A Honda criou um robô que ajuda as crianças a atravessar a rua

Os engenheiros da Honda criaram um robô, chamado Ropot, que se prende à alça da mochila e ajuda as crianças a atravessar a rua com segurança.

A fabricante japonesa de automóveis Honda desenvolveu um pequeno robô que ajuda as crianças a atravessar a rua. O Ropot fica preso na alça da mochila, possui um sensor de deteção de veículos e tem a importante missão de aumentar a segurança das crianças no trajeto até à escola.

De acordo com o The Drive, o dispositivo tem o tamanho de uma GoPro e um painel LED com “dois olhos”, um design simpático e apelativo ao público mais jovem. O robô conta ainda com um rastreador GPS para que os pais possam acompanhar o percurso da criança em tempo real através de uma aplicação para smartphone.

O Ropot pode também ser configurado para vibrar sempre que a criança se aproxime de uma passadeira. Com a vibração, o objetivo é fazer com que o utilizador se lembre que tem de olhar para os dois lados antes de atravessar a estrada.

Além disso, o sensor de deteção de veículos avisa a criança sempre que um automóvel se aproxima por trás.

No Japão, é muito comum as crianças a partir dos sete anos irem sozinhas para a escola. A expressão “diabo de sete anos” é associada a esta fase mais perigosa, na qual as crianças estão ainda a aprender a ser independentes e viver no mundo exterior.

Com a segurança dos seus filhos e de outras milhares de crianças em mente, o engenheiro Daisuke Kiryu, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda, idealizou este projeto. O Ropot está ainda em fase de desenvolvimento, mas o robô ficará restrito ao mercado japonês.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …