Homem vomita durante meses depois de tomar 400 vezes a dose recomendada de vitamina D

Os níveis de vitamina D do paciente continuaram elevados mesmo dois meses após ter alta. O homem perdeu 12,7 quilos e estava a sofrer cãibras, vómitos e diarreia há três meses.

Os benefícios da vitamina D são muito conhecidos, especialmente depois de termos ficado fechados em casa durante meses devido à pandemia e com pouca exposição ao Sol. Nestes casos, os suplementos são uma boa opção — mas não sem riscos.

Um novo estudo publicado na BMJ Case Reports relata o caso de um homem britânico que sofreu uma overdose de vitamina D e que foi hospitalizado depois de ter tomado quase 400 vezes a dose recomendada

“Globalmente, há uma tendência crescente de hipervitaminose D, uma condição clínica caracterizada por níveis elevados de vitamina D3. Devido aos seus efeitos lentos, durante os quais a toxicidade da vitamina D se desenvolve, os sintomas podem durar várias semanas”, alertam os autores.

No caso do britânico, o homem foi ao médico depois de reportar vómitos constantes, náuseas, cãibras nas pernas, boca seca, dores abdominais, diarreia, entre outros sintomas. Já há três meses que o paciente estava a sofrer e tinha perdido 12,7 quilos porque estava a tomar mais de 20 suplementos.

Os sintomas começaram a aparecer um mês depois de o homem ter começado um regime vitamínico intenso sob o conselho de um terapeuta nutricionista. O tratamento tinha em vista ajudar na recuperação de problemas de saúde anteriores do homem, que incluíam tuberculose, sinusite, meningite bacteriana, acumulação de fluido no cérebro ou um tumor interno no ouvido, relata o Science Alert.

Quando se começou a sentir mal, o paciente deixou de tomar o cocktail, mas os sintomas persistiram. As análises ao sangue revelaram que tinham níveis muitos altos de cálcio, um efeito secundário comum da overdose em vitamina D, e níveis de vitamina D sete vezes acima do recomendado. Os rins estavam a ser afetados.

O homem foi hospitalizado durante oito dias, mas os níveis de vitamina D continuam altos dois meses depois de ter alta. Os autores lembram que os níveis de vitamina D recomendados podem ser obtidos através da alimentação e da exposição moderada ao Sol e alertam para os perigos sobre o mau uso dos suplementos, especialmente quando são tomados ao mesmo tempo que medicamentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.