HH 24.

Mas as semelhanças com Star Wars terminam aqui. É que, vez de se encontrar numa galáxia muito, muito distante, na realidade esta estrela vive na nossa própria Via Láctea, a pouco mais de 1.350 anos-luz de distância, na constelação de Orion.

Os jactos duplos do sabre de luz cósmico são extraordinariamente curtos para estes tipos de objectos, estendendo-se menos de um quarto de um ano-luz de ponta a ponta, ou cerca de 2,15 biliões de quilómetros.

Também parecem ter uma maior interacção com a região circundante, em comparação com objectos semelhantes.

Essas duas características sugerem que possuem apenas alguns milhares de anos, tendo-se formado recentemente – em termos de idade do universo, é claro.

Pouco visíveis na imagem estão jactos menores, criados por mais estrelas recém-nascidas. Na verdade, segundo a Agência Espacial Europeia, esta é a mais densa concentração de jactos HH conhecida numa região tão pequena, .

O telescópio Hubble captou as imagens com luz infravermelha, que permite perfurar o véu de gás e poeira em torno das estrelas e capturar vistas claras dos jactos.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …