Ciência explica por que devem os homens usar boxers e não cuecas

Usar roupa interior apertada pode afectar a capacidade de produção de espermatozóides dos homens, conclui um novo estudo científico que realça que é melhor vestir boxers do que cuecas justas.

A pesquisa publicada no jornal científico Human Reproduction constatou que os homens que usam boxers apresentam contagens de espermatozóides mais elevadas do que aqueles que usam roupa interior mais apertada, como cuecas.

A investigação contou com a participação de 656 homens, maioritariamente na casa dos 30 anos, que foram utentes do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, em consultas de fertilidade com as suas companheiras, entre 2000 a 2017. Eles forneceram amostras de sangue e de sémen e responderam a um questionário sobre o tipo de roupa interior que usavam com mais frequência.

Dos participantes, 53% referiu usar boxers e os resultados revelaram níveis de concentração de esperma considerados “normais”, nota o Live Science. Mas “os homens que usavam boxers tinham 25% mais concentração de espermatozóides e 33% mais espermatozóides móveis numa única ejaculação, em média, do que os homens que usavam roupa interior mais apertada”, aponta a publicação.

O estudo também detectou que os homens que usavam roupa interior mais justa tinham “níveis mais elevados” da hormona folículo estimulante (FSH) que estimula a produção de espermatozóides.

Este dado sugere que nos homens que utilizam cuecas apertadas, a “diminuição da produção de espermatozóides pode enviar um sinal ao cérebro para aumentar os níveis de FSH para compensar a produção inferior de espermatozóides”, concluem os investigadores, conforme destaca o Live Science.

São contudo necessários mais estudos para confirmar esta hipótese.

Já se sabia que as “temperaturas mais elevadas nos testículos podem afectar negativamente a produção de esperma”, frisa ainda o Live Science, notando que a roupa interior mais apertada pode “potencialmente levar a temperaturas testiculares mais elevadas, por manter os testículos mais próximos do corpo”.

Importa referir que a investigação não avaliou a capacidade de concepção de um bebé, nem o efeito da troca de roupa interior, e é importante notar que os baixos níveis de espermatozóides não representam necessariamente baixa fertilidade.

“A contagem de esperma de um homem pode variar tremendamente de semana para semana”, refere ainda ao Live Science a urologista Sarah Vij que não participou no estudo.

A pesquisa também não teve em conta factores como o tipo de tecido da roupa interior ou o uso de calças apertadas, por exemplo, que podem igualmente contribuir para o aumento da temperatura dos testículos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já experimentei boxers. Não dá! Aperta-me os tomates, e separa-os um para cada lado. O melhor mesmo é unas cuecas boxers que há agora, tipo cuecas e boxers ao mesmo tempo e é justo ao corpo, no entanto com bolsa de suporte aos genitais.

  2. Foi descoberta a alternativa ao preservativo, para evitar a gravidez nas mulheres: usar cuecas justas.
    É a variante masculina da pílula contraceptiva.
    Boa!

RESPONDER

Cientistas encontraram uma forma de levitar objetos usando apenas luz

Os cientistas afirmam que a sua nova tecnologia de levitação seria capaz de enviar uma nave espacial para a estrela mais próxima em apenas 20 anos. Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) dizem ter …

Estrela hiper-fugitiva foi expulsa do disco da Via Láctea

De acordo com investigadores da Universidade de Michigan, uma estrela veloz pode ter sido ejetada do disco estelar da Via Láctea por um enxame de estrelas jovens. Os cientistas dizem que a estrela não teve …

Cientistas portugueses participam na criação do maior telescópio do mundo

O SKA, Square Kilometre Array, está já em construção e será o maior telescópio do mundo. Cientistas portugueses estão a participar no seu design e alguns dos testes serão feitos em território luso. A construção do …

Bolsonaro pondera não assinar qualquer acordo na próxima cimeira do clima

O Brasil está a considerar não assinar qualquer acordo climático na próxima COP25, anunciou este sábado em Santiago o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após uma reunião que manteve no sábado no Palácio de La Moneda …

Portugal vs Sérvia | Massacre luso com pólvora seca

Segunda jornada do Grupo B da qualificação para o Euro 2020, segundo empate de Portugal, ambos em casa. Após o nulo ante a Ucrânia na primeira jornada, os campeões da Europa não foram além de …

O "homem-milagre". Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e "ressuscitado" 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o "homem milagre" …

Um dos fármacos mais promissores para tratar o Alzheimer falha nos testes em humanos

Uma onda de choque instalou-se na comunidade de pesquisa sobre o Alzheimer na sexta-feira, depois que a empresa farmacêutica Biogen anunciou a suspensão - na fase final em humanos - dos testes com o fármaco …

Gerente de agência de viagens deixou 84 clientes em terra. Em tribunal, foi absolvida

Paula chegou a tribunal acusada de burla qualificada por ter deixado 84 clientes da agência de viagens que geria no Montijo com as férias ou viagens estragadas em agosto de 2016. Chegou a ser detida …

Italiana de 91 anos distinguida pelos seus feitos na II Guerra Mundial. Aos 17 anos, salvou 38 pessoas

Gabriella Ezra, de 91 anos, vai receber a Estrela de Itália. O Estado decidiu homenageá-la depois de a embaixada italiana em Inglaterra, onde Gabriella vive, ter recebido uma carta do filho, Mark, de 65 anos, …

Moscovo enviou dois aviões com soldados e armamento para a Venezuela

Duas aeronaves russas aterraram no aeroporto de Caracas, este sábado, trazendo 100 soldados e 35 toneladas de armamento. As tropas chegaram sob supervisão do chefe do comando principal das forças terrestres russas, Vasilly Tonkoshkurov. A chegada …