Ciência explica por que devem os homens usar boxers e não cuecas

Usar roupa interior apertada pode afectar a capacidade de produção de espermatozóides dos homens, conclui um novo estudo científico que realça que é melhor vestir boxers do que cuecas justas.

A pesquisa publicada no jornal científico Human Reproduction constatou que os homens que usam boxers apresentam contagens de espermatozóides mais elevadas do que aqueles que usam roupa interior mais apertada, como cuecas.

A investigação contou com a participação de 656 homens, maioritariamente na casa dos 30 anos, que foram utentes do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, em consultas de fertilidade com as suas companheiras, entre 2000 a 2017. Eles forneceram amostras de sangue e de sémen e responderam a um questionário sobre o tipo de roupa interior que usavam com mais frequência.

Dos participantes, 53% referiu usar boxers e os resultados revelaram níveis de concentração de esperma considerados “normais”, nota o Live Science. Mas “os homens que usavam boxers tinham 25% mais concentração de espermatozóides e 33% mais espermatozóides móveis numa única ejaculação, em média, do que os homens que usavam roupa interior mais apertada”, aponta a publicação.

O estudo também detectou que os homens que usavam roupa interior mais justa tinham “níveis mais elevados” da hormona folículo estimulante (FSH) que estimula a produção de espermatozóides.

Este dado sugere que nos homens que utilizam cuecas apertadas, a “diminuição da produção de espermatozóides pode enviar um sinal ao cérebro para aumentar os níveis de FSH para compensar a produção inferior de espermatozóides”, concluem os investigadores, conforme destaca o Live Science.

São contudo necessários mais estudos para confirmar esta hipótese.

Já se sabia que as “temperaturas mais elevadas nos testículos podem afectar negativamente a produção de esperma”, frisa ainda o Live Science, notando que a roupa interior mais apertada pode “potencialmente levar a temperaturas testiculares mais elevadas, por manter os testículos mais próximos do corpo”.

Importa referir que a investigação não avaliou a capacidade de concepção de um bebé, nem o efeito da troca de roupa interior, e é importante notar que os baixos níveis de espermatozóides não representam necessariamente baixa fertilidade.

“A contagem de esperma de um homem pode variar tremendamente de semana para semana”, refere ainda ao Live Science a urologista Sarah Vij que não participou no estudo.

A pesquisa também não teve em conta factores como o tipo de tecido da roupa interior ou o uso de calças apertadas, por exemplo, que podem igualmente contribuir para o aumento da temperatura dos testículos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já experimentei boxers. Não dá! Aperta-me os tomates, e separa-os um para cada lado. O melhor mesmo é unas cuecas boxers que há agora, tipo cuecas e boxers ao mesmo tempo e é justo ao corpo, no entanto com bolsa de suporte aos genitais.

  2. Foi descoberta a alternativa ao preservativo, para evitar a gravidez nas mulheres: usar cuecas justas.
    É a variante masculina da pílula contraceptiva.
    Boa!

RESPONDER

A Terra em 4K. Empresa vai transmitir vídeos do Espaço em tempo real

A empresa Momentus assinou um novo contrato que fornecerá transporte e implementação no Espaço para a Sen, uma empresa britânica que está atualmente a construir um serviço de streaming de vídeo 4k e em tempo …

Hertz abre falência nos Estados Unidos, mas sobrevive em Portugal

O presidente executivo da Hertz Portugal afirmou esta quarta-feira que, apesar do inevitável “dano reputacional”, a falência da empresa nos EUA não afeta a sua atividade no país, onde opera de forma “independente” em regime …

Sintomas da doença de Lyme podem ser perigosamente confundidos com covid-19

Alguns dos sintomas característicos da doença de Lyme podem ser confundidos com covid-19. Isto pode trazer sérias consequências devido ao diagnóstico tardio da doença. Quando doenças semelhantes a uma gripe se desenvolvem em pessoas que passam …

Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de …

Café na Coreia do Sul contrata um robô-barista para evitar a propagação da covid-19

O café Daejon, na Coreia do Sul, "contratou" um barista-robô para servir bebidas aos seus clientes, tentando evitar assim a propagação da pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo …

Incêndios: PSD aponta falta de meios aéreos e avisa que covid-19 não justifica atrasos

O PSD apontou hoje falta de meios aéreos de combate a incêndios no terreno e acusou o Governo de ter ficado "aquém" nas reformas e mudanças na floresta, avisando que a pandemia de covid-19 não …

Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa. O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas …

"Não consigo respirar". Protestos nos EUA pela morte de homem negro às mãos da polícia

Milhares de pessoas protestaram, esta terça-feira à noite, em Minneapolis, cidade no estado norte-americano do Minnesota, contra a morte de George Floyd, um homem negro que acabou por falecer depois de um episódio com a …

Um em cada três americanos não acredita que o azeite vem das azeitonas

Um terço dos norte-americanos entrevistados numa sondagem disse não acreditar ou não ter certeza de que o azeite vem das azeitonas. O produto alimentar é usado por menos de metade das famílias do país. Uma sondagem …

A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem. A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem …