Pré-definir uma hora onde se compromete a fazer as tarefas que tem andado a adiar e criar um alarme pode ajudar a combater a procrastinação.
Se está a lutar para superar uma lista de tarefas assustadora, uma tendência de produtividade chamada “hora assustadora” pode ser a solução.
Esta técnica foi popularizada no TikTok pela redatora Laur Wheeler, de São Francisco, cujo vídeo a explicar o método obteve mais de um milhão de visualizações.
Semelhante a abordagens de produtividade como a “hora do poder” ou “comer o sapo”, a “hora assustadora” incentiva a abordagem das tarefas mais indutoras de ansiedade em primeiro lugar, aproveitando o tempo dedicado para vencer a procrastinação.
No seu vídeo viral, Wheeler demonstra como define um temporizador para uma hora para se concentrar apenas nas tarefas que tem evitado devido ao stress ou à ansiedade, explica a Fortune.
@classiclaur Gorgeous gorgeous girls do Scary Hour #scaryhour ♬ original sound – Laur
A neurociência apoia esta abordagem. De acordo com Alicia Walf, neurocientista do Rensselaer Polytechnic Institute, o stress leva muitas vezes as pessoas a evitar não só a tarefa em si, mas também as emoções desagradáveis que lhe estão associadas. Concluir estas tarefas desafiantes em primeiro lugar pode reduzir a sensação de sobrecarga e aumentar a produtividade, ao explorar a inclinação natural do cérebro para procurar actividades imediatas e gratificantes.
A ciência por detrás da “hora assustadora” está relacionada com a preferência do cérebro por recompensas positivas, facilitada pela dopamina – um neuroquímico associado ao prazer e à motivação.
As técnicas de produtividade, como a “hora do susto” ou a Técnica Pomodoro, ajudam as pessoas a aproveitar blocos de tempo concentrados para trabalhar em tarefas difíceis, evitando distrações. Ao abordar a fonte de stress e dividir as tarefas em segmentos mais pequenos e manejáveis, estes métodos podem melhorar eficazmente a concentração e a produtividade.
A reorientação da atenção para uma tarefa, em vez da evitação induzida pelo stress, pode treinar as pessoas a abordar atividades difíceis com menos apreensão ao longo do tempo. Ferramentas como a “hora assustadora” essencialmente “retreinam” a resposta do cérebro ao stress, fazendo com que as tarefas assustadoras pareçam menos intimidantes.
Embora Wheeler defenda uma abordagem flexível, outros, como o consultor digital Vip Sitaraman, de Phoenix, preferem estruturar a “hora do susto” no início do dia, maximizando os níveis de energia matinal.
Sitaraman começa a sua sessão 90 minutos após o início do trabalho, observando que atinge a sua maior produtividade durante as primeiras horas. As principais estratégias incluem a seleção antecipada de uma tarefa específica na qual se concentrar e a eliminação das distrações, como o e-mail ou o Slack.
“Para tirar o máximo proveito disso, concentre-se 100% na tarefa singular. Nenhuma reunião, nenhum email e nenhum trabalho administrativo deve entrar em conflito com ela”, partilhou Sitaraman.