Ciência explica por que devem os homens usar boxers e não cuecas

Usar roupa interior apertada pode afectar a capacidade de produção de espermatozóides dos homens, conclui um novo estudo científico que realça que é melhor vestir boxers do que cuecas justas.

A pesquisa publicada no jornal científico Human Reproduction constatou que os homens que usam boxers apresentam contagens de espermatozóides mais elevadas do que aqueles que usam roupa interior mais apertada, como cuecas.

A investigação contou com a participação de 656 homens, maioritariamente na casa dos 30 anos, que foram utentes do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, em consultas de fertilidade com as suas companheiras, entre 2000 a 2017. Eles forneceram amostras de sangue e de sémen e responderam a um questionário sobre o tipo de roupa interior que usavam com mais frequência.

Dos participantes, 53% referiu usar boxers e os resultados revelaram níveis de concentração de esperma considerados “normais”, nota o Live Science. Mas “os homens que usavam boxers tinham 25% mais concentração de espermatozóides e 33% mais espermatozóides móveis numa única ejaculação, em média, do que os homens que usavam roupa interior mais apertada”, aponta a publicação.

O estudo também detectou que os homens que usavam roupa interior mais justa tinham “níveis mais elevados” da hormona folículo estimulante (FSH) que estimula a produção de espermatozóides.

Este dado sugere que nos homens que utilizam cuecas apertadas, a “diminuição da produção de espermatozóides pode enviar um sinal ao cérebro para aumentar os níveis de FSH para compensar a produção inferior de espermatozóides”, concluem os investigadores, conforme destaca o Live Science.

São contudo necessários mais estudos para confirmar esta hipótese.

Já se sabia que as “temperaturas mais elevadas nos testículos podem afectar negativamente a produção de esperma”, frisa ainda o Live Science, notando que a roupa interior mais apertada pode “potencialmente levar a temperaturas testiculares mais elevadas, por manter os testículos mais próximos do corpo”.

Importa referir que a investigação não avaliou a capacidade de concepção de um bebé, nem o efeito da troca de roupa interior, e é importante notar que os baixos níveis de espermatozóides não representam necessariamente baixa fertilidade.

“A contagem de esperma de um homem pode variar tremendamente de semana para semana”, refere ainda ao Live Science a urologista Sarah Vij que não participou no estudo.

A pesquisa também não teve em conta factores como o tipo de tecido da roupa interior ou o uso de calças apertadas, por exemplo, que podem igualmente contribuir para o aumento da temperatura dos testículos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já experimentei boxers. Não dá! Aperta-me os tomates, e separa-os um para cada lado. O melhor mesmo é unas cuecas boxers que há agora, tipo cuecas e boxers ao mesmo tempo e é justo ao corpo, no entanto com bolsa de suporte aos genitais.

  2. Foi descoberta a alternativa ao preservativo, para evitar a gravidez nas mulheres: usar cuecas justas.
    É a variante masculina da pílula contraceptiva.
    Boa!

RESPONDER

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …