Hotelaria e restauração perdem mais de 300 empregos por dia

Usien / Wikimedia

-

A hotelaria e restauração perdeu, em média, 315,5 postos de trabalho diários em seis meses, denunciou a associação setorial AHRESP, que disse que vai continuar a lutar pela baixa da taxa normal do IVA para os 13%.

Em comunicado esta terça-feira, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) refere, citando dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), que nos setores da Hotelaria e Restauração e Bebidas registavam-se 257,4 mil postos de trabalho no primeiro trimestre deste ano, menos 12.800 postos (-4,7%) face a igual período de 2013.

“A diferença ainda é maior, relativamente ao trimestre anterior, registando uma perda de 37.200 postos de trabalho (-12,6%). No semestre acumulado de outubro de 2013 a março de 2014, perderam-se 56.800 postos de trabalho, um aumento de 100% em relação ao período homólogo, ou seja 315,5 postos de trabalho por dia”, adianta a AHRESP.

“Desde 2011, que a AHRESP alerta o Governo e a opinião pública com dados, com estudos, com iniciativas várias, destacando a problemática do IVA e quão absurda e nefasta esta taxa tem sido para este setor estratégico para a economia portuguesa”, recorda a associação.

A AHRESP diz continuar “sem entender esta indesculpável teimosia governativa perante as evidências” e reitera que vai continuar a lutar pela baixa do IVA” para os 13%.

Atualmente, a associação tem a decorrer uma petição “que, com certeza, arrecadará mais assinaturas do que a anterior. Paralelamente, em todo o país, de Norte a Sul, do Litoral ao Interior, no próximo dia 16, pelas 13:00, será feito um brinde para a reposição do IVA nos 13%”, sublinha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …

Englobamento do IRS chumbou, mas Governo não desiste. "É para cumprir"

O englobamento do IRS foi, ao segundo Orçamento da legislatura, deixado novamente de fora. Ainda assim, o Ministério das Finanças garante que a ideia é para avançar até ao fim da legislatura. O englobamento do IRS …

Estranho artefacto encontrado no interior de uma múmia egípcia infantil

Uma equipa de cientistas norte-americanos encontrou uma misterioso artefacto no interior de uma múmia egípcia com 2.000 anos, revela uma nova investigação. Recorrendo a tecnologias avançadas de tomografia computorizada, combinadas com difração de raios X …

Ana Gomes tomou vacina da gripe que amiga lhe trouxe de França. Infarmed diz que é ilegal

A ex-eurodeputada, que se encontra na corrida à Belém, tomou vacina da gripe trazida por uma amiga de França, pois diz-se "farta" de esperar. Neste sentido, o Infarmed confirma que este tipo de ação é …

"Está próximo, próximo." Marcelo já escreveu discurso de recandidatura

Esta terça-feira, após as comemorações do 1.º de dezembro, o Presidente da República sinalizou que não faltará muito para anunciar a sua recandidatura. "Está próximo, está próximo", disse. De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo …

Especialistas preparam ferramenta contra o terrorismo baseada no ADN ambiental

Especialistas australianos em ciências forenses estão a aperfeiçoar uma técnica desenhada para combater o terrorismo ao verificar o ADN ambiental em pó de roupas, bagagens ou até mesmo passaportes. A investigação, liderada por Jennifer Young, …

Aumentos na Função Pública chegam a salários de 693 euros (e salário mínimo deverá subir mais do que o previsto)

Os aumentos salariais na Função Pública vão chegar a salários até 693,13 euros brutos e o salário mínimo nacional deverá ser superior a 648,75 euros em 2021 avança o Jornal de Negócios esta quarta-feira.  De acordo …

Graça Freitas infetada com covid-19. Marta Temido e António Lacerda Sales testados

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, está infetada com covid-19. A responsável da autoridade de Saúde foi testada na noite passada depois de ter estado em contacto com um infetado. O semanário Expresso avança esta quarta-feira …