Hospital condenado a pagar 295 mil euros por negligência em parto

Marcello Casal Jr. / ABr

O Centro Hospitalar do Médio Ave, em Famalicão, foi condenado a pagar uma indemnização aos pais de uma criança vítima de um parto negligente, que viveu durante nove anos em estado vegetativo e acabou por falecer em 2007.

Segundo o Correio da Manhã, o Supremo Tribunal Administrativo (STA) condenou o Centro Hospitalar do Médio Ave, em Vila Nova de Famalicão, a pagar uma indemnização de 295 mil euros aos pais de uma criança vítima de um parto negligente.

De acordo com o jornal, a mãe deu entrada no hospital a 4 de novembro de 1998. Numa fase inicial foi mandada para casa, mas a médica entendeu depois que seria melhor provocar o parto porque a grávida já estava de 40 semanas.

Ainda antes do período de expulsão do feto, o traçado do exame ecocardiotocográfico apresentava anomalias. A menina acabou por nascer 50 minutos depois com recurso a fórceps, em asfixia perinatal grave e tendo inclusive de ser reanimada.

Devido às lesões, a menina foi transferida de urgência para o Hospital Maria Pia, no Porto, onde esteve três semanas, e voltou depois para o Centro Hospitalar do Médio Ave, onde ficou internada cinco meses, recorda o diário.

O STA considerou que os factos provados em tribunal mostram que foi errada a decisão de não se ter optado por uma cesariana, escreve o CM. A menina viveu durante nove anos em estado vegetativo e não falava, não ouvia, não andava e era alimentada por sondas. Acabou por morrer em 2007.

“O sofrimento da menor durante os anos em que viveu foi efetivamente muito elevado (vida vegetativa, alimentação por sonda e sofrimento permanente), sendo a quantia fixada adequada ao seu incalculável sofrimento“, pode ler-se no acórdão do STA, citado pelo jornal, que aumentou a indemnização para o dobro – na 1ª instância tinha sido fixada em quase 148 mil euros.

Depois do parto, a mãe, na altura com 34 anos, também sofreu graves hemorragias e teve de ser transferida para o Hospital de São João. Teve de ser submetida a várias cirurgias e esteve durante três semanas internada. Pelos danos sofridos por estas lesões, o tribunal atribuiu 20 mil euros. Depois, os pais receberam mais 50 mil euros pelos danos, sendo o restante montante respeitante ao sofrimento da menina.

Segundo o CM, o processo, que foi interposto em 2001, sofreu várias reviravoltas, sendo que a primeira decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto ocorreu em 2009. Nessa altura, os pais da menor recorreram, pedindo um valor maior e o hospital reagiu, dizendo que o pedido era “exorbitante” e que os pais se estavam aproveitar da situação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …