/

Homo Erectus usou vários tipos de ferramentas de pedra durante centenas de milhares de anos

Michael Rogers / Southern Connecticut State University

Um dos dois crânios H. Erectus (DAN5) encontrados em Gona, na Etiópia

Investigadores descobriram os crânios de dois Homo erectus ao lado de vários tipos de ferramentas de pedra na Etiópia.

De acordo com a revista Newsweek, esta descoberta refuta ainda mais a teoria “espécie única / tecnologia única” sobre os Homo, género no qual se inclui o Homo erectus. Nesta visão, cada hominídeo usava apenas ferramentas de pedra Modo I ou Modo II.

As ferramentas Modo I (Olduvaiense), de natureza primitiva, datam de há mais de 2,5 milhões de anos. Estas foram depois sucedidas pelas ferramentas Modo II (Acheuliana), há cerca de 1,7 milhões de anos, sendo já mais complexas.

Porém, o estudo destes investigadores, publicado na revista científica Science Advances, suporta a ideia que o H. erectus inventou as ferramentas Modo II em África, indicando que usou os dois modos simultaneamente durante centenas de milhares de anos.

Os dois crânios foram encontrados em dois locais diferentes em Gona, na Etiópia. Um crânio (apelidado BSN12) tem 1,26 milhões de anos, enquanto o outro (DAN5) parece ter entre 1,6 e 1,5 milhões de anos.

“Em cada local, encontrámos fósseis cranianos diretamente associados com ferramentas simples de pedra Modo I e ferramentas mais complexas de pedra Modo II, como machados e picaretas, propositadamente moldadas”, explica à revista Michael Rogers, um dos autores do estudo, da Southern Connecticut State University.

“Arqueologicamente, o nosso estudo é digno de nota por documentar a associação direta destes crânios com os dois tipos de ferramentas de pedra em vários locais e por aumentar a possibilidade de que algumas populações do H. erectus, pelo menos às vezes, não tenham conseguido as ferramentas Modo II, ou as tenham feito raramente. Por exemplo, o lugar onde encontrámos o BSN12 (o mais recente) possui poucos artefactos do Modo II”.

Segundo Rogers, a descoberta indica que algumas populações do H. erectus criaram ferramentas de pedra Modo I extensivamente e, às vezes, exclusivamente, dependendo das suas necessidades, disponibilidade de pedra e tradições locais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.