Homo Erectus usou vários tipos de ferramentas de pedra durante centenas de milhares de anos

Michael Rogers / Southern Connecticut State University

Um dos dois crânios H. Erectus (DAN5) encontrados em Gona, na Etiópia

Investigadores descobriram os crânios de dois Homo erectus ao lado de vários tipos de ferramentas de pedra na Etiópia.

De acordo com a revista Newsweek, esta descoberta refuta ainda mais a teoria “espécie única / tecnologia única” sobre os Homo, género no qual se inclui o Homo erectus. Nesta visão, cada hominídeo usava apenas ferramentas de pedra Modo I ou Modo II.

As ferramentas Modo I (Olduvaiense), de natureza primitiva, datam de há mais de 2,5 milhões de anos. Estas foram depois sucedidas pelas ferramentas Modo II (Acheuliana), há cerca de 1,7 milhões de anos, sendo já mais complexas.

Porém, o estudo destes investigadores, publicado na revista científica Science Advances, suporta a ideia que o H. erectus inventou as ferramentas Modo II em África, indicando que usou os dois modos simultaneamente durante centenas de milhares de anos.

Os dois crânios foram encontrados em dois locais diferentes em Gona, na Etiópia. Um crânio (apelidado BSN12) tem 1,26 milhões de anos, enquanto o outro (DAN5) parece ter entre 1,6 e 1,5 milhões de anos.

“Em cada local, encontrámos fósseis cranianos diretamente associados com ferramentas simples de pedra Modo I e ferramentas mais complexas de pedra Modo II, como machados e picaretas, propositadamente moldadas”, explica à revista Michael Rogers, um dos autores do estudo, da Southern Connecticut State University.

“Arqueologicamente, o nosso estudo é digno de nota por documentar a associação direta destes crânios com os dois tipos de ferramentas de pedra em vários locais e por aumentar a possibilidade de que algumas populações do H. erectus, pelo menos às vezes, não tenham conseguido as ferramentas Modo II, ou as tenham feito raramente. Por exemplo, o lugar onde encontrámos o BSN12 (o mais recente) possui poucos artefactos do Modo II”.

Segundo Rogers, a descoberta indica que algumas populações do H. erectus criaram ferramentas de pedra Modo I extensivamente e, às vezes, exclusivamente, dependendo das suas necessidades, disponibilidade de pedra e tradições locais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo está a analisar alterações à Lei do Ruído pedidas por Marcelo (mas admite "ser difícil")

Após ignorar o pedido feito pelo Presidente da República no decreto que renovou o estado de emergência há duas semanas, o Governo anunciou estar a analisar alterações à Lei do Ruído neste novo decreto. Há duas …

Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira. Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do …

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …