A Honda criou um robô que ajuda as crianças a atravessar a rua

Os engenheiros da Honda criaram um robô, chamado Ropot, que se prende à alça da mochila e ajuda as crianças a atravessar a rua com segurança.

A fabricante japonesa de automóveis Honda desenvolveu um pequeno robô que ajuda as crianças a atravessar a rua. O Ropot fica preso na alça da mochila, possui um sensor de deteção de veículos e tem a importante missão de aumentar a segurança das crianças no trajeto até à escola.

De acordo com o The Drive, o dispositivo tem o tamanho de uma GoPro e um painel LED com “dois olhos”, um design simpático e apelativo ao público mais jovem. O robô conta ainda com um rastreador GPS para que os pais possam acompanhar o percurso da criança em tempo real através de uma aplicação para smartphone.

O Ropot pode também ser configurado para vibrar sempre que a criança se aproxime de uma passadeira. Com a vibração, o objetivo é fazer com que o utilizador se lembre que tem de olhar para os dois lados antes de atravessar a estrada.

Além disso, o sensor de deteção de veículos avisa a criança sempre que um automóvel se aproxima por trás.

No Japão, é muito comum as crianças a partir dos sete anos irem sozinhas para a escola. A expressão “diabo de sete anos” é associada a esta fase mais perigosa, na qual as crianças estão ainda a aprender a ser independentes e viver no mundo exterior.

Com a segurança dos seus filhos e de outras milhares de crianças em mente, o engenheiro Daisuke Kiryu, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda, idealizou este projeto. O Ropot está ainda em fase de desenvolvimento, mas o robô ficará restrito ao mercado japonês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …