Hospitais públicos prejudicam doentes com cirurgias fictícias

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga terá criado um esquema fictício de cirurgias com o intuito de manter os doentes em listas de espera, evitando assim o seu encaminhamento para os hospitais privados e, logo, evitando penalizações financeiras por parte do Governo. A denúncia foi feita por profissionais do Centro, mas negada pela administração.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), constituído pelos hospitais de Aveiro, de Águeda e de Estarreja, estará a “atrasar as operações aos doentes com a marcação de cirurgias fictícias“, conforme adianta o Jornal de Notícias, frisando que estas operações serão “reagendadas e consecutivamente adiadas, havendo casos em que os doentes nem sequer sabem que têm cirurgias marcadas”.

Com este alegado esquema, o CHBV visaria não aumentar a sua lista de espera de cirurgias e, consequentemente não ser “penalizado financeiramente no contrato-programa com o Governo”, evitando também “despesas ao não enviar os doentes para fazerem operações em outros hospitais”, conforme sublinha o Jornal de Notícias.

A administração do CHBV já negou estas alegações, em comunicado divulgado por vários órgãos de informação, garantindo que “não foi identificada qualquer actividade fictícia” no agendamento de cirurgias.

O Centro Hospitalar assume que, há cerca de um ano, “o processo de agendamento do Sistema de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), foi objecto de auditoria externa” e que se verificaram, na altura, “algumas irregularidades que foram sanadas”.

“Neste momento realizam-se as melhores práticas clínicas no Centro Hospitalar do Baixo Vouga”, garante também a administração.

Este caso das alegadas cirurgias fictícias constará de uma exposição dirigida ao Bastonário da Ordem dos Médicos por vários profissionais do CHBV.

O caso já mereceu atenção dos partidos políticos e o deputado do PS Filipe Neto Brandão pediu esclarecimentos ao ministro da Saúde Paulo Macedo.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …

Soares reforça equipa que não venceu qualquer jogo na liga

Avançado brasileiro deixa o campeão português para representar uma equipa que ficou no último lugar do campeonato chinês deste ano. A mudança já era esperada e agora foi confirmada: Soares já não faz parte do plantel …

PJ investiga segunda morte no SEF do aeroporto de Lisboa. Espancamento de Ihor durou 20 minutos

A Polícia Judiciária está a investigar uma eventual segunda morte no Centro de Instalação Temporária além da de Ilhor Homenyuk, o ucraniano que morreu em março após agressões de três inspetores do Serviço de Estrangeiros …

Brexit. Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por lei polémica

A Comissão Europeia decidiu esta quinta-feira instaurar um procedimento de infração contra o Reino Unido por causa de uma proposta de lei controversa que anula parcialmente o Acordo de Saída do Reino Unido da União …

PCP levou 46 exigências para continuar em jogo. Já há um valor para o aumento do SMN na calha

Esta quarta-feira, o PCP levou debaixo do braço um longo caderno de encargos para o Orçamento do Estado para 2021. No topo das exigências está o aumento do salário mínimo e, para já, só há …