Ciência explica por que devem os homens usar boxers e não cuecas

Usar roupa interior apertada pode afectar a capacidade de produção de espermatozóides dos homens, conclui um novo estudo científico que realça que é melhor vestir boxers do que cuecas justas.

A pesquisa publicada no jornal científico Human Reproduction constatou que os homens que usam boxers apresentam contagens de espermatozóides mais elevadas do que aqueles que usam roupa interior mais apertada, como cuecas.

A investigação contou com a participação de 656 homens, maioritariamente na casa dos 30 anos, que foram utentes do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, em consultas de fertilidade com as suas companheiras, entre 2000 a 2017. Eles forneceram amostras de sangue e de sémen e responderam a um questionário sobre o tipo de roupa interior que usavam com mais frequência.

Dos participantes, 53% referiu usar boxers e os resultados revelaram níveis de concentração de esperma considerados “normais”, nota o Live Science. Mas “os homens que usavam boxers tinham 25% mais concentração de espermatozóides e 33% mais espermatozóides móveis numa única ejaculação, em média, do que os homens que usavam roupa interior mais apertada”, aponta a publicação.

O estudo também detectou que os homens que usavam roupa interior mais justa tinham “níveis mais elevados” da hormona folículo estimulante (FSH) que estimula a produção de espermatozóides.

Este dado sugere que nos homens que utilizam cuecas apertadas, a “diminuição da produção de espermatozóides pode enviar um sinal ao cérebro para aumentar os níveis de FSH para compensar a produção inferior de espermatozóides”, concluem os investigadores, conforme destaca o Live Science.

São contudo necessários mais estudos para confirmar esta hipótese.

Já se sabia que as “temperaturas mais elevadas nos testículos podem afectar negativamente a produção de esperma”, frisa ainda o Live Science, notando que a roupa interior mais apertada pode “potencialmente levar a temperaturas testiculares mais elevadas, por manter os testículos mais próximos do corpo”.

Importa referir que a investigação não avaliou a capacidade de concepção de um bebé, nem o efeito da troca de roupa interior, e é importante notar que os baixos níveis de espermatozóides não representam necessariamente baixa fertilidade.

“A contagem de esperma de um homem pode variar tremendamente de semana para semana”, refere ainda ao Live Science a urologista Sarah Vij que não participou no estudo.

A pesquisa também não teve em conta factores como o tipo de tecido da roupa interior ou o uso de calças apertadas, por exemplo, que podem igualmente contribuir para o aumento da temperatura dos testículos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já experimentei boxers. Não dá! Aperta-me os tomates, e separa-os um para cada lado. O melhor mesmo é unas cuecas boxers que há agora, tipo cuecas e boxers ao mesmo tempo e é justo ao corpo, no entanto com bolsa de suporte aos genitais.

  2. Foi descoberta a alternativa ao preservativo, para evitar a gravidez nas mulheres: usar cuecas justas.
    É a variante masculina da pílula contraceptiva.
    Boa!

RESPONDER

Benfica vs PAOK | Eficácia premeia gregos com empate

O Benfica vai iniciar a segunda mão do “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões em desvantagem. A equipa “encarnada” dominou por completo o PAOK no Estádio da Luz, criou inúmeras ocasiões …

Para fazer frente ao karoshi, Japão quer trabalhadores a tirar uma manhã de folga

O Governo japonês quer incentivar os trabalhadores a tirarem uma folga por mês à segunda-feira de manhã não só para combater o excesso de trabalho mas também para incentivar o consumo. A medida do Ministério da …

Seca prologada revela vestígios da "Atlântida" alemã

O período de seca prolongada que atinge a Alemanha revelou - quase por magia - vestígios de uma aldeia perdida no centro da país, no estado de Hesse, conhecida localmente com a "Atlântida do Lago …

Sociedade Portuguesa de Autores quer Zeca Afonso no Panteão

Os restos mortais do músico José Afonso, "uma das figuras mais marcantes da história da vida cultural e artística portuguesa", devem ser trasladados para o Panteão Nacional, propõe a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). "É este …

"Isqueiro Amarelo" voltou a atear um fogo (e fica em casa com pulseira electrónica)

Um operário da construção civil, que tem a alcunha "Isqueiro Amarelo", ateou um incêndio neste domingo, muito próximo de uma zona de casas, em Cesar, Oliveira de Azeméis. Apesar de ser reincidente, o homem fica …

Governo quer criar cheque-dentista para reclusos

O Governo está a estudar a criação de um cheque-dentista específico para reclusos e a prestação de cuidados de medicina dentária em consultórios nas prisões, uma solução que pode arrancar em 2019, revelou o Ministério …

Associação ZERO envia queixa à Comissão Europeia sobre aeroporto no Montijo

A associação ambientalista ZERO enviou esta segunda-feira à Comissão Europeia uma queixa contra o Estado Português por causa da construção do novo aeroporto no Montijo, no distrito de Setúbal, alertando para a necessidade de uma …

Militares prejudicados pelo 25 de Abril vão ser reintegrados mas sem direito a retroativos

O novo processo de reintegração de militares prejudicados pelos acontecimentos do 25 de Abril não dará direito à reconstituição das carreiras nem ao quaisquer retroativos. De acordo com o Diário de Notícias, que avança com a …

Polícia italiana divulga vídeo do momento da queda da ponte Morandi

As imagens divulgadas pela polícia de Génova mostram o momento da queda da ponte Morandi, que provocou 43 mortos, sob dois ângulos diferentes. Segundo o Expresso, o vídeo divulgado pela polícia de Génova testemunha o …

Ponte em Lisboa pode estar em risco. "Está tudo bem", garantem as autoridades

A ponte que liga as Amoreiras à ponte 25 de Abril, em Lisboa, próximo do viaduto Duarte Pacheco, apresenta pilares que parecem degradados, o que está a causar alarme, tanto mais depois da queda da …